Após o diagnóstico de Doença Diverticular do Cólon Esquerdo, atravez d...

A doença diverticular dos colons está relacionada à obstipação (intestino preso) e a ao avanço da idade. Em certas faixas etárias, espera se que até 30% das pessoas tenham essa alteração. O maior risco é o da inflação desses diverticulos, determinando a diverticulite. Dieta saudável, rica em fibras, manter se magro e ativo fisicamente, são bons hábitos para evitar problemas.

A doença diverticular tem duas complicações maiores: sagramento ou inflamação (diverticulite). O mais importante é sempre manter o habito intestinal regular com uma dieta rica em fibras e beber bastante líquido. Se não houver complicações, não há indicação de tratamento cirúrgico.

A diverticulite, que é a inflamação dos divertículos, pode complicar e causar abscesso intra-abdominal ou até mesmo uma perfuração do intestino com contaminação da cavidade abdominal por fezes, causando uma infecção que pode ser muito grave e até mesmo fatal, que é chamada de peritonite!
Caso já tenha ocorrido 3 episódios ou mais de diverticulite, está indicado a ressecção do segmento do intestino acometido!
Hoje em dia esse procedimento pode ser feito por videolaparoscopia ou até mesmo por robô.
Sugiro uma avaliação de um cirurgião geral!

Ver as 20 perguntas sobre Diverticulite

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Diverticulite?

Nossos especialistas responderam 20 perguntas sobre Diverticulite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.