Dificuldades no relacionamento - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dificuldades no relacionamento

Os especialistas falam sobre a Dificuldades no relacionamento

A forma como o sujeito irá se posicionar e situar seu desejo ocorrerá na resolução do complexo de édipo, ocorrendo a mesma dialética para o menino e a menina, porém para a menina, paradoxalmente existe uma diferenciação. Primeiro, menino e menina, é necessária a renuncia de ser o falo e admitir que há algo para além dele onde se dirige o desejo da mãe, por exemplo o pai. A direção do desejo da mãe orienta a menina em sua busca do falo, ou objeto que lhe falta. O menino a saída do complexo de édipo é que viabiliza a aceitação da castração e para a menina ao entrar no complexo de édipo, ainda precisa de substituir seu objeto que foi castrado.
Edicleia Lima
Edicleia Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

A psicoterapia auxilia o indivíduo na busca de seus ideais e na compreensão de seus sentimentos e objetivos, tanto nos relacionamentos, quanto nas metas de vida. O indivíduo passa a se dar mais valor e a se perceber como um ser completo.
Bárbara Alves
Bárbara Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Psicopedagoga

|

Bragança Paulista

Existe um mito sobre o amor. O mito de "Ser um" com seu parceiro ou parceira. Muitas vezes atribuído com a máxima do ato sexual. Porém, o corpo que desfruta da presenta de outro corpo e suas subjetividades só consegue absorver aquilo que pertenci a si mesmo, com seus sentidos e seu psiquismo. Não é possível absorver o que o outro sente, porque não se tem o poder de sentir pelo outro. O que pode acontecer é de traduzirmos o que pode ser que o outro sinta. E na tentativa de traduzir o que se passa, seja no amor, nas amizades, nas relações em geral, a pessoa acaba por passar por um funil de dúvidas: O que você quer de mim? Sendo necessário separar o que é fantasia e o que é realidade.
Leandro Winter

Psicanalista, Psicólogo

|

Curitiba

Podemos citar vários exemplos, casamentos por aparências, festas acompanhadas de frustração e tristeza, por considerar sua vida vazia, que “falta algo”. O desgaste emocional na tentativa de “apresentar ser muito mais, do que se é ou têm”, se torna prisioneiro. Muitas vezes acompanhada da falsa sensação de liberdade, pois toda vez que estiver sozinho com seus pensamentos, a dúvida, a incerteza e a necessidade de ser compreendido aparecerá. Pessoas que vivem nessa busca de aprovação e reconhecimento sofrem tanto quanto qualquer outro problema psicológico. Não podemos delimitar e mensurar a dor baseada somente no que se vê mais agressivo ao ego, mas se difere na forma.
Cleunice Paez Borges

Psicóloga

|

São Paulo

Podemos dizer que as pessoas que não estabelecem vínculos afetivos têm uma dificuldade originada na formação de sua personalidade. Elas possuem mecanismos para se defender do envolvimento que lhes parece muito ameaçador. São pessoas que não têm paciência para conviver com as diferenças. Falta-lhes paciência, tolerância ou mesmo humildade para conviver com intimidade. Tem medo de sofrer, de ceder, de ter que dividir o espaço, os momentos. Por meio da terapia, compreendendo a própria história e os fatores que o levaram a se defender tanto de um relacionamento, é possível mudar este padrão. É possível experimentar as relações de outra forma, diferente daquela que aprendeu em sua formação.
Cátia Cilene Torres Castilho
Cátia Cilene Torres Castilho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Nova Iguaçu

Ver mais

Tem perguntas sobre Dificuldades no relacionamento?

Nossos especialistas responderam 33 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! Essa dificuldade é comum, para quem passou por abuso, mas sugiro que você procure ajuda psicológica, para que possa conseguir lidar com o ocorrido de uma forma menos traumatizante e sofrida, possibilitando que possa reaver o contato com seu marido e ter uma relação prazerosa e sadia. Somente em tratamento, essa questão poderá ser trabalhada e elaborada. Desejo melhoras. Abraços!

  • 35
  • 44
  • 34
Danielle dos Santos Junqueira

Psicanalista, Psicóloga

O medo de falar está relacionado a muitas questões íntimas, relacionadas a auto-estima e sentimento de segurança pessoal. Em geral, a insegurança leva a pensamentos catastróficos, exagerados, em relação ao que pode acontecer quando você se expôe. Para melhor compreender e tratar seu medo é necessário psicoterapia, de forma que o motivo pessoal que causa tal dificuldade será tratado especificamente para o seu medo. Várias pessoas sentem medo, o significado do medo é singular para cada um, relacionado a sua história pessoal.

  • 28
  • 27
  • 14
Clarice Lopes Gentilli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

O termo complexo psico-emocional é definido como uma idéia emocionalmente investida e reprimida que podem surgir depois de experiências dolorosas ou desagradáveis na vida do indivíduo. São experiências pessoais de natureza emocional que deixam feridas psíquicas duradouras atrás de si. Uma experiência desagradável é capaz de sufocar qualidades preciosas de uma pessoa. isto dá origem a complexos inconscientes que por possuírem natureza autônoma, irrompem de forma impulsiva, cegando nossa consciência e juízo crítico, interferindo de maneira traumática nas relações humanas. A investigação da estrutura desses complexos com a ajuda das psicanálises, é de fundamental importância para a sua necessária desativação. Você descreve está manifestação explosiva no relacionamneto com a sua namorada. Se ambos aceitarem, deveriam procurar uma terapia de casal. Caso ela não aceite,sugiro que você procure uma terapia individual para que tal fato nãos se repita nos seus futuros relacionamentos.

  • 70
  • 35
  • 56
Decio Deforme da Cunha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psiquiatra

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Procure um psicólogo. Psicanálise é um método terapêutico utilizado por psicólogos e psiquiatras. Uma terapia de casal requer a concordância de ambos para iniciar o tratamento. A terapia individual é uma escolha pessoal. A convivência com seu marido a orientará para a melhor escolha: casal ou individual.

  • 141
  • 55
  • 70
Maria de Lourdes Tomé Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Bernardo do Campo

Marcar consulta

Ver as 33 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento