Disfagia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Disfagia

Informação sobre Disfagia

Outros nomes: Distúrbios da deglutição; Dificuldade para engolir.

Possui uma dúvida concreta sobre Disfagia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Disfagia

Disfagia é uma dificuldade relacionada à alimentação. Pode ser observada pela recusa alimentar, presença de pigarro, tosse, engasgo ou alteração na voz durante ou após a alimentação. Como tratamento, ofereço aliada à terapia tradicional, o uso de bandagem elástica terapêutica e a eletroestimulação pelo VitalStim, equipamento americano exclusivamente criado para pacientes com essa alteração.
Dra. Fabiane Couto Garcia
Dra. Fabiane Couto Garcia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

|

Ribeirão Preto

A disfagia caracteriza-se pela dificuldade no transporte do alimento da boca até o estômago e é dividida em dois grupos distintos: disfagia orofaríngea (ou de transferência) e disfagia esofágica (ou de transporte). Os sintomas mais frequentemente relacionados à disfagia orofaríngea são dificuldade de iniciar a deglutição, engasgos e sensação de alimento retido na garganta. Já na disfagia esofágica, os sintomas mais comuns são regurgitação e sensação de que o alimento não desce pelo esôfago, causando desconforto torácico.
Maria Helena de Magalhães Barbosa
Maria Helena de Magalhães Barbosa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Rio de Janeiro

A disfagia é caracterizada por alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir o alimento ou a saliva. A Disfagia pode ocorrer em diversas fases da vida, acomete muito os idosos e/ou pode estar associada à alguma patologia e trazer sérios riscos à saúde, inclusive óbito por broncoaspiração.
Karla Correia Simão
Karla Correia Simão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

|

Rio de Janeiro

Disfagia é o nome dado para os problemas de deglutição. Pode acontecer para as diferentes consistências de alimentos (líquida, pastosa, sólida) em conjunto ou separadamente e em graus variados. As queixas podem ser: engasgos, entalos, tosse ou pigarro durante ou após a alimentação, dificuldade para engolir, sensação de alimento parado na garganta. Distúrbios da deglutição também podem ser causa de pneumonias e doenças pulmonares, quando ocorre aspiração do alimento (comida indo para o "caminho errado", parando no pulmão). A avaliação da disfagia inclui os exames de videoendoscopia da deglutição e/ou videodeglutograma.
Dra. Thais Gonçalves Pinheiro
Dra. Thais Gonçalves Pinheiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Brasília

Trata-se da dificuldade no ato de deglutir, podendo ser específico para cada fase da deglutição e de diversos graus de severidade, onde ocorre o risco de broncoaspiração.
Rosana Teixeira de Mello
Rosana Teixeira de Mello Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Disfagia?

Nossos especialistas responderam 14 perguntas sobre Disfagia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Aparentemente você está apresentando sintomas de Refluxo Gastroesofágico. A dificuldade para engolir é um sintoma de alarme e requer uma investigação mais aprofundada, geralmente necessitando de uma Endoscopia Digestiva Alta. Sugiro uma avaliação inicial com um bom clínico geral, otorrino ou gastroenterologista.

  • 34
  • 41
  • 137
Bruno Brandão Pavan Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

Vitória

Marcar consulta

Concordo com o Dr. Gustavo e faço mais uma recomendação, consultar com um FONOAUDIÓLOGO especialista em fonoaudiologia hospitalar/disfagia a fim de avaliar todos os músculos que participam da mastigação e a função da deglutição. E às vezes é necessário realizar uma avaliação com um odontólogo especialista em buco-maxilo. Espero ter esclarecido. Melhoras !!!!

  • 24
  • 18
  • 19
Alexandre Nóbrega Cavalcanti

Fonoaudiólogo

Ariquemes

Existem sim diversos problemas de saúde que podem levar a problemas para engolir, demora em comer, tosse e engasgos na hora da alimentação. Alguns deles podem ser graves e devem ser diagnosticados o mais breve possível. Para poder tecer uma opinião de forma responsável, é necessária uma consulta médica e exame físico detalhado conduzido por médico otorrinolaringologista especialista na área da deglutição e voz. Durante esta avaliação serão feitas perguntas sobre sua saúde geral e especificamente sobre suas dificuldades para se alimentar. O exame físico incluirá um exame geral da cabeça e pescoço, um exame neurológico e uma avaliação das estruturas responsáveis pela deglutição (céu da boca, língua, garganta e laringe/ cordas vocais) com um aparelho de fibra óptica que filma a garganta durante a fala e durante a deglutição de alimentos de consistências diversas.

  • 46
  • 2
  • 8
Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Se você tem essa sensação de redução de força lingual e dificuldades de engolir, sugiro que procure um fonoaudiólogo com capacitação em disfagia para realizar uma avaliação clínica de deglutição e, se necessário, ele solicitará um exame objetivo como videodeglutograma ou nasofibroscopia da deglutição. Não havendo evidências de alteração, ele poderá encaminhá-lo a outro profissional para avaliação do quadro de ansiedade. O importante neste momento é identificar a presença ou não de alterações na função de deglutição, pois podem acarretar em comprometimentos mais graves.

  • 26
  • 53
  • 22
Dra. Fabiane Couto Garcia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Ver as 14 perguntas sobre Disfagia