É possível determinar se a córnea é fina sem ter feito os exames pre-o...

Apenas nos extremos podemos saber se a córnea é fina (no caso de uma ulcera) ou espessa ( no caso de um edema) sem abrir mão de exames complementares. Nos casos onde não estamos diante de uma doença, a única maneira é medindo com equipamentos apropriados.

Durante o exame em consultório é possível fazer uma avaliação estimada da Córnea, mas é necessário realizar exames mais detalhados, como paquimetria ou tomografia de Córnea, para conseguir quantificar a espessura e avaliar se pode haver alguma influência dela no procedimento a ser realizado.

Durante o exame básico , no qual faz parte a biomicroscopia com a lâmpada de fenda , é possível identificar afinamento corneano avançado. São causas comuns de afinamento o ceratocone e a úlcera de córnea.
Exames adicionais como a paquimetria e a tomografia de córnea complementam esta avaliação e se fazem essenciais em casos que esta alteração não é evidente ao exame clínico.

Ver as 58 perguntas sobre Doenças Da Córnea

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Doenças Da Córnea?

Nossos especialistas responderam 58 perguntas sobre Doenças Da Córnea.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.