Fui ao oftalmologista hoje fazer mapeamento de retina e o mesmo disse...

Bem, dependendo da situação ou da queixa, até podemos abrir mão de dilatar a pupila.
Mas para checar grau na sua idade e fazer exame mais preciso de fundo de olho, como mapeamento de retina, é importante sim dilatar pupila. Pode até ser que você não tenha "grau" mas já que tem esta queixa de manchas na visão, é válido fazer exames mais detalhados para tentar esclarecer o motivo.

Caro internauta, quando o paciente tem queixas de manchas ou moscas volantes esta constituí uma indicação formal para realizar mapeamento de retina (exame feito sempre sobre dilatação). O exame de mapeamento de retina e' realizado apos dilatar a pupila; só assim sera possível avaliar a periferia da sua retina e as vezes e' preciso realizar outros procedimentos auxiliares como identação escleral (para ver lesões em extrema periferia). Para fazer o teste de de visão e medir seu erro refrativo "grau" fica a critério do seu medico apos avaliar suas queixas realizar ou não exame com dilatação (finalidade de inibir o movimento de acomodação do cristalino).

Ver as 383 perguntas sobre Descolamento de retina

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Descolamento de retina?

Nossos especialistas responderam 383 perguntas sobre Descolamento de retina.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.