Dificuldade na tomada de decisões - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dificuldade na tomada de decisões

Os especialistas falam sobre a Dificuldade na tomada de decisões

Uma das maiores dificuldades do ser humano é saber tomar decisões. Isso se dá devido ao sentimento de insegurança, pois sabemos que é preciso lidar também com as consequências de nossas decisões. No entanto, se trabalharmos bem nossos medos e deixarmos de lado a crença de que não podemos errar nunca, tomar decisões acaba se tornando uma atitude mais natural, afinal toda decisão implica em ganhos e perdas, vantagens e desvantagens. Saber controlar a ansiedade nessas situações é algo extremamente necessário. Quando tomamos decisões sob pressão e pensando em “acabar logo com isso” podemos ter sentimentos de frustração e até mesmo arrependimento. A psicoterapia pode ajudar nisso.
Cladismari Zambon
Cladismari Zambon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

É muito comum ficar em dúvida quando a vida exige de você uma tomada de decisão, principalmente em assuntos delicados, complexos. Sabe o que dificulta ainda mais? O medo. Medo da reação das pessoas, da opinião alheia, de tomar a decisão errada, de se arrepender por ter (ou não ter) tomado tal decisão... Sim, pode até ser "comum", mas não deve atrapalhar a sua vida. Se te paralisa, se te faz sofrer, se a frequência e a intensidade do medo e da incerteza forem altos, você tem sim como tratar e superar essas questões com o meu trabalho.. Ofereço sessões objetivas, diretivas e com 2, 3 meses de atendimento psicológico dá para começar a sentir os benefícios (dependendo do seu empenho, claro).
Bibiana Ribeiro Alves

Psicóloga

|

Florianópolis

Investiga-se quais os pensamentos disfuncionais e as crenças que impedem o paciente de tomar decisões assertivas. Depois é utilizado, principalmente, o treinamento comportamental para tomadas de decisões e técnicas cognitivas que auxiliem o auto-conhecimento e uma reestruturação cognitiva.
Edith Vieira Carneiro Andrade

Psicóloga

|

Nova Iguaçu

Algumas decisões são fáceis de serem tomadas; outras são muito difíceis e geram bastante ansiedade e medo. Devo comprar uma moto ou fazer uma viagem? Permaneço num emprego estável e chato ou mudo para um emprego instável e dos "sonhos"? Continuo casado ou me separo? Estes são comportamentos que precisam de bastante reflexão e muitas pessoas apresentam dificuldades para fazer escolhas, pois qualquer escolha envolve ganhos e perdas. Se você está confuso e não sabe que decisões tomar, busque a ajuda de um profissional que possa lhe ajudar neste processo.
Luciana Gurjão Santos
Luciana Gurjão Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Fortaleza

A tomada de decisões pode ser afetada por muitos fatores: ansiedade, depressão, Transtornos de personalidade, crenças centrais, pensamentos e até mesmo pelas nossas emoções. Se você se percebe com muitas dúvidas (e se... Será...) quando precisa decidir a ponto de trazer consequências negativas, impulsividade ou paralisia para uma ou mais áreas da vida, a Psicoterapia pode lhe ajudar.
Emanuelle S. Mendes
Emanuelle S. Mendes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Dificuldade na tomada de decisões?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Dificuldade na tomada de decisões:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

As escolhas profissionais estão diretamente relacionadas as escolhas pessoais. Ao longo do desenvolvimento, a criança sonha com várias possibilidades e também tem várias pressões do seu meio familiar e social que direcionam ou interferem nestes sonhos. Nem sempre recebe orientações que ajudam em suas escolhas. E quando na idade adulta, quando se depara com o momento de escolher, se sente confuso e com dificuldades definir caminhos. Escolher sempre implica também em renunciar a alguma coisa. A psicoterapia vai te ajudar a tratar tanto das escolhas (alternativas) quanto das renuncias de forma a tornar este processo mais coerente. Pense nisso... escolher uma carreira é escolher caminhos que você possa desenvolver seus projetos de vida.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 24
  • 12
  • 236
Cladismari Zambon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta