Diabetes - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Diabetes

Informação sobre Diabetes

Diabetes

Mais informações sobre o diabetes no blog Doctoralia

Possui uma dúvida concreta sobre Diabetes? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Diabetes

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Dra. Keli Morelo Rocha
Dra. Keli Morelo Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Rio de Janeiro

Essa doença é caracterizada pela produção insuficiente ou ausência de insulina pelo pâncreas e/ou dificuldade do organismo para aproveitá-la da forma correta. A alimentação errada (muito açúcar e alimentos refinados, feitos com farinha branca) é a causa principal da doença. Excesso de peso e falta de atividade física regular também aumentam o risco. Então, evitar açúcar e refinados (alimentos feitos com farinha branca como pães, bolos, biscoitos, bolachas, doces em geral, arroz branco,massas brancas), além de consumir alimentos naturais e integrais, e ter uma prática regular de atividade física são os pilares para evitar essa doença. Procure um profissional para maiores detalhes.
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Goiânia

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é considerado uma das grandes epidemias mundiais do século XXI e problema de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento. As crescentes incidência e prevalência são atribuídas ao envelhecimento populacional, mas, especialmente, ao estilo de vida atual, caracterizado por inatividade física e hábitos alimentares que predispõem ao acúmulo de gordura corporal. Em termos mundiais, 135 milhões apresentavam a doença em 1995, 240 milhões em 2005 e há projeção para atingir 366 milhões em 2030, sendo que dois terços habitarão países em desenvolvimento.
Dra. Lanna Cristina Gomes Leite
Dra. Lanna Cristina Gomes Leite Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Goiânia

O tratamento do Diabetes Mellitus depende de diversos fatores, sendo necessária uma consulta com anamnese (entrevista) detalhada e solicitação de exames (geralmente laboratoriais, podendo-se solicitar exames funcionais ou de imagem concomitantes). Usualmente os pacientes passam por avaliações com nutricionista, exercícios físicos e possivelmente uso de medicamentos.
Dr. Gabriel Luan Queiroz Alves da Cunha
Dr. Gabriel Luan Queiroz Alves da Cunha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Medicina Preventiva, Médico clínico geral

|

Brasilia

O Diabetes caracteriza-se por dificuldades do organismo em controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue do paciente, com elevações desta. A glicemia elevada traz várias alterações no organismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como Acidentes Vasculares Cerebrais e Infarto Agudo do Miocárdio, além das doenças dos pequenos vasos, como alterações renais e na visão. Seu tratamento baseia-se em orientações dietéticas, exercícios físicos supervisionados e emprego de medicações que permitem o melhor controle dos níveis glicêmicos, reduzindo o risco de doença e melhorando a vida do portador desta doença.
Dr. José Milton Cardoso Jr
Dr. José Milton Cardoso Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

|

Belo Horizonte

Ver mais

Tem perguntas sobre Diabetes?

Nossos especialistas responderam 150 perguntas sobre Diabetes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Outras doenças além do diabetes tipo 2 tem o infortúnio de acometer nervos e vasos sanguíneos (arteríolas). A qualidade da ereçao peniana tem sido considerada um grande avaliador da saúde do homem, um termômetro. A fisiopatologia da ereção engloba o envolvimento nervoso e de vasos sanguíneos, portanto, refletem o padrão neurovascular do paciente. Outros órgãos merecem nossa atenção e investigação, como olhos, coração, rins e extremidades como pés. O controle da glicemia, associado ao uso medicamentoso, prática de atividade física, emagrecimento podem ser o início do sucesso no tratamento. Sugiro agendar uma consulta para avaliação clínica. Um abraço.

  • 2678
  • 599
  • 4195
Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira

Urologista

Rio de Janeiro

Sim, tem tratamento, o qual irá depender das causas da disfunção erétil. Sugiro consultar presencialmente um urologista.

  • 1152
  • 564
  • 2169
Dr. Luiz De Almeida

Endocrinologista

Nova Iguaçu

Ola! Para avaliar adequadamente a glicemia é importante fazer o exame de sangue em jejum 8h no mínimo, valores acima de 126 em 2 dosagens diferentes são indicativos de diabetes mellitus. A mensuração de glicemia após ingesta de alimento como no seu caso não pode ser interpretada corretamente. Caso sua glicemia em jejum for acima de 99 e abaixo de 126, você pode fazer a curva glicêmica de 2h e esse exame consegue afastar diabetes mellitus. Além disso a dosagem de hemoglobina glicada também consegue avaliar a glicose dos últimos 90 dias e trará mais informações.Se tiver alimentação saudável, peso controlado e atividade física regular, você pode sim evitar desenvolver essa doença. É importante sempre um acompanhamento médico para avaliação adequada, diagnóstico e tratamento.

  • 27
  • 34
  • 31
Dra. Bruna Henares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médica clínica geral

São Paulo

Marcar consulta

Ola! Um dos critérios para diagnóstico de diabetes mellitus são 2 medidas de glicemia de jejum maior ou igual a 126. Verificar se estava de jejum adequado. Outro exame importante é a dosagem de hemoglobina glicada. No seu caso, caso este exame de sangue tenha sido feito em jejum, é necessário mais uma medida de glicemia de jejum para confirmação. Sugiro avaliação e investigação com um bom médico que pode ser um clínico geral, cardiologista ou endocrinologista. De qualquer forma, medidas importantes de tratamento ja podem ser feitas como controle do peso, dieta, atividade fisica e acompanhamento com nutricionista.

  • 27
  • 34
  • 31
Dra. Bruna Henares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médica clínica geral

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 150 perguntas sobre Diabetes