Que tipo de especialista trata sobre desequilíbrio dos eletrólitos.

Pergunta sobre Desequilíbrio Hidro-Eletrolítico

Que tipo de especialista trata sobre desequilíbrio dos eletrólitos.

As principais causas são suor excessivo, poliúria (excesso de urina), vômitos e diarréia. Se você está com esses sintomas frequente, é necessário uma avaliação mais detalhada do quadro com a realização de exames bioquímicos, onde o médico vai analisar os seus exames de sangue e urina. Por isso, se for pelo SUS procure um médico clínico geral para você conseguir encaminhamento para um Nefrologista, ou se for particular pode procurar diretamente um médico Nefrologista, é ele o profissional que vai tratar do seu caso. Em seguida deverá ser encaminhado a um Nutricionista para adequação do plano alimentar e com isso os dois profissionais irão trabalhar em conjunto para a melhora do quadro do paciente.

Eletrólitos é o nome usado para especificar os sais, ânions e cátions que estão diluídos na parte líquida do nosso corpo, no sangue e no meio intracelular e extracelular das nossas células. Os cátions são carregados positivamente e os ânions negativamente. São eles: os mais conhecidos o Potássio, Sódio, Cloreto, Cálcio, Magnésio, Bicarbonatos, Fosfatos e Sulfatos. O desequilíbrio desses eletrolitos ocorre quando se perde muito líquidos, por desidratação, vômitos, excesso de urina, suor excessivo e doença renal grave. Um desequilíbrio severo poderá levar a complicações cardíacas e nurológicas. Pode ser tratado por médico ou Nutricionista. Boa Sorte.

Provavelmente o nefrologista pode te auxiliar em uma questão mais específica. Seria necessária avaliar se realmente há um desequilíbrio e a causa. Eu iniciaria por um nefrologista.

Ver as 6 perguntas sobre Desequilíbrio Hidro-Eletrolítico

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Desequilíbrio Hidro-Eletrolítico?

Nossos especialistas responderam 6 perguntas sobre Desequilíbrio Hidro-Eletrolítico.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.