Condições pré-cancerosas - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Condições pré-cancerosas

Informação sobre Condições pré-cancerosas

O que são?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que atingem diferentes órgãos do corpo humano. Todavia, elas têm um ponto em comum. O crescimento desordenado de células que invadem o tecido. Quando se espelham por outros órgãos ou regiões há caracterização de um quadro chamado de metástase. Na maioria dos órgãos do corpo humano a reprodução das células é essencial para preservar seu funcionamento com a reposição das células mortas devido ao envelhecimento. Porém, quando elas começam a se dividir em velocidade muito superior à esperada pelo corpo humano, colocam em risco o equilíbrio do sistema. Ficam agressivas e não há possibilidade de o organismo controlá-las. Isso leva ao aparecimento de tumores. Esses tumores, também chamados de neoplasias malignas, são o sinal de que o paciente desenvolveu câncer. Se a doença tem início em tecidos epiteliais como pele e mucosa, ganha o nome de carcinoma. No caso de sua formação ser a partir dos ossos, músculos ou cartilagens, é chamada de sarcoma. A cura dessas condições depende muito do estágio em que esses tumores são revelados. Daí a necessidade de se buscar descobrir condições pré-cancerosas possibilitando o aumento da possibilidade do sucesso no tratamento. Essas condições pré-cancerosas são alterações no formato das células ou algumas condições patológicas que estatisticamente são associadas aos pacientes que desenvolvem câncer. É denominada lesão pré-cancerosa uma lesão que tem maior possibilidade de evoluir para câncer no tecido em onde ela se desenvolve. Nem toda lesão pré-cancerosa torna-se câncer.

Onde aparecem as lesões?

As principais lesões pré-cancerosas surgem na pele, no colo do útero, na próstata, pulmão, cólon, reto e mama.

Quais as causas?

Não há certeza sobre as causas do câncer. Alguns fatores são apontados como de risco. São eles: tabagismo, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos, exposição excessiva à luz do sol e fatores ocupacionais são os mais comuns. A hereditariedade também deve ser levada em conta.

Quais os sintomas?

Essas lesões não causam qualquer sintoma.

Como fazer o diagnóstico?

Normalmente o diagnóstico passa por uma entrevista com o paciente sobre seu histórico familiar. Pacientes que têm parentes próximos com câncer são mais suscetíveis a desenvolver a doença. Para conseguir descobrir as lesões, é necessária a realização de uma biópsia. Ou seja, a retirada de parte do tecido para que um patologista descubra se há qualquer anomalia nas células.

Qual o tratamento?

Se a lesão for descoberta em seu início, não há necessidade de qualquer tratamento. Basta fazer um acompanhamento periódico. No caso de desenvolvimento de tumor, a cirurgia para sua remoção é aconselhada. Pode ou não ser seguida de tratamentos como radioterapia e quimioterapia.

Possui uma dúvida concreta sobre Condições pré-cancerosas? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Condições pré-cancerosas

Algumas lesões podem albergar um câncer de pele, elas são chamadas lesões pré-malignas e são decorrentes na grande maioria da exposição solar prolongada. O uso de protetores solares é o principal método para prevenção de tais lesões, porém uma vez instaladas, o diagnóstico precoce e tratamento adequado evita a necessidade de cirurgias por vezes extensas de câncer de pele.
Dra. Isy Peixoto Figueiredo
Dra. Isy Peixoto Figueiredo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Manaus

Tem perguntas sobre Condições pré-cancerosas?

Nossos especialistas responderam 12 perguntas sobre Condições pré-cancerosas.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

São lesões ou condições que podem evoluir para câncer por exemplo, a queratose actínica é uma lesão dermatológica que se não tratada a tempo tem cerca de 30% de chances de evoluir para câncer de pele.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 37
  • 17
  • 317
Dra. Magali Simoes Cardoso de Oliveira

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

Mogi das Cruzes

Mucosa é o nosso revestimento, na mucosa pode ter lesões que podem ser tanto cancerosas ou que podem gerar câncer (pre-cancerosa), qual lesão que é?

  • Obrigado 5
  • 1 especialista está de acordo
  • 9
  • 7
  • 43
Dra. Camille Borges de Freitas

Cardiologista, Médica clínica geral

Juiz de Fora

Metaplasia intestinal é uma resposta do adaptativo epitélio gástrico (camada mais interna do estômago). Essa resposta é decorrente de algum tipo de "agressão" sofrida por este orgão, como por exemplo medicamentos, álcool, infecção por bactérias, entre outras. De uma maneira geral é considerada uma doença pré maligna mas como fator de risco, não como evolução. Ou seja, não tem indicação de tratamento específico para a metaplasia, você deve investigar o que está causando ela. Espero ter ajudado.

  • 40
  • 13
  • 21
Dr. Victor Hugo Ribeiro Vieira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Oncologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Esse acometimento é comum no esôfago , chamado de Esôfago de barret . A inflamação constante da região por conta do refluxo do estômago de ácido tende a gerar uma alteração da camada original do esôfago e deixar um aspecto mais grosso como o intestinal . Isso não é um câncer mas uma condição que se não retirar a causa base em anos pode evoluir para um câncer Consulte um gastroenterologista para tratamento do refluxo gastroesofágico

  • 548
  • 122
  • 524
Eduardo Rodrigues Zarco da Câmara Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 12 perguntas sobre Condições pré-cancerosas