Distúrbios Menstruais - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Distúrbios Menstruais

Os especialistas falam sobre a Distúrbios Menstruais

As razões dos distúrbios menstruais estão relacionadas com a ausência da menstruação (amenorreia) e ao sangramento uterino anormal. Alterações hormonais e lesões no útero, podem ser a causa desses distúrbios como: sinéquia uterina, mioma, adenomiose, pólipo, hiperplasia endometrial, ectopia cervical e câncer de útero. Se não houver lesões no útero, deve ser investigado desordens em outros órgãos como: ovário, fígado, tireoide, adrenal, hipófise hipotálamo e distúrbios da coagulação do sangue. A investigação diagnóstica através da consulta, exames laboratoriais e de imagens permite identificar a causa do problema para direcionar o tratamento que inclui desde o uso de hormônios até cirurgias.
Dr. Jose Alexandre Portinho
Dr. Jose Alexandre Portinho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista, Nutrólogo

|

Rio de Janeiro

Distúrbios menstruais podem ser causados por vários motivos: alterações hormonais, problemas na estrutura do útero (ex: mioma, pólipo), infecções (ex: clamídia, endometrites, HPV), problemas no colo uterino (ex: pólipo, HPV, vaginites), alterações na tireóide ou prolactina, ausência de ovulação, etc. Portanto, na presença de alterações da menstruação, é necessária uma consulta com exame físico completo, coleta de exame papanicolau, ultra-som endovaginal, exames de sangue, e em alguns casos, exames da secreção vaginal.
Dra. Paula Guastaferro Magalhães
Dra. Paula Guastaferro Magalhães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Belo Horizonte

A regularidade dos ciclos menstruais é uma das principais características do organismo feminino que assegura que ele está saudável, pronto para uma gestação. Excluindo os extremos das idades - adolescência e climatério- onde as irregularidades são esperadas e não representam distúrbios. Há diversas doenças que podem acarretar irregularidade menstrual, como alterações hormonais (por exemplo síndrome dos ovários policísticos), alterações metabólicas (como por exemplo doenças da tireóide), alterações anatômicas(como por exemplo miomas e pólipos), infecções, uso de medicamentos, entre outras, e uma investigação minuciosa é necessária.
Dra. Daniela Vilariço Alves de Oliveira
Dra. Daniela Vilariço Alves de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Alterações no padrão da menstruação, como sangramento aumentado, cólicas fortes, sangramentos fora do período habitual da menstruação, ausência de menstruação, sintomas de TPM como ansiedade, tristeza e irritabilidade devem ser diagnosticados e podem ser tratados de diversas formas, dependendo de cada paciente. Assim, durante a consulta, a conversa sobre histórico pessoal e familiar, o exame clínico e, se necessários, os exames laboratoriais, permitem direcionar e individualizar o tratamento para esses distúrbios
Dra. Patricia Bisestre Peres
Dra. Patricia Bisestre Peres Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Jundiaí

Os distúrbios menstruais ou sangramento uterino anormal são os padrões menstruais que fogem da normalidade. O padrão menstrual são menstruações com intervalo entre 25 e 35 dias, duração entre 3 e 7 dias e volume entre 30 e 80 g. As causas do sangramento uterino anormal podem ser diversas: estruturais (mioma, polipo, adenomiose, hiperplasia ou malignidade) e não estruturas (coagulopatia, disfunção ovulatória,endometrial, idiopática e não classicada). O diagnóstico e baseado na historia clínica, exame físico, uso de medicações, dosagens hormonais e exames de imagem como o ultrasom. O tratamento é direcionado, individualizado e baseado na correção a alteração encontrada.
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Ribeirão Preto

Ver mais

Tem perguntas sobre Distúrbios Menstruais?

Nossos especialistas responderam 134 perguntas sobre Distúrbios Menstruais.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Existem muitos tratamentos para melhorar seus sintomas. O ideal é você procurar o seu ginecologista

  • 844
  • 202
  • 9960
Dr. Fabiano Malzac Franco

Ginecologista

Rio de Janeiro

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Esclareça suas dúvidas. A primeira menstruação após procedimentos cirúrgicos sobre o útero como a histeroscopia pode vir diferente do habitual e mais intensa. A partir da segunda menstruação, o padrão menstrual voltará ao seu normal. As causas de sangramento uterino anormal devem ser investigadas como miomas, adenomiose, etc Converse com o seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação. Cheque a biópsia da sua cirurgia.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 7632
  • 2904
  • 7490
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Oi, Normalmente ocorre a amenorréia com o uso da progesterona de depósito, mas não é uma garantia absoluta. O anticoncepcional continua sendo efetivo, mesmo sangrando. Siga as orientações do seu Ginecologista!

  • 298
  • 30
  • 117
Dr. Jozildo Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Recife

Marcar consulta

Olá. Nunca inicie uma medicação hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer medicação hormonal. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. Qual a causa da sua irregularidade menstrual? Síndrome do ovário policístico?Menopausa? Alteração da tireoide? Hiperprolactinemia? Existe o risco de gravidez? A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Os exames laboratoriais, hormonais e ultrassom podem ser necessários para o diagnóstico. O acetoflux não necessariamente fará a sua menstruação descer. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento corretos. Agende a sua consulta.

  • 7632
  • 2904
  • 7490
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Ver as 134 perguntas sobre Distúrbios Menstruais