Cefaléias - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Cefaléias

Os especialistas falam sobre a Cefaléias

As dores de cabeça, chamadas de "cefaléias", devem ser investigadas e tratadas. Existem várias causas, que vão desde enxaqueca, dor tensional até tumores ou inflamações. Uma boa história e exame físico ajudam a definir a necessidade de realizar uma investigação mais profunda com Tomografia ou Ressonância de crânio. Existem vários tratamentos que podem ser sugeridos, com a participação do paciente e seus familiares, para a aliviar as dores ou prevenir crises, quando se trata de uma dor de cabeça primária (sem tumor, inflamação ou outra causa orgânica), e mesmo quando tiver uma causa existem várias opções de tratamento.
Dra. Gladys Lentz Martins
Dra. Gladys Lentz Martins Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Florianópolis

Existem critérios clínicos bem definidos para dizer que uma cefaleia é enxaqueca e seguimos a classificação internacional das cefaleias para encontrar o diagnóstico. São eles: 1º) 5 crises de dor de cabeça ao longo da vida que preenchem os demais critérios; 2º) cefaleia que dura de 4 a 72 horas com pelo menos 2 destes sintomas: dor moderada ou forte; laejante ou pulsátil; unilateral e piora com movimentos da cabeça; 3º) cefaleia acompanhada de pelo menos 1 destes sintomas: náuseas; vômitos; fonofobia e fotofobia. Não existe nenhum exame que detecta ou confirma a enxaqueca.
Dr. Marcio Rafael de Araujo Siega
Dr. Marcio Rafael de Araujo Siega Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Brasília

A dor de cabeça é um sintoma comum na população geral, afetando praticamente todos os indivíduos no decorrer da vida. É causada por uma diversidade de doenças que podemos dividir, de modo geral, em causas primárias e secundárias. As causas primárias são as mais comuns e, embora benignas, podem trazer grande prejuízo para a qualidade de vida, dentre as quais podemos citar a enxaqueca, a cefaleia tipo tensional, a cefaleia em salvas entre tantas outras. Já as secundárias são, em geral, associadas a lesões do crânio e pescoço ou decorrentes de fatores externos, sendo em alguns casos de extrema gravidade. A avaliação médica cuidadosa é o principal instrumento na sua definição e tratam
Rodrigo Vargas
Rodrigo Vargas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Goiânia

Diversos tipos de cefaléia (dor de cabeça) são identificados na prática clínica. Devem ser controladas devido ao modo em que afeta a vida dos indivíduos que sofrem destas condições.
Dr. Manoel Pedro Rodrigues Soares Júnior
Dr. Manoel Pedro Rodrigues Soares Júnior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Anestesiologista

|

Teixeira de Freitas

A maioria dos pacientes com cefaleia não são tratados adequadamente por falta de uma avaliação especializada. Se você usa analgésicos todo dia, saiba que existem tratamentos adequados para a maioria das cefaleias. Melhore sua qualidade de vida.
Rafael de Souza Andrade
Rafael de Souza Andrade Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

João Pessoa

Ver mais

Tem perguntas sobre Cefaléias?

Nossos especialistas responderam 23 perguntas sobre Cefaléias.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Primeiramente é necessária avaliação com médico neurologista para o estabelecimento do diagnóstico da cefaleia orgástica, incluindo a realização de exames complementares (quando indicados), para afastar causas secundárias, como alterações estruturais encefálicas (aneurismas, malformações artério-venosas, por exemplo). Uma vez estabelecido o diagnóstico, poderá ser feito o planejamento terapêutico. Portanto, a cefaleia orgástica possui tratamento.

  • 34
  • 21
  • 93
Dr. José Moreira dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Brasília

Marcar consulta

O problema básico da combinação dessas medicações é que ambas geram bastante sonolência, e esse efeito é combinado toma-las. No geral, a amitriptilina tem um efeito de sonolência significativo, e esse efeito pode ajudar no processo de retirada do clonazepam, que é uma medicação cujo uso prolongado não costuma ser recomendado para a maioria dos casos.

  • 100
  • 142
  • 135
Dr. Alexandre Donizeti dos Reis Cintra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Olá, O topiramato possui dentre seus efeitos colaterais a redução do peso corporal por inibição parcial do apetite e da compulsão. A amitriptilina por sua vez é sabidamente uma medicação relacionada com algum ganho de peso. Ambos os efeitos descritos costumam reverter ou controlar com a suspensão da medicação. É necessário conversar com seu médico sobre qual será o planejamento dos ajustes medicamentosos, ou se ele também espera melhor controle de sua condição (cefaleia) com a associação permanente destes fármacos. Um abraço!

  • 5
  • 0
  • 2
Dr. Bruno Vernaschi Kelmann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Marília

Marcar consulta

Boa tarde! A dor de cabeça da enxaqueca pode ser desencadeada por vários gatilhos. É sim possível que os odores dos produtos cosméticos no salão de beleza tenham participação nas suas crises de enxaqueca. Existem algumas estratégias para amenizar o quadro. Sugiro que converse com o seu neurologista sobre o assunto na próxima consulta. Abraço!

  • 148
  • 54
  • 158
Dr. Guilherme Marques Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 23 perguntas sobre Cefaléias