Doenças Da Coluna Vertebral - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Doenças Da Coluna Vertebral

Informação sobre Doenças Da Coluna Vertebral

O que é?

A coluna vertebral é o órgão que distingue os animais vertebrados dos invertebrados. Possui de 32 a 34 vértebras (quase sempre 33) ligadas por articulações. Suas enfermidades podem ser divididas nos seguintes grupos: doenças degenerativas, inflamatórias, lesões, deformações, espondilolistese e tumores. Doenças degenerativas: provocadas pelo processo do envelhecimento afetam os discos vertebrais, as próprias vértebras, suas articulações e ligamentos. São elas: osteocondrose (espondilose); espondilartrose; doenças dos discos vertebrais, cervicais e lombares; estenose do canal espinal, cervical, lombar ou degenerativa. Doenças inflamatórias: resultam de processos inflamatórios na coluna que acarretam, de forma frequente, alterações estruturais. São elas: espondilodiscite infecciosa; artrite reumática e espondilite anquilosante (doença de Bechterew). Lesões: acidentes como fraturas ou deslocamentos, que alteram a estrutura óssea e são capazes de desestabilizar a coluna vertebral causando danos à medula. Deformações: modificações do formato natural. A escoliose é uma delas. Espondilolistese: deslizamento das vértebras. Tumores: crescimento descontrolado de células que pode gerar tumores benignos ou malignos.

Qual é a causa?

As dores na coluna podem ser causadas por uma série de fatores. Incidentes em quase todos os órgãos podem gerar essa situação. As causas mais comuns desses problemas são traumas, malformações congênitas, postura inadequada, fibromialgia, degeneração por envelhecimento, inflamações, alterações metabólicas, tumores e até mesmo motivações de ordem psíquica. É possível, no entanto, listar alguns fatores de riscos para o surgimento dessas dores: obesidade, tensão emocional, ansiedade, depressão, esforço excessivo e repetição de movimentos devido à atividade profissional são alguns deles. Quais os sintomas? A dor é o principal sintoma das doenças na coluna. Ela pode ser localizada em uma área ou mesmo irradiada não apenas pela coluna, mas por outras partes do corpo.

Como fazer o diagnóstico?

O médico precisa fazer uma atenta entrevista com o paciente para tentar localizar o ponto gerador da dor. O conhecimento do histórico clínico também ajuda. Mas raramente o exame físico é suficiente para confirmar um diagnóstico. Vários exames laboratoriais e de imagens estão disponíveis. Raios-X, tomografia computadorizada e a ressonância magnética são alguns dos exames mais utilizados.

Qual o tratamento?

O tratamento varia muito de acordo com o tipo de problema, a localização e a intensidade da dor. Os problemas degenerativos não apresentam muitas opções além do acompanhamento. Dores relacionadas à postura podem ser corrigidas com fisioterapia. Medicamentos podem ser utilizados assim como, em alguns casos, o procedimento cirúrgico.

Possui uma dúvida concreta sobre Doenças Da Coluna Vertebral? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Doenças Da Coluna Vertebral

As doenças da coluna vertebral são uma das causas mais comuns de afastamento do trabalho e incapacidade para exercer tarefas normais do dia-a-dia. Os sintomas: dores que limitam os movimentos; incapacidade para esforços; restrição da capacidade de permanecer em determinada posição; fraqueza muscular ou dormência nos membros. O resultado disto é a queda da qualidade de vida, problemas de convívio familiar e social, queda do desempenho físico e da capacidade de trabalho, ou seja, diminuição da capacidade de viver plenamente suas potencialidades. Lidar com estas dificuldades e oferecer as melhores opções para "manter-se no jogo" é nossa principal missão.
Dr. Regis Tavares da Silva
Dr. Regis Tavares da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Brasília

As doenças de coluna apresentam-se geralmente por quadros de dores. A correta avaliação inclui exame clínico e exames de imagem - quanto mais aguçado o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento efetivo.
Franz Onishi
Franz Onishi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São Paulo

Dor lombar A dor lombar é uma das queixas mais comuns na prática médica, junto com a dor de cabeça. Trata-se de uma dor na região mais baixa das costas. Há muitas causas para dores nessa região, como obesidade, má postura, lesões musculares, patologias renais e doenças da coluna vertebral. Estas últimas, que englobam as hérnias de disco, as fraturas ou, em casos mais raros, os tumores, podem ter indicação cirúrgica.
Dr. Felipe Gonçalves de Carvalho
Dr. Felipe Gonçalves de Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Rio de Janeiro

As principais doenças da coluna vertebral são: - Hérnias de disco, - espondilose, artrose, "bicos de papagaio", listeses ("escorregamento") entre as vértebras - estenose ou canal estreito - escoliose, cifose e deformidades; - fraturas vertebrais - inflamações e infecções na coluna - Cistos e tumores primários ou secundários/ - Entre outras.
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São Paulo

A coluna vertebral é composta por trinta e três pequenos ossos ou vértebras que sustentam o corpo, permitindo o movimento e protegendo a medula. Entre cada duas vértebras existe um disco intervertebral, que ajuda a absorver as pressões e impede o atrito entre as vértebras, além de servirem de amortecedores; estes discos garantem a flexibilidade da coluna vertebral. Com a idade, o esforço ou movimentos incorrectos, a estrutura dos discos altera-se desidratando-se e modificando a sua flexibilidade. Além das lesões do disco, também as alterações das articulações entre vértebras, os ligamentos e os músculos que estão adjacentes à coluna podem contribuir para o aumento da dor.
Otávio Gomes da Paz
Otávio Gomes da Paz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Internista, Reumatologista

|

Belém

Ver mais

Tem perguntas sobre Doenças Da Coluna Vertebral?

Nossos especialistas responderam 168 perguntas sobre Doenças Da Coluna Vertebral.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O Pilates ou a Hidroginástica são recursos terapêuticos que devem ser escolhidos após uma avaliação criteriosa. Com essa avaliação chega-se a um diagnóstico funcional e, ai sim, é possível optar por algum recurso. Pela colocação penso que o ideal seria consultar um Fisioterapeuta que domine técnicas de manipulação ou mobilização da coluna (um especialista em Osteopatia por exemplo) ou um profissional que trabalhe com RPG (Reeducação Postural Global). O Pilates e/ou a Hidroginástica devem ser feitos mais pra frente quando você estiver com certo condicionamento musculoesquelético.

  • 28
  • 31
  • 240
Dr. Paulo Cortez

Essa redução do espaçamento é um sinal radiográfico de discopatia, alteração muito comum em pacientes com dor na coluna. Existem diversos tratamentos para a dorsalgia "simples" (casos que não sejam decorrentes de doenças mas graves), como fisioterapia, exercícios para a coluna, escolas de postura, RPG, pilates, exercícios aeróbicos, yoga, massoterapia, quiropraxia... Para formular um diagnóstico completo do quadro e realizar a indicação de tratamento adequado outras informações são necessárias. A diminuição de sensibilidade que se refere pode ser acometimento neurológico, e deve ser investigado por médico em consulta! Algumas situações de "diminuição do espaço intervertebral" necessitam de cirurgia. Recomendo uma consulta com médico para análise detalhada do caso e indicação de tratamento.

  • 98
  • 59
  • 70
Dr. Daniel Bedran de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

São José do Rio Preto

Marcar consulta

Olá! A CID (Classificação Internacional de Doenças) não leva em conta apenas os exames complementares (exemplo: ressonância magnética), mas sim o conjunto de sinais e sintomas associados à história clínica do paciente. Leve o seu exame a uma consulta e seja avaliado por um especialista em coluna. Certamente a sua dúvida será sanada de imediato! Boa sorte!

  • 177
  • 12
  • 115
Dr. Saulo Morais Rodrigues de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Brasília

Marcar consulta

Até pode ser da coluna mas é preciso descartar algo no pulmão ou nos nervos que "correm" abaixo das costelas. Para isto é preciso ser examinado também do ponto de vista clínico. Assim, procure um clínico geral e também um especialista em coluna (ortopedista ou neurocirurgião).

  • 546
  • 140
  • 395
Dr. Alexandre Podgaeti

Ortopedista - Traumatologista

São Paulo

Ver as 168 perguntas sobre Doenças Da Coluna Vertebral