Ceratocone - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ceratocone

Os especialistas falam sobre a Ceratocone

O ceratocone e uma alteração da curvatura da córnea de caráter genético e progressivo que leva a perda de acuidade visual. Os métodos mais moderno incluem a realização de implante de anel intracorneano e ou crosslinking para controle da doença associada muitas vezes ao uso da lente de contato. Sendo o transplante de córnea também uma outra opção.
Fernando Luis Mutton Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Sorocaba

Ceratocone é uma doença da córnea,em que ela fica curva e fina.Pode ser genético(nesse caso ele geralmente se manifesta na pré adolescência),ou adquirido(por trauma ou hábito de coçar muito os olhos).Nos ceratocones mais leves a visão é corrigida apenas com uso de óculos ou lentes de contato rígidas,nos moderados pode ser usado o anel de ferrara e nos mais avançados transplante de córnea.
Dra. Ana Carla de Souza Nery Feijó
Dra. Ana Carla de Souza Nery Feijó Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Goiânia

Faço os exames de pentacan para o diagnóstico do ceratocone e o tratamento com lentes de contato esclerais, ou tratamento cirúrgico através da cirurgia para implante do anel de Ferrara para melhorar a qualidade da visão e também a cirurgia de Cross-Linking do colágeno corneano para estabilizar a doença, e se for necessário faço também a cirurgia para transplante de córneas.
Dr. Francisco Bacellar Acioli Lins
Dr. Francisco Bacellar Acioli Lins Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Goiânia

Ceratocone é uma doença degenerativa hereditária da córnea, não inflamatória, progressiva e assimétrica. A córnea perde a forma esférica, tornando-se pontuda e cada vez mais fina na região do cone levando à redução da visão. Pacientes alérgicos com hábito de coçar os olhos tem mais chance de desenvolver ceratocone na adolescência. O diagnóstico é realizado com a topografia e tomografia corneana. O exame oftalmológico deve ser anual ou semestral. O tratamento é realizado com óculos, lentes de contato, implante de anel estroma, crosslinking da córnea e por último com o transplante de córnea.
Dr. Renato Garcia
Dr. Renato Garcia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Paulo

Nos casos de ceratocone, realizamos uma boa refração (medida dos graus do paciente), sem pressa, detalhada e que, em muitos casos, é suficiente para dar boa visão aos pacientes. Nos casos em que os óculos não dão boa visão, fazemos a adaptação de lentes de contato especiais (rígidas gás-permeáveis), para melhora da visão do paciente. Caso haja evolução do ceratocone, realizamos o crosslinking corneano, tratamento que interrompe a progressão da doença. Para diminuição do astigmatismo, é possível a realização de implante de anel intra-estromal (Anel de Ferrara, por exemplo). Em casos avançados, quando nada funcionou, o transplante de córnea está indicado.
Dr. Fernando Zeitounian
Dr. Fernando Zeitounian Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Ceratocone?

Nossos especialistas responderam 86 perguntas sobre Ceratocone.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Com moderação sem problemas !!! A cerveja não inibirá o efeito local do colírio antibiótico que ainda deve estar usando .

  • 5
  • 5
  • 2
Dr. Claudio Picosse Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Uberlândia

Marcar consulta

Olá! Não necessariamente! Às vezes, mesmo em fases não precoces, podemos conseguir “grau” de óculos satisfatório para o dia a dia da pessoa. Eu, particularmente, tenho vários pacientes em uso de óculos, e satisfeitos. Tudo depende do dia a dia e a necessidade e exigência visual da pessoa.

  • 427
  • 223
  • 343
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

Olá. Realmente o ceratocone não costumar ter esse tipo de sintomas que você citou. Mas se está com desconforto visual recente, é importante fazer uma avaliação oftalmológica mais urgente. Ainda mais que se você está na fila de transplante, imagino que seja um ceratocone muito grave que não melhore com lentes especiais nem com cirurgias menos invasivas, como de anel. Então é importante checar se há algo oftalmológico que possa até interferir/atrapalhar o resultado do seu futuro transplante. Se for afastada causa oftalmológica para sua queixa, procure um neurologista, como o dr Fernando sugeriu. Realmente enxaquecas podem cursar com muitos sintomas visuais...

  • 427
  • 223
  • 343
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

Sim,tem como refazer.Consulte seu oftalmologista,talvez seja necessário um reposicionamento do anel.

  • 41
  • 14
  • 21
Dra. Ana Carla de Souza Nery Feijó Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Goiânia

Marcar consulta

Ver as 86 perguntas sobre Ceratocone