Ceratocone - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ceratocone

Os especialistas falam sobre a Ceratocone

É uma doença degenerativa da córnea que faz com que esta se torne irregular e com isso a visão vai ficando borrada. O tratamento depende de diversos fatores, e envolve desde o controle de doenças predisponentes até a melhora da visão com óculos, lentes ou cirurgia.
Dr. Eduardo Heimart Strobel Von Linsingen
Dr. Eduardo Heimart Strobel Von Linsingen Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Curitiba

Além da adaptação de lentes rígidas para ceratocone, oferecemos LENTES ESCLERAIS, que permitem conforto e uma boa qualidade visual, mesmo em casos avançados de ceratocone. É fundamental que se evite a progressão, realizamos mapas diferenciais da topografia, permitindo detecção de minimas progressões, que uma vez detectada, será tratada adequadamente. Com os avanços atuais nos exames, lentes e tratamentos como crosslinking, implante de anel e mesmo na técnica do transplante de córnea, é possível manter uma boa qualidade visual, mas para isso, o cuidado é essencial.
Michel Rubin
Michel Rubin Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Curitiba

O Ceratocone é uma alteração degenerativa da córnea, que acomete pessoas que possuem alguma predisposição genética associado ao ato de coçar os olhos. Geralmente os pacientes têm uma qualidade de visão ruim com óculos, e o grau aumenta com maior frequência. Hoje temos o que há de mais moderno para o diagnóstico precoce do Ceratocone, que é a tomografia de córnea e também o que que ha de mais moderno no mundo em termos de tratamento: lentes de contato esclerais, crosslinking, implante de anel intraestromal corneano ( Ferrara), através do laser de femtosegundo e transplantes lamelares que são aqueles com risco reduzido de rejeição.
Rodrigo Paolini
Rodrigo Paolini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Goiânia

Doença que afeta a córnea e leva à miopia e ao astigmatismo de alto grau, com mudanças de grau em um curto período de tempo. Essa doença afina e encurva a córnea. É comprovado que o ato de esfregar os olhos pode causar afinamento corneano em pacientes predispostos, aumento o ceratocone. Surge com maior frequência na adolescência. O principal sintoma é visão borrada. Uma das possibilidades de cura é o transplante de córnea, mas não há garantias e é indicado em casos extremos pelos riscos. A principal possibilidade de que evita a progressão do ceratocone chame-se crosslinking e associa a riboflavina com radiação ultravioleta, evitando a progressão e o transplante de córnea na maioria dos casos
Bruno Botton
Bruno Botton Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Santa Maria

Ceratocone é uma doença da córnea que cursa com o afinamento e fragilidade da mesma. Causa, geralmente, baixa na acuidade visual em virtude de um alto grau de astigmatismo. Desconfiamos de ceratocone nos pacientes que mesmo com uso de óculos não conseguimos corrigir a visão de forma perfeita. Nesses casos podemos usar lentes de contato, cirurgias de implantes de anéis (melhorando a curvatura da córnea) e em apenas 5 a 10% dos casos indicamos cirurgia de transplante de córnea. Quando notamos a progressão da doença, necessita fazer um tratamento cirúrgico de crosslinking. A grande maioria dos casos são tratados com óculos ou lentes de contato.
Pedro Paulo Cabral
Pedro Paulo Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Natal

Ver mais

Tem perguntas sobre Ceratocone?

Nossos especialistas responderam 77 perguntas sobre Ceratocone.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! Não necessariamente! Às vezes, mesmo em fases não precoces, podemos conseguir “grau” de óculos satisfatório para o dia a dia da pessoa. Eu, particularmente, tenho vários pacientes em uso de óculos, e satisfeitos. Tudo depende do dia a dia e a necessidade e exigência visual da pessoa.

  • 405
  • 208
  • 298
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

O crosslinking visa estacionar a progressão do ceratocone, com taxa de sucesso próxima de 90%. Mesmo nos raros casos que ainda ocorre a progressão, ela é mais lenta e mais branda, pois a córnea fica aproximadamente 4 vezes mais rígida. A taxa de complicações deste procedimento é baixa. Boa sorte

  • 154
  • 116
  • 164
Dr. Bernardo Kaplan Moscovici

Oftalmologista

São Paulo

Bem, não sei o motivo de terem contra-indicado crosslinking no olho esquerdo. Se por córnea fina ou algum outro motivo. Mas o implante de anel, por mais que não tenha o objetivo de estabilizar e sim melhorar a irregularidade, pode em alguns casos ajudar a alcançar a estabilidade. A idade também ajuda. Depois dos 35 anos a chance de progredir é menor, mas não é impossível. Existem casos que progridem mesmo em idades maiores. O mais importante é você continuar seu acompanhamento de forma muito correta, cotrolando bem a alergia ocular (imprescindível isso), repetindo exames periodicamente, para na existência de qualquer alteração, poder agir logo e evitar piorar adicionais.

  • 405
  • 208
  • 298
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

Ola, Caso você tenha ceratocone, o implante de anel intraestromal é uma possibilidade Caso seja apenas astigmatismo, ideal realizar exames para verificar a possibilidade de cirurgia refrativa.

  • 154
  • 116
  • 164
Dr. Bernardo Kaplan Moscovici

Oftalmologista

São Paulo

Ver as 77 perguntas sobre Ceratocone