Ceratocone - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ceratocone

Os especialistas falam sobre a Ceratocone

É uma doença degenerativa da córnea que faz com que esta se torne irregular e com isso a visão vai ficando borrada. O tratamento depende de diversos fatores, e envolve desde o controle de doenças predisponentes até a melhora da visão com óculos, lentes ou cirurgia.
Dr. Eduardo Heimart Strobel Von Linsingen
Dr. Eduardo Heimart Strobel Von Linsingen Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Curitiba

Doença que afeta a córnea e leva à miopia e ao astigmatismo de alto grau, com mudanças de grau em um curto período de tempo. Essa doença afina e encurva a córnea. É comprovado que o ato de esfregar os olhos pode causar afinamento corneano em pacientes predispostos, aumento o ceratocone. Surge com maior frequência na adolescência. O principal sintoma é visão borrada. Uma das possibilidades de cura é o transplante de córnea, mas não há garantias e é indicado em casos extremos pelos riscos. A principal possibilidade de que evita a progressão do ceratocone chame-se crosslinking e associa a riboflavina com radiação ultravioleta, evitando a progressão e o transplante de córnea na maioria dos casos
Bruno Botton
Bruno Botton Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Santa Maria

O Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas. A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo, mas pode estacionar em determinados casos. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topográfica corneana. O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Tratamento: óculos, lente de contato, anel, Cross link.
Dr. Jarbas Pereira de Macedo
Dr. Jarbas Pereira de Macedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Rio Verde

Ceratocone é uma doença da córnea que cursa com o afinamento e fragilidade da mesma. Causa, geralmente, baixa na acuidade visual em virtude de um alto grau de astigmatismo. Desconfiamos de ceratocone nos pacientes que mesmo com uso de óculos não conseguimos corrigir a visão de forma perfeita. Nesses casos podemos usar lentes de contato, cirurgias de implantes de anéis (melhorando a curvatura da córnea) e em apenas 5 a 10% dos casos indicamos cirurgia de transplante de córnea. Quando notamos a progressão da doença, necessita fazer um tratamento cirúrgico de crosslinking. A grande maioria dos casos são tratados com óculos ou lentes de contato.
Pedro Paulo Cabral
Pedro Paulo Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Natal

Ceratocone é uma doença da córnea que se inicia na puberdade/adolescência. A córnea afina e fica mais curva, gerando graus altos de miopia e astigmatismo. O seu principal fator desencadeante é o ato de coçar os olhos (tem muita associação com alergia ocular). Uma vez detectada a progressão da doença deve ser realizado o crosslinking, através do qual endurecemos a córnea e assim interrompemos esse processo. É muito importante também os pacientes não coçarem os olhos. Para melhorar a visão no ceratocone seguimos os seguintes passos: 1 - óculos 2 - lentes de contato 3 - anel intraestromal 4 - transplante de córnea. Até 20% dos pacientes podem precisar de transplante de córnea no ceratocone.
Dr. Rodrigo Reis de Oliveira
Dr. Rodrigo Reis de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Feira de Santana

Ver mais

Tem perguntas sobre Ceratocone?

Nossos especialistas responderam 60 perguntas sobre Ceratocone.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O crosslinking visa estacionar a progressão do ceratocone, com taxa de sucesso próxima de 90%. Mesmo nos raros casos que ainda ocorre a progressão, ela é mais lenta e mais branda, pois a córnea fica aproximadamente 4 vezes mais rígida. A taxa de complicações deste procedimento é baixa. Boa sorte

  • 153
  • 114
  • 144
Dr. Bernardo Kaplan Moscovici

Oftalmologista

São Paulo

Um dos principais fatores de progressão do ceratocone é o prurido (coceira) ocular. Então para evitar a progressão deve tratar adequadamente sua alergia ocular (se tiver) e evitar mesmo coçar os olhos... Para melhores orientações e controle, marque uma consulta com um especialista em córnea para fazer seu acompanhamento.

  • 361
  • 167
  • 238
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

Olá! Para saber se o ceratocone estabilizou é necessário fazer algum exame de imagem da curvatura corneana. Seja ele topografia ou tomografia (como o Galilei e o Pentacam). Os exames de tomografia nos fornecem mais dados que apenas a topografia, por isso sendo a preferência por nós especialistas em ceratocone. Vale lembrar que NUNCA se deve COÇAR os olhos pois isso ajuda a progredir o ceratocone. Se o ceratocone estiver em progressão é necessário realizar um procedimento chamado Crosslinking para estabiliza-lo. Dra Ana Paula Canto

  • 6
  • 2
  • 1
Dra. Ana Paula Canto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Curitiba

Marcar consulta

A melhora da visão do paciente com ceratocone independe de ja ter atingido a estabilidade. Na verdade esses são nossos 2 objetivos principais: deixar estável/não progredir e conseguir melhor a visão a um nível que o paciente fique satisfeito. E a melhora da visão pode ser obtida de diversas formas, mas com uso de óculos e lentes de contato são as principais. Porém às vezes podemos precisar recorrer a alguma cirurgia para ajudar a regularizar a córnea para nos ajudar a atingir esse objetivo, ou quando o paciente está intolerante às lentes de contato; e é aí que entra o implante de anel. E infelizmente, quando nenhuma outra possibilidade pôde ser alcançada, recorre-ao transplante de córnea. Todas essas escolhas de tratamento dependem da gravidade do ceratocone, das condições da córnea, e da experiência do especialista (alguns tendem a ser mais intervencionistas, outros mais conservadores)

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 361
  • 167
  • 238
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

Ver as 60 perguntas sobre Ceratocone