Disfunção de ATM - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Disfunção de ATM

Os especialistas falam sobre a Disfunção de ATM

Dentre as disfunções de ATM estão os deslocamentos do disco articular e as desordens inflamatórias e degenerativas não inflamatórias. Os sinais e sintomas encontrados são sensação de enrijecimento, dor, limitação e/ou deflexão abertura bucal, cansaço ao mastigar e falar, sons articulares e em casos mais graves alterações oclusais súbitas. O tratamento é feito após um correto diagnóstico, de maneira individual e única.
Dra. Luciana Luz Soares
Dra. Luciana Luz Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Belo Horizonte

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação. Quais os sintomas? Os mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM, travamento da mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça, entre outros. Os tratamentos variam desde simples procedimentos clínicos ou ortodônticos que podem melhorar a oclusão, uso de placas miorrelaxantes e até procedimentos mais complexos, que envolvem cirurgias.
Marcio Roberto de Avila
Marcio Roberto de Avila Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Curitiba

Muitos paciente me procuram com diversas dores faciais, sendo a DTM e Dor Orofacial uma especialidade tão carente ainda. Como Cirurgião bucomaxilofacial, diversos colegas me encaminhavam estes pacientes, sendo que uma pequena parcela destes pacientes de fato são para procedimentos cirúrgicos; e mesmo assim, raros são os casos que a primeira opção seja a cirurgia. Daí, acabei buscando esta especialização, a fim de tratar e entender melhor essa patologia, e tentarmos de uma forma mais direta explicar ao paciente seu caso e estabelecer um plano de tratamento.
Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Rio de Janeiro

Dentre os problemas que podem acometer a ATM, podemos citar: (1) deslocamento e deformação do disco articular; (2) doenças ósseas degenerativas (artrites, artrose, psoríase, osteoporose); (3) infecções bacterianas; (4) lesões patológicas como (cistos, tumores); (5) traumatismos e fraturas; (6) anquilose (ossificação da articulação que impede a abertura da boca); (7) luxação (condição em que a mandíbula desloca e trava). Cada um destes problemas possui um implicação particular, com sinais e sintomas característicos e que necessitam de um tratamento específico para cada condição.
Dr. Eduardo Varela Parente
Dr. Eduardo Varela Parente Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Florianópolis

A dor orofacial é um transtorno que atinge milhões de pessoas no mundo. Corresponde a um sintoma relacionado a inúmeras desordens, resultando em desconforto nas regiões das articulações têmporomandibulares, dores na cabeça e no pescoço. São freqüentes, ainda, estalos e zumbidos durante a abertura da boca. Entre as causas que contribuem para iniciar ou agravar os sintomas estão: tratamento dentário inadequado, traumatismos, problemas ortodônticos e estresse. Normalmente o tratamento é ambulatorial, envolvendo procedimentos simples. Em alguns casos, no entanto, há indicação de cirurgia articular, que pode ser feita por vídeo (artroscopia) ou aberta, conforme a indicação de cada caso.
Prof. Gustavo Campos
Prof. Gustavo Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Recife

Ver mais

Tem perguntas sobre Disfunção de ATM?

Nossos especialistas responderam 55 perguntas sobre Disfunção de ATM.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O tratamento para D.T.M. (disfunção temporo-mandibular) pode envolver um complexo de alternativas terápicas, que vão desde um simples desgaste seletivo (ajuste entre arcadas para melhorar o contato entre os dentes), até o uso de placa miorrelaxante, redução de estress, remoção de hábitos viciosos posturais e cirurgia articular. Nenhuma dessas alternativas garante a melhoria desse quadro. Todas representam tentativas de se restaurar a saúde. Entretanto, nem mesmo a cirurgia articular, que é a alternativa última e mais radical, garante esse sucesso. O tratamento ortodôntico não deve ser apresentado ao paciente como sendo uma forma de tratamento dessa disfunção. Muito menos ser a escolha número 1 para se solucionar esse problema. Entretanto, há que se reconhecer, que sendo a má oclusão um dos fatores que desencadeiam a D.T.M., o tratamento ortodôntico que melhora a oclusão do paciente, pode sim, sem garantias de sucesso, melhorar ou amenizar essa disfunção.

  • 21
  • 13
  • 160
Aparelhos Ortodônticos Visual Stilo

Dentista

São Gonçalo

Sim. Esses são sintomas de disfunção de ATM. Procure um especialista para a correta orientação e tratamento adequado

  • 11
  • 2
  • 5
Dr. Oduvaldo Cardoso Soares Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Obrigado pela sua pergunta. O zumbido pode ser sintoma de problemas de ouvido, problemas neurológicos e também um sintoma presente nas desordens da articulação da mandíbula com o crânio (DTM), a chamada articulação Temporomandibular (ATM). Como sua queixa principal é o zumbido, é necessário fazer avaliação com o Otorrino, e também com o neurologista, além da avaliação com seu cirurgião Bucomaxilofacial ou especialista em DTM. O Deslocamento do disco articular pode ser com redução (muito frequente) ou sem redução, neste último caso se faz necessária uma abordagem mais urgente. Espero ter ajudado, os problemas articulares são muito complexos. Boa sorte e melhoras!

  • 45
  • 25
  • 13
Frederico Aiex Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Juiz de Fora

O sr deverá procurar um cirurgião bucomaxilofacial ou um especialista em DTM. Na consulta inicial o profissional deverá, além do exame clinico, solicitar exames de imagem que poderão confirmar as suspeitas diagnósticas e iniciar a terapêutica adequada.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 3
  • 2
  • 1
Dr. Paulo Marcos Silva Nunes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 55 perguntas sobre Disfunção de ATM