Complicações do diabetes - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Complicações do diabetes

Os especialistas falam sobre a Complicações do diabetes

Diabetes, HbA1c e Cognição Vamos falar sobre um arquivo, recentemente publicado que tem como objetivo associar o controle glicêmico nos pacientes diabéticos do tipo 2 e declínio cognitivo, baseado nos níveis de hemoglobina glicosilada. Os resultados são: elevações mesmo que sutis da hemoglobina glicosilada estão associadas a declínio cognitivo nesta faixa etária (na população estudada). Não só declínio cognitivo, mas também declínio na memória e execução de tarefas. Cada vez mais abordar o paciente diabético de maneira multidisciplinar, visando um bom controle da doença e detecção precoce de quaisquer morbidades que acarretem em perda de qualidade de vida nesta população de pacientes.
Dr. Francisco Blotta
Dr. Francisco Blotta Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Médico clínico geral

|

Rio de Janeiro

Muitas são as complicações e consequências que o diabetes pode trazer para o paciente ao longo dos anos, e elas são maiores e mais graves quanto menos controlada está a glicemia. São divididas em dois grandes grupos, micro e macro vasculares. As complicações microvasculares são àquelas que causam danos aos pequenos vasos sanguíneos, como as que acometem os olhos, rins e nervos. Já as macrovasculares incluem as doenças cardíacas e o fluxo insuficiente de sangue para as extremidades do corpo, principalmente pernas.
Dr. Fabio Maia Vallim
Dr. Fabio Maia Vallim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Rio de Janeiro

A neuropatia diabetica e uma complicacao do Diabetes Mellitus muito comum. Os principais sintomas sao sensacao de formigamento de maos e pes, caimbras, dores em pernas ate mesmo ao simples toque do lencol ou diminuicao da sensacao de dor que pode ocasionar feridas que cicatrizam commuita dificuldade. O tratamento e multifatorial e necessita de especialista nesta area.
Dra. Débora Nazato
Dra. Débora Nazato Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Complicações do diabetes?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Complicações do diabetes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Avaliação de alterações do sono envolvem investigação de uma série de fatores como rotina, medicações, doenças existentes, etc. Para avaliar possibilidades de ajustes e diagnósticos muitas vezes esquecidos como apneia obstrutiva do sono. O correto é agendar uma consulta para avaliação dessa queixa e de outras possíveis comorbidades.

  • 18
  • 21
  • 45
Rômulo Rebouças Lôbo

Geriatra, Médico clínico geral

Fortaleza

Sim, pode ser por causa da hiperglicemia. Você relata que a sua glicemia não passa de 130mg/dl, mas você deve está referindo a glicemia de jejum, correto? Existem propostas futuras exigindo que a glicemia de jejum deveria ser até menor que 100. Ou seja, glicemia de jejum acima de 100mg/dl pode levar a longo prazo a complicações. Ainda a gente não tem ideia de como deve ser sua glicemia após as refeições, pois é outro viés nas pessoas com diabetes com a glicemia de jejum adequada. Entre as complicações do aumento da glicose existe a neuropatia, que classicamente inicia em pés e ou maos em forma de calor, formigamento e ou até dor. Acredito que sua queixa de calor nos pés tem Relação sim com aumento de sua glicose. Procure seu endocrinologista para otimizar sua medicação, mas mais que isso, jamais deixe de lado uma alimentação inteligente e sua prática regular de atividade física. Eu espero ter ajudado. Beijos e fique com Deus. Att, dra Lia Lima

  • 113
  • 27
  • 55
Dra. Lia Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Paulo

Olá! Sim, há uma correlação direta entre o aparecimento e intensidade do glaucoma em pacientes que apresentam o Diabetes.

  • 14
  • 4
  • 3
Dra. Juliana Cruz Rodrigues Lara Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Nutrólogo

Barueri

Ver as 3 perguntas sobre Complicações do diabetes