Um neurologista também pode diagnosticar uma pessoa com depressão? Ou...

A suspeita do diagnóstico de depressão pode ser feita por médicos de qualquer especialidade e por outros profissionais de saúde envolvidos com a saúde mental.
Agora a confirmação do diagnóstico e o tratamento devem ser realizados por profissionais especializados na área: psicólogos e médicos psiquiatras.

Respeitosamente,

Do ponto de vista da competência profissional, qualquer profissional médico está respaldado legalmente a fechar um diagnóstico clínico, seja ele depressao, ansiedade, diabetes, hipertensão ou qualquer outra doença. A conclusão diagnóstica é inerente à prática medica e não está restrita à especialidade. Assim também um médico psiquiatra pode dar um diagnóstico clínico como diabetes ou hipotireoidismo. A questão mais importante é o comportamento ético do profissional de ter a responsabilidade de atuar com objetividade e compromisso com a melhora do tratamento. Profissionais não-medicos, como psicólogos, podem identificar sintomas depressivos, ansiosos ou psicóticos, mas o diagnóstico da patologia só pode ser feito por um profissional médico.

Prezado paciente,

Diagnóstico e tratamento de quadros depressivos devem ser realizados pelo especialista. Nesse caso, Médico-Psiquiatra.

O diagnóstico de depressão está altamente difundido na atualidade, sendo facilmente diagnosticado por uma variedade de médicos. Isso não quer dizer que o diagnóstico seja preciso. Vivemos numa época em que a depressão responde a muitos males.
No entanto, há concordância de que os estados depressivos são caracterizados por um esvaziamento subjetivo e dos interesses na vida. Como psicanalista, julgo problemática a questão da medicação nestes casos, pois as causas desse estado normalmente estão nas relações e na história de cada indivíduo, desta forma, não são solucionados com a medicação. Isso não quer dizer que a medicação não tenha seu papel, mas tratando-se de causa, seria melhor conversar com um psicólogo ou psicanalista para avaliar o que é a depressão para você, e não se agarrar a um diagnóstico que vale para muitas coisas diversas.

espero ter esclarecido,

atenciosamente

Algumas pessoas relutam e negam o fato de estar passando por um sofrimento que tem fundo psíquico, e tendem a evitar os profissionais que trabalham diretamente com saúde mental, buscando respostas para os sintomas somáticos que despontam devido a patologia, como dores de cabeça, dores no peito, insônia, falta de disposição (sintomas da depressão). Um Neurologista, bem como outros profissionais de saúde podem perceber que as queixas advindas dos seus pacientes tem relação com os sintomas da depressão, e devem encaminhar para um Psiquiatra e/ou Psicólogo para obter uma observação mais específica sobre o caso e para então iniciar um processo terapêutico, e também por vezes um tratamento medicamentoso.

O diagnóstico de depressão, assim como qualquer questão psíquica pode ser realizada pelo especialista. Ou seja, pelo psicólogo e/ou psiquiatra. Ambos se baseiam em estudos científicos e necessitam do diagnóstico para a realização do tratamento. Sem o diagnóstico, não é possível traçar a direção do tratamento.Ambos profissionais têm competência técnica e legal para tal.
Abraços!

Os profissionais médicos podem diagnosticar os casos de depressão, porém uma diagnóstico mais conclusivo deve ser realizado pelo especialista na área de saúde mental, o psiquiatra ou o psicólogo. Através de um diagnóstico mais preciso torna-se mais fácil prescrever o tratamento adequado. No caso da depressão o tratamento medicamentoso efetuado pelo psiquiatra e o tratamento psicoterápico efetuado pelo psicólogo.

Para ter um diagnóstico confiável o ideal é se consultar com um profissional qualificado para tal, assim como um médico psiquiatra ou psicólogo.

Sim pode. Pode até indicar medicação.

Mas o tratamento envolve psiquiatra e psicólogo.

Ver as 569 perguntas sobre Depressão

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Depressão?

Nossos especialistas responderam 569 perguntas sobre Depressão.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.