Ciática - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ciática

Os especialistas falam sobre a Ciática

É a dor referida no trajeto do nervo ciático, que é formado pelas raízes nervosas na coluna lombar e desce em pela face postero-lateral da coxa até o pé. Comumente a dor é causada pela compressão das raízes nervosas na coluna por hérnia de disco ou estreitamento do canal por onde o nervo passa.
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São Paulo

O termo dor ciática geralmente é usado para descrever a dor que irradia na distribuição do nervo ciático. Portanto, a ciática é um sintoma e não uma doença propriamente dita. Existem vários sinônimos para o termo “ciática”: dor ciática, dor no nervo ciático, ciatalgia, dor radicular, radiculopatia, etc. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e forma-se pela união das últimas raízes lombares (L4, L5) com as primeiras raízes sacrais (S1, S2, S3). O nervo ciático passa através do forame ciático (uma abertura no osso da bacia), logo abaixo do músculo piriforme (região profunda do glúteo) e desce pela região posterior do membro inferior (por trás da coxa, joelho, perna e pé).
Dr. Andre Luiz Pagotto Vieira

Ortopedista - Traumatologista

|

Imperatriz

A dor ciática é muito comum e nem sempre a hernia de disco é a sua causa. É necessário fazer um diagnóstico apurado da causa dor para indicar o tratamento adequado. Muitas vezes vezes o paciente permanece fazendo tratamento durante meses sem nenhum resultado. Em mais de 90% dos casos o tratamento não é cirúrgico, mas exige uma coordenação adequada para seu melhor resultado.
Dr. Jefferson Sousa
Dr. Jefferson Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

|

Recife

Dor do ciático, dor ciática, ciatico inflamado, ciatalgia... Causar: protrusão do disco, hérnia extrusa ou extrusão, bico de papagaio, estenose de canal lombar, hipertrofia articulações zigoapofisarias ou facetarias, tumor raquimedular, hipertrofia ligamentar, hipertrofia do ligamento amarelo. Sintomas: fraqueza na perna, perna pesada, perna dormente, formigando / formigamento, fraqueza do pé, formigamento no pé, lombalgia, dor nas costas, dor lombar, claudicação, dor nas costas, queimação Tratamento: infiltração da coluna, cirugia minimamente invasiva com laser, endoscopia de coluna, descompressão medular, descompressão da cauda equina.
Dr. Rodolfo de Moura Carneiro
Dr. Rodolfo de Moura Carneiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

|

São Paulo

Ciática é a dor que acomete a região suprida pelo nervo ciático. Ela é sentida irradiada para a região dos glúteos e posterior da coxa, podendo se estender até o pé. Geralmente é causada por "pinçamentos" transitórios do nervo, seja por postura ou por esforço, sendo geralmente de boa resolução. Algumas doenças mais graves podem cursar com ciática, como o caso de hérnias discais, tumores, osteoartrose e espondilolisteses. Assim, deve-se sempre procurar um médico especialista para a avaliação dos sintomas e início do tratamento individualizado caso a caso.
Dr. Daniel Bedran de Castro
Dr. Daniel Bedran de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

São José do Rio Preto

Ver mais

Tem perguntas sobre Ciática?

Nossos especialistas responderam 27 perguntas sobre Ciática.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Boa tarde. Pode sim ser uma ciática, como também pode ser uma dor com origem no próprio quadril. Faça uma consulta com um especialista para um diagnóstico preciso e indicação de tratamento.

  • 14
  • 7
  • 10
Dr. Pablo Nascimento Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

Campinas

Marcar consulta

Certamente, você deve procurar um profissional experiente em doenças da coluna como um Neurocirurgião ou Ortopedistas especializado em coluna... Através de uma entrevista médica detalhada, exame físico minuncioso e exames complementares, este profissional poderá chegar a um diagnóstico. Felizmente hoje em dia a maior parte dos casos de dor ciática podem ser tratados por procedimentos minimamente invasivos como, por exemplo, laser, endoscopia de coluna, infiltrações e radiofrequencia

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 17
  • 5
  • 18
Dr. Arthur Pedro da Costa Ribeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

São Paulo

Com estas queixas o exame físico é mandatório afim de se conseguir determinar o diagnóstico exato de sua patologia. Sugiro que consulte um Fisiatra que certamente conseguirá tratar suas dores de acordo com o padrão observado no exame físico e nos exames que possam ser solicitados

  • 107
  • 13
  • 39
Erik Barone Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Medicina Física e Reabilitação

São Paulo

Marcar consulta

Parabéns pela pergunta! Digo isso porque É muito mais fácil evitar o acometimento do ciático do que tratar após uma complicação dele... as dores ocorrem por compressão do nervo, geralmente por hérnia de disco, artrose da coluna ou tendinite do glúteo. Para prevenção deve-se ter uma boa qualidade de vida, com exercícios regulares cardiovasculares, musculação ou fortalecimento da musculatura da coluna (hidroginástica, natação, yoga). Deve-se evitar cigarro e obesidade. O envelhecimento também aumenta o risco de lesão do ciatico, mas isso não podemos evitar! O importante é envelhecer de modo saudável e programado, e sempre realizar seguimento com médico pessoal (clínico, médico da família, ortopedista...) e profissionais da saúde (fisioterapeuta, educador físico, nutricionista). O envelhecimento saudável precisa de cuidados e acompanhamento multidisciplinar e principalmente uma boa consciência que o nosso corpo precisa de cuidados e não podemos deixar para fazer isso tardiamente.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 96
  • 51
  • 59
Dr. Daniel Bedran de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

São José do Rio Preto

Marcar consulta

Ver as 27 perguntas sobre Ciática