Disfunção da ATM - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Disfunção da ATM

Os especialistas falam sobre a Disfunção da ATM

A Articulação Temporomandibular (ATM) apresenta uma série de alterações. Quando as alterações são externas podem ser realizado tratamento conservado, porém quando as alterações são intra-articulares geralmente o tratamento é cirúrgico. Ao contrário do que se pensou por alguns anos, a ATM pode ser tratada de forma cirúrgica pouco invasiva e sem cicatrizes, para isso é necessário cirurgião preparado para o correto diagnóstico e manejo cirúrgico. Muitas vezes são necessárias as cirurgias para reposicionamento de disco (discopexia) e as cirurgias de reconstrução parcial ou total da ATM.
Dr. Marcos Adriano da Silveira
Dr. Marcos Adriano da Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Porto Alegre

Disfunção de ATM é um termo que define as alterações articulares e musculares envolvendo a articulação da mandíbula com o osso temporal. Dada a sua complexidade funcional e anatômica, muitos são os problemas que podem decorrer de um mal funcionamento desta articulação, como dor e perda funcional. Podem ser agravadas por alterações sistêmicas (artrites, fibromialgia,etc) ,alterações funcionais dentárias(má-oclusão), pós cirurgias maxilo-mandibulares, sequelas de traumas de face, condições psicológicas, stress e o habito de bruxismo(ranger de dentes). O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, multiprofissional, devendo cada caso ser avaliado individualmente.
Dr. Denis Pimenta E Souza

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

São Paulo

As doenças e os transtornos da articulação temporo-mandibular são um grupo de condições patológicas que podem causar dor, dificuldade mastigatória entre outros sintomas. O sintoma mais comum do ATM é a dor; No entanto, algumas pessoas não sentem dor, mas têm problemas para usar os maxilares. Os sintomas específicos incluem: Dor facial Dor na articulação do maxilar e as zonas adjacentes, inclusive no ouvido Dor nas costas Incapacidade para abrir a boca sem moléstias Sons de estalo, salto ou chiado na articulação do maxilar Travado do maxilar ao tentar abrir a boca Dor de cabeça Mordida incômoda ou que se sente “fora” Inchaço do lado da cara, o pescoço ou o ombro
Dr. Claudio Fleig
Dr. Claudio Fleig Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Rio de Janeiro

As disfunções da ATM e Dores Orofaciais atingem mais de 40% da população. Dores musculares, dores de ouvido, dores e ruídos na articulação, dor de cabeça, são, entre outros, indícios de que você pode estar sofrendo de uma disfunção. Portanto, se você sente Dores faciais - Dor de cabeça - Dores no pescoço e ombros - Dores na articulação Temporomandibular - Dor ou zumbido no ouvido - Ruídos (clicks) da ATM - Mastigação dolorida - Limitação de abertura bucal - Bruxismo (ranger os dentes) e limitação da abertura bucal são, entre outros, indícios de que você esta sofrendo de uma doença ou disfunção da ATM.
Dra. Socorro Lyra Didier

Dentista

|

Recife

A articulação temporomandibular (ATM) muitas vezes é acometida por algumas doenças ou disfunções. Seus principais sintomas são dor na abertura, fechamento e estalidos. O tratamento das DTMs envolve diversas terapias: medicamentos, placas de mordida, exercícios de fisioterapia, laserterapia, aplicação de bolsas de água quente, desorganização de pontos gatilho e nódulos musculares, etc. Em nosso consultório temos aparelhos de laser e de eletroestimulação (TENS) que colaboram neste tipo de tratamento.
Prof. Dr. Rowan Vilar
Prof. Dr. Rowan Vilar Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Disfunção da ATM?

Nossos especialistas responderam 72 perguntas sobre Disfunção da ATM.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O tratamento para D.T.M. (disfunção temporo-mandibular) pode envolver um complexo de alternativas terápicas, que vão desde um simples desgaste seletivo (ajuste entre arcadas para melhorar o contato entre os dentes), até o uso de placa miorrelaxante, redução de estress, remoção de hábitos viciosos posturais e cirurgia articular. Nenhuma dessas alternativas garante a melhoria desse quadro. Todas representam tentativas de se restaurar a saúde. Entretanto, nem mesmo a cirurgia articular, que é a alternativa última e mais radical, garante esse sucesso. O tratamento ortodôntico não deve ser apresentado ao paciente como sendo uma forma de tratamento dessa disfunção. Muito menos ser a escolha número 1 para se solucionar esse problema. Entretanto, há que se reconhecer, que sendo a má oclusão um dos fatores que desencadeiam a D.T.M., o tratamento ortodôntico que melhora a oclusão do paciente, pode sim, sem garantias de sucesso, melhorar ou amenizar essa disfunção.

  • 21
  • 13
  • 192
Aparelhos Ortodônticos Visual Stilo

Dentista

Niterói

Olá! Pelo seu quadro descrito, caso não tenha nenhum comprometimento no ouvido, parece realmente uma disfunção temporomandibular. É muito comum a queixa de dor de ouvido em pacientes com DTM, Acabamos recebendo diversos pacientes vindo do otorrino em vista destas dores. Sugiro que procure um especialista em DTM e Dor Orofacial pelo site da SBDOF

  • 515
  • 522
  • 305
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá. O aparelho de Planas é um dispositivo da Ortopedia Funcional dos Maxilares. Ele, por si só, não é um aparelho para disfunções temporomandibulares. Pode ser que tenha indicação dele do ponto de vista ortopédico. Mas isoladamente, não é para DTM. O mais importante, inicialmente, é saber qual tipo e diagnóstico de DTM possui. Converse com um especialista em DTM. Você pode achar pelo site da SBDOF.

  • 515
  • 522
  • 305
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Eu lhe faria uma consulta de DTM. O Implante não tem relação com os zumbidos.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 273
  • 43
  • 93
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

São José do Rio Preto

Marcar consulta

Ver as 72 perguntas sobre Disfunção da ATM