Como é o feito tratamento da colelitiase?

Pergunta sobre Colelitíase

Como é o feito tratamento da colelitiase?

O tratamento da colelitíase (pedra na vesícula) é a cirurgia para retirada da vesícula biliar (colecistectomia). Procedimento realizado por videolaparoscopia (pequenas incisões), com taxas de complicação inferiores a 0,5%, e tratamento definitivo da formação de cálculos vesiculares e seus sintomas.

Nos doentes sintomáticos, o tratamento de eleição é a colecistectomia videolaparoscópica. Além da estética possui como principal vantagem a menor dor pós-operatória e retorno mais precoce ao trabalho. Porém outros fatores devem ser levados em conta na decisão
cirúrgica como a idade, condição clínica, doenças associadas, entre outros, podendo então pacientes não candidatos a cirurgia serem acompanhados e tentado o tratamento clínico; mesmo com a baixa taxa de resolução.

Apesar de existir um tratamento clínico para a colelitíase (pedra na vesícula biliar), a indicação cirúrgica hoje é a mais indicada se as condições clínicas do paciente forem satisfatórias, visto que os riscos cirúrgicos com o advento da cirurgia videolaparoscópica são muito baixos.

Ver as 16 perguntas sobre Colelitíase

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Colelitíase?

Nossos especialistas responderam 16 perguntas sobre Colelitíase.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.