Distúrbios Menstruais - Informação, especialistas, perguntas frequentes.
Tudo sobre Distúrbios Menstruais
Os especialistas falam sobre a Distúrbios Menstruais
As razões dos distúrbios menstruais estão relacionadas com a ausência da menstruação (amenorreia) e ao sangramento uterino anormal. Alterações hormonais e lesões no útero, podem ser a causa desses distúrbios como: sinéquia uterina, mioma, adenomiose, pólipo, hiperplasia endometrial, ectopia cervical e câncer de útero. Se não houver lesões no útero, deve ser investigado desordens em outros órgãos como: ovário, fígado, tireoide, adrenal, hipófise hipotálamo e distúrbios da coagulação do sangue. A investigação diagnóstica através da consulta, exames laboratoriais e de imagens permite identificar a causa do problema para direcionar o tratamento que inclui desde o uso de hormônios até cirurgias.
Distúrbios menstruais podem ser causados por vários motivos: alterações hormonais, problemas na estrutura do útero (ex: mioma, pólipo), infecções (ex: clamídia, endometrites, HPV), problemas no colo uterino (ex: pólipo, HPV, vaginites), alterações na tireóide ou prolactina, ausência de ovulação, etc. Portanto, na presença de alterações da menstruação, é necessária uma consulta com exame físico completo, coleta de exame papanicolau, ultra-som endovaginal, exames de sangue, e em alguns casos, exames da secreção vaginal.
Alterações no padrão da menstruação, como sangramento aumentado, cólicas fortes, sangramentos fora do período habitual da menstruação, ausência de menstruação, sintomas de TPM como ansiedade, tristeza e irritabilidade devem ser diagnosticados e podem ser tratados de diversas formas, dependendo de cada paciente. Assim, durante a consulta, a conversa sobre histórico pessoal e familiar, o exame clínico e, se necessários, os exames laboratoriais, permitem direcionar e individualizar o tratamento para esses distúrbios
Os distúrbios menstruais ou sangramento uterino anormal são os padrões menstruais que fogem da normalidade. O padrão menstrual são menstruações com intervalo entre 25 e 35 dias, duração entre 3 e 7 dias e volume entre 30 e 80 g. As causas do sangramento uterino anormal podem ser diversas: estruturais (mioma, polipo, adenomiose, hiperplasia ou malignidade) e não estruturas (coagulopatia, disfunção ovulatória,endometrial, idiopática e não classicada). O diagnóstico e baseado na historia clínica, exame físico, uso de medicações, dosagens hormonais e exames de imagem como o ultrasom. O tratamento é direcionado, individualizado e baseado na correção a alteração encontrada.
As irregularidades no ciclo menstrual como ausência de menstruação ou sangramento uterino excessivo são os distúrbios que mais afetam as mulheres na idade reprodutiva. O desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênios e progesterona em geral são os causadores dessas irregularidades porém em alguns casos podem ser consequência de problemas psíquicos ou estresse físico. Além do exame físico ,alguns exames serão necessários para se descobrir a causa tais como dosagens hormonais e US pélvico. O tratamento portanto vai depender da causa encontrada. Por isso é de grande importância que diante de atrasos menstruais ou sangramentos anormais a procura pelo ginecologista para o tratamento adequado.
Tem perguntas sobre Distúrbios Menstruais?
Nossos especialistas responderam 59 perguntas sobre Distúrbios Menstruais.
Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita
- A sua pergunta se publicará de forma anônima.
- Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
- Seja breve e conciso.
- Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
- Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.
Estas são as mais populares:
Existem muitos tratamentos para melhorar seus sintomas. O ideal é você procurar o seu ginecologista
- Obrigado 4
- 2 especialistas de acordo
-
- 844
- 198
- 8392
Ginecologista
Rio de Janeiro
Vários fatores podem provocar o atraso ou a irregularidade menstrual. O uso prolongado de anticoncepcionais sem intervalos; alterações do funcionamento da tireóide (hipo ou hipertireoidismo); o uso de medicamentos de ação no sistema nervoso central (Sertralina, Diazepan, Fluoxetina) e alterações na produção de hormônios reprodutivos feminino (Síndrome de Ovários Policísticos, Menopausa Precoce, Transição Menopausal, Hiperprolactinemia, etc). Fundamental procurar seu médico para correta avaliação e exames auxiliares.
- Obrigado 2
- 5 especialistas de acordo
-
-
- 18
- 12
- 48
Ginecologista
São Paulo
Olá, são muitas as causas das irregularidades menstruais. Podem ser causas hormonais, miomatose, adenomiose, pólipos e infecções dentre outras. O ideal seria passar em consulta para avaliar sua história pessoal e médica, história familiar, exame físico bem como solicitação de exames pertinentes à sua queixa. Não é adequado nesse momento de investigação diagnóstica o uso de medicações hormonais pois podem prejudicar o diagnóstico. À disposição.
- Obrigado 1
- 1 especialista está de acordo
-
-
- 9
- 1
- 5
Ginecologista
São Paulo
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Se está é a primeira vez que você está com essa irregularidade menstrual, é normal. Fique tranquila. O estresse físico e emocional do câncer de pele e da cirurgia pode provocar irregularidade menstrual. Se a irregularidade se mantiver, você precisará investigar a causa do sangramento uterino anormal. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
- Obrigado 1
-
-
- 3699
- 1778
- 2430
Ginecologista
Ribeirão Preto
Aviso Legal - doctoralia.com.br - Todo o conteúdo publicado na Doctoralia é de caráter informativo e nunca deve ser considerado um substituto de aconselhamento médico.