Dente Impactado - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dente Impactado

Informação sobre Dente Impactado

O que é?

Dente impactado, que também recebe os nomes de dente encravado ou dente incluso, é o dente que não conseguiu “nascer” no período esperado e assumir sua posição na arcada dentária. O problema não é apenas estético. O surgimento de dentes impactados aumenta a possibilidade da formação de tumores e, por isso, eles precisam ser tratados.

Qual é a causa?

São apontadas como causa dos dentes impactados: - falta de espaço na arcada dentária para o correto desenvolvimento do dente - dentes muito grandes- obstáculos estruturais ou criados pelos dentes vizinhos - resistência do tecido ósseo- densidade do tecido que o encobre - permanência exagerada dos dentes de leite (decíduos) na arcada - perda prematura dos dentes de leite alterando o posicionamento dos dentes permanentes

Quais os sintomas?

Normalmente não são apresentados sintomas.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é suficiente para diagnosticar o problema. É possível a utilização de raios-X para visualizar melhor o posicionamento do dente. Isso também ajudará na hora do tratamento.

Qual o tratamento?

É possível apenas acompanhar a situação desde que ela não esteja causando nenhum problema para o paciente. Todavia, a melhor opção costuma ser a remoção do dente impactado. Essa cirurgia é feita com anestesia local e no próprio consultório do dentista. Posteriormente há a possibilidade da colocação de uma prótese para ajudar a realizar as funções que deveriam ser realizadas pelo dente extraído.

Possui uma dúvida concreta sobre Dente Impactado? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Dente Impactado

Podemos tracionar os dentes impactados através de uma micro-cirurgia realizada em ambiente de consultório mesmo ,com anestesia local (e sedação, se necessário). O tempo para tracionamento pode variar, chegando até a 24 meses em alguns casos mais severos. Também é fundamental que seja solicitada uma tomografia computadorizada do local para checar a posição exata do dente incluso/impactado. Algumas vezes, pode estar indicada sua remoção cirúrgica. Agende uma consulta para tirar suas dúvidas.
Dr. Gustavo Zanardi

Dentista

|

Balneário Camboriú

Um dente impactado é o que falha em irromper no arco dentário dentro do tempo previsto, ou seja um dente que não consegue "nascer". O dente se torna impactado por causa de dentes vizinhos, osso de recobrimento denso, excesso de gengiva, ou uma anormalidade genética que impede o irrompimento. Como dentes impactados não irrompem, eles ficam retidos a vida inteira do paciente a menos que seja removido cirurgicamente ou exposto. Para a remoção desses dentes é necessário uma estrutura que propicie segurança na realização do procedimento além de um profissional experiente nesse tipo de situações. A cirurgia de dentes inclusos ou impactados é um dos nossos diferenciais.
Dr. Leandro Sales
Dr. Leandro Sales Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Mossoró

Os dentes inclusos e impactados são os dentes que não nasceram por completo na boca. Estes devem ser avaliados e tratados com muita atenção pois podem estar associados ao desenvolvimento de cistos e tumores.
Dr. Marcos Adriano da Silveira
Dr. Marcos Adriano da Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Porto Alegre

Extrações dos dentes inclusos, como o siso ou outro dente devem ser preferencialmente realizadas por cirurgião bucomaxilofacial. Atuo com anos de experiência, tranqulizando e desmistificando este procedimento por vezes tão temido. Em alguns casos selecionados, podemos realizar procedimento de sedação.
Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Rio de Janeiro

Dentes impactados normalmente ocorrem por causa de apinhamento ou falta de espaço no osso. Os terceiros molares (dentes do siso), particularmente os inferiores, são os últimos a nascer e têm maior probabilidade de serem afetados. Devido à aglomeração e à dificuldade de limpeza, é comum o surgimento de cáries em dentes adjacentes, bem como a incidência de doenças gengivais. A remoção cirúrgica de dentes impactados costuma ser recomendada, mas pode ser opcional, a não ser que haja problemas.
Dr. Jouberth Carvalho Torres
Dr. Jouberth Carvalho Torres Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

São Gonçalo

Ver mais

Tem perguntas sobre Dente Impactado?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Dente Impactado.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Realmente não pertence a você identificar essa situação. Seu dentista é que vai dizer se o dente está ou não impactado, analisando uma radiografia panorâmica ,

  • 8
  • 16
  • 82
Eliana Avelãs

Dentista

São Paulo

Olá. Sugiro verificar com um cirurgião dentista, inclusive a possibilidade de cárie ou inflamação gengival nesta região.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 548
  • 566
  • 325
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Nesses casos é necessários analisar bem a posição que esse dente está, isso é muito comum nos últimos molares, chamados também de dentes do siso. Procure um dentista para que possa avaliar melhor, talvez seja necessária a extração desse dente.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 25
  • 8
  • 18
Dr. Leandro Sales Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Mossoró

Marcar consulta

Ver as 3 perguntas sobre Dente Impactado