Ciática - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ciática

Os especialistas falam sobre a Ciática

A dor ciática é uma das maiores queixas em meu consultório. É muito importante, durante a História Clínica, Exame Físico e exames complementares, descobrir a causa da dor ciática; se não é de origem vascular, neuropática ou radicular( que vem da Coluna). Quando vem da Coluna( radicular) e é causada por uma Hérnia de disco lombar, temos que tratar a Hérnia de disco de acordo com o tipo de hernia e resposta do paciente. Quando não há alivio da dor ciática com o tratamento não Cirúrgico, indico cirurgia( Infiltração Foraminal, Cirurgia a laser ou Microdiscectomia).
Dr. Francisco Valmir Fernandes
Dr. Francisco Valmir Fernandes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Fortaleza

O termo “ciática” é utilizado para descrever a dor que tem origem na trajetória do nervo ciático proveniente da coluna lombar. Apresenta-se como uma dor irradiada da coluna, glúteos, coxas, panturrilhas podendo chegar até os pés. Esta condição é uma irritação ou compressão de um ou mais raízes nervosas da coluna lombar. A dor ciática pode aparecer e desaparecer, causar dormência e formigamento, ou apresentar-se como uma dor insuportável.Quando os sintomas persistem ou retornam com maior frequência, uma ressonância magnética da coluna lombar ajudará a determinar se há alguma anormalidade no exame que pode explicar a localização ou a distribuição dos sintomas na perna.
Dr. Marlon Sudario de Lima e Silva
Dr. Marlon Sudario de Lima e Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Ortopedista - Traumatologista

|

Belo Horizonte

É a dor referida no trajeto do nervo ciático, que é formado pelas raízes nervosas na coluna lombar e desce em pela face postero-lateral da coxa até o pé. Comumente a dor é causada pela compressão das raízes nervosas na coluna por hérnia de disco ou estreitamento do canal por onde o nervo passa.
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São Paulo

O termo dor ciática geralmente é usado para descrever a dor que irradia na distribuição do nervo ciático. Portanto, a ciática é um sintoma e não uma doença propriamente dita. Existem vários sinônimos para o termo “ciática”: dor ciática, dor no nervo ciático, ciatalgia, dor radicular, radiculopatia, etc. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e forma-se pela união das últimas raízes lombares (L4, L5) com as primeiras raízes sacrais (S1, S2, S3). O nervo ciático passa através do forame ciático (uma abertura no osso da bacia), logo abaixo do músculo piriforme (região profunda do glúteo) e desce pela região posterior do membro inferior (por trás da coxa, joelho, perna e pé).
Dr. Andre Luiz Pagotto Vieira

Ortopedista - Traumatologista

|

Imperatriz

A dor ciática é muito comum e nem sempre a hernia de disco é a sua causa. É necessário fazer um diagnóstico apurado da causa dor para indicar o tratamento adequado. Muitas vezes vezes o paciente permanece fazendo tratamento durante meses sem nenhum resultado. Em mais de 90% dos casos o tratamento não é cirúrgico, mas exige uma coordenação adequada para seu melhor resultado.
Jefferson Sousa
Jefferson Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

|

Recife

Ver mais

Tem perguntas sobre Ciática?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Ciática.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A dor por compressão do nervo ciático pode causar sintomas em todo membro inferior. Inclusive passando por regiões muito bem descritas por você. Nestes casos o ideal é ser avaliado por um médico para um exame físico detalhado e possivelmente algum exame de imagem para detalhar algum sinal compressivo que pode ser decorrente de uma hérnia de disco.

  • 17
  • 3
  • 7
Dr. Danilo Marques Nogueira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Brasília

Marcar consulta

De forma geral, a Dor Lombar ou Lombalgia caracteriza-se por ser uma dor ou desconforto no segmento lombar. Lembrando: a coluna vertebral é dividida anatomicamente em segmento cervical, torácico e lombossacro. Quando esta dor na região lombar irradia-se para o membro inferior, seguindo o trajeto radicular, defini-se o termo Lombociatalgia. Se a dor ou desconforto é referida apenas no trajeto radicular, pensa-se em radiculopatia ou dor ciática. Na presença de qualquer destes sintomas, é importante uma adequada avaliação inicial (anamnese e exame físico) pelo seu médico de confiança, assim como, uma complementação com exames de imagem, para o correto diagnóstico e manejo terapêutico.

  • 7
  • 16
  • 72
Dr. Paulo Wagner Linhares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Fortaleza

A dor que irradia para o membro inferior pode ser sim a ciática. As características da dor, o momento em que ela mais aparece e um exame fisico minucioso poderão definir de maneira mais correta qual a causa e a conduta para que você seja beneficiado. Importante procurar um ortopedista especialista em coluna para condução do seu caso.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 7
  • 1
  • 2
Dr. Emílio Crisóstomo Lima Verde Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Boa tarde, sugiro que passe por uma avaliação médica com especialista para pode ser examinada e confirmada se é uma alteração da coluna com compressão do nervo ciático, dependendo do exame neurológico pode ser necessário uma ressonância para poder se confirmar a causa da compressão e para poder determinar o tratamento mais adequado,somente após analise pode se definir a gravidade do seu problema. À disposição. Atenciosamente.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 60
  • 25
  • 192
Robson Prudêncio Silva Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

São José dos Campos

Marcar consulta

Ver as 15 perguntas sobre Ciática