Condromalácia Da Patela - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Condromalácia Da Patela

Os especialistas falam sobre a Condromalácia Da Patela

A condromalácia patelar é uma doença degenerativa que atinge a cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. Nas fases iniciais da doença existe apenas dor, mas com o passar do tempo a cartilagem passa a apresentar fissuras e erosões e o paciente começa a sentir e ouvir barulhos nos joelhos ( sensação de alguma coisa raspando ou de areia ). O diagnóstico da condromalácia patelar deve ser feito na sua fase inicial para que o dano estrutural à cartilagem não avance. A condromalácia é o primeiro grau da doença artrose. A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar a condromalácia. Existem vários tratamentos de última geração com resultados muito bons.
Dr. Adriano Karpstein
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Curitiba

A condromalacia patelar trata-se de uma alteração estrutural da cartilagem da patela, onde a mesma torna-se amolecida, e por ser mais mole, também é mais frágil e mais suscetível a lesões durante atividades de impacto. É uma condição mais comum em mulheres, porém sua causa é desconhecida, existem varias teorias que tentam explicar a origem da condromalacia, porém nenhuma delas é completamente aceita. A condromalacia é graduada de 1 a 4 de acordo com a gravidade e seu tratamento é baseado na melhora das condições extrínsecas do joelho, pois as lesões de cartilagem são irreversíveis. O tratamento consiste em fortalecimento muscular, diminuir as atividades de impacto e fisioterapia.
Dr. Eduardo Ramalho de Moraes
Dr. Eduardo Ramalho de Moraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

São Paulo

Condromalácia patelar é uma condição de dor no joelho ocasionada por lesão na cartilagem em diferentes graus, conhecida como um amolecimento da cartilagem. Isso faz com que a cartilagem sofra desgaste e ocasione dor por falta de proteção. A causa pode ser hereditária, desde jovem, como traumática, excesso de peso corporal ou alteração postural. Após uma avaliação, o tratamento mais indicado para a condromalácia através da fisioterapia é o ganho de força muscular de músculos da coxa, porém realizados em angulações de proteção e de exercícios progressivos e específicos. Além disso, eletroterapia e terapia manual articular podem auxiliar no controle e no tratamento da patologia por completo.
Marcel Bello

Fisioterapeuta

|

São Paulo

Caracterizada pelo quadro doloroso da região anterior (frente) do joelho, é uma doença que gera o desgaste da cartilagem da patela responsável por diminuir o impacto e evitar o atrito entre as superfícies ósseas. Pode ser causada por diversos fatores, como sobrecarga, excesso exercícios, exercícios realizados de maneira incorreta, predisposição relacionada a alterações anatômicas, mau-alinhamento, desequilíbrio da musculatura do joelho, frouxidão ligamentar, trauma, entre outros. A avaliação do ortopedista é importante para o diagnóstico correto, afastar outras patologias e identificar fatores causais. O tratamento visa a melhora da função, do sintoma de dor e da qualidade de vida.
Anderson de Aquino Santos
Anderson de Aquino Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

São Paulo

Condropatia Patelar ou Condromalácia são nomenclaturas utilizadas para definir a doença da cartilagem articular. Também conhecida como síndrome da dor femoropatelar ou popularmente conhecida por “dor anterior no joelho”. O que ocorre é um “amolecimento” anormal da cartilagem articular da patela que pode evoluir para a quebra na sua integridade (rachaduras/fissuras) e perda de substância (falhas) até mesmo com erosões. É uma patologia bastante comum na população jovem, sobretudo em mulheres que se queixam de dor no joelho e procuram um ortopedista especialista em joelho.
Dr. Saulo Morais Rodrigues de Castro
Dr. Saulo Morais Rodrigues de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Brasília

Ver mais

Tem perguntas sobre Condromalácia Da Patela?

Nossos especialistas responderam 61 perguntas sobre Condromalácia Da Patela.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Precisa inicialmente avaliar o motivo de parecer sair do lugar. Já saiu efetivamente? Tem instabilidade patelar? Qual a localização da lesão? Tem fatores de risco para condropatia? Qual tratamento já realizou? Enfim, são muitas as questões a serem resolvidas para poder indicar o melhor tratamento. Procure um especialista em joelho!!! Abraços.

  • 18
  • 3
  • 31
Dr. Rodrigo Castelo Branco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Nem sempre a indicação de cirurgia está relacionada ao grau de lesão. Deve ser feita uma avaliação das condições físicas e funcionais, tentativa de um tratamento conservador com medicação e exercício físico adequado e individualizado para o quadro em questão, assim como proposta de tratamento menos invasivo que a cirurgia, como por exemplo infiltração da articulação acometida.

  • 18
  • 3
  • 15
Dra. Sandra Alamino Felix de Moraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Especialista em Medicina Física e Reabilitação

São Paulo

Marcar consulta

Olá, escrevi um texto bem completo sobre o tema, abordando conceitos, sintomas, graus, causas, diagnóstico e tratamento da condropatia. Basta você colocar no google: “condropatia patelar brasília” ai você vai achar o texto resumido. Depois você vai no menu, seleciona “Blog” e vai encontrar o texto completo sobre obassunto.

  • 84
  • 0
  • 63
Dr. Saulo Morais Rodrigues de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Brasília

Existem opções de medicamentos orais e/ou intra-articulares , porém o tratamento costuma envolver outras medidas além da medicamentosa.

  • 365
  • 50
  • 286
Carlos Alexandre de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 61 perguntas sobre Condromalácia Da Patela