Doenças Prostáticas - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Doenças Prostáticas

Informação sobre Doenças Prostáticas

O que é?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela tem como função produzir e armazenar um fluído que constitui (de 10% a 30%) o fluido seminal. Esse fluido seminal, conjuntamente com os espermatozoides, forma o sêmen. Ela é localizada abaixo da bexiga e pesa de 15 a 20 gramas. São três as doenças que mais a afetam:

Infecção (prostatite aguda ou crônica)

Trata-se de uma infecção bacteriana que atinge 10% dos homens com idade em 30 e 50 anos. Pode ser aguda ou crônica. Quando a prostatite é aguda, o paciente tem febre, sente tremores, fraqueza, dor e vontade quase incontrolável de urinar. Sua urina sai escura, exala um cheiro forte e pode conter sangue. O diagnóstico pode ser feito com uma entrevista e exame físico com o paciente. Exames laboratoriais de sangue (PSA- Antígeno Prostático Específico) e de urina (cultura e bacteroscópico) podem ajudar o médico. O tratamento é feito com medicamentos (antibióticos e anti-inflamatórios) e repouso. A prostatite crônica tem sintomas mais leves. Não apresenta febre, mas precisa do uso medicamentos antibacterianos por períodos mais longos.

Hiperplasia benigna

A hiperplasia benigna é o crescimento exagerado da próstata sem formação de tumores. Afeta de 80% a 90% dos homens após os 40 anos e seu principal sintoma é a dor na hora de urinar. Além disso, o jato de urina fica fraco, há gotejamento, maior frequência de urina no período noturno e aparecimento de sangue. Na grande maioria das vezes (90%), pode ser tratada com medicamentos e acompanhamento clínico. Nos outros casos, é recomendada a cirurgia para remoção total ou parcial da próstata.

Câncer

O câncer de próstata é o adenocarcinoma mais comum no homem. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de cura. Para realizar o diagnóstico, o médico precisa fazer uma entrevista com o paciente. O histórico familiar (hereditariedade) é importante. O exame físico (toque retal) também. Exames laboratoriais como o nível de PSA no sangue podem ajudá-lo. Porém, quando há suspeita de câncer, há necessidade da realização do ultrassom transretal com biópsia prostática. O câncer na próstata não apresenta sintomas no início. Por isso, consultas regulares com o urologista após os 40 anos são essenciais para o diagnóstico precoce. A cirurgia é o único tratamento indicado. O envelhecimento é a o principal motivador das doenças de próstata. O órgão cresce com o tempo. A presença de casos na família também é um fator de risco assim como o hábito de fumar, o consumo excessivo de álcool, carne vermelha e leite.

Possui uma dúvida concreta sobre Doenças Prostáticas? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Doenças Prostáticas

A próstata pode ser acometida por doenças benignas (hiperplasia ou infecções) e malignas (câncer, descrito em mais detalhes em outros artigos). A Hiperplasia (HPB) é o crescimento benigno da próstata, que é natural do envelhecimento masculino e causará os sintomas de dificuldade miccional. A infecção (prostatite) podem estar relacionadas a DSTs (especialmente clamídea e gonorréia) ou infecções urinárias. Pode ser aguda (com quadro de febre, mal estar, sangramento e sintomas urinário) ou crônica, causando sintomas irritativos por longo período de tempo: aumento da frequência urinária, desconforto ou dor entre o escroto e o ânus ou dor no canal da urina.
Guilherme Antonio Veloso Coaracy
Guilherme Antonio Veloso Coaracy Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Brasília

Hoje o câncer da próstata, excluindo os tumores da pele, é o câncer mais comum no homem e o segundo que mais mata. A arma mais poderosa contra esta doença é seu diagnóstico precoce, pois nas fases iniciais, com o tumor limitado a próstata, as chances de cura são muito boas. A próstata também apresenta um tipo de crescimento benigno (Hiperplasia Benigna da Próstata), podendo levar a dificuldade de urinar por estreitamento da uretra. Isto acarreta problemas como aumento das idas ao banheiro durante o dia e a noite (piorando muito a qualidade do sono), pode comprometer a bexiga e dos rins, assim como infecção urinária, sangramento, pedra na bexiga e até uso de sondas para urinar.
Dr. Alexandre Oliveira Rodrigues
Dr. Alexandre Oliveira Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Santo André

Pacientes com dificuldade de esvaziamento da bexiga e aumento da frequência urinária noturna, podem estar com doença prostática. A avaliação anual da próstata nos permite acompanhar seu crescimento e o risco de aparecimento de tumor prostático. Iniciamos o tratamento clínico e na falha deste e nos casos mais graves, utilizamos os métodos cirúrgicos mais adequados a cada tipo de paciente.
Dr. André Luiz Campos Mancini
Dr. André Luiz Campos Mancini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Manaus

O que é HPB? A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma das doenças mais frequentes no homem. Consiste no crescimento benigno da próstata. Seu crescimento é decorrente de processo natural e inerente ao envelhecimento do homem - ligado diretamente à testosterona (hormônio masculino). Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos; e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. Por isso, a HPB, juntamente com o câncer de próstata, deve ser motivo de vigilância nas consultas urológicas, principalmente a partir dos 40/50 anos de vida da população masculina.
Dr. Marco Dionisio
Dr. Marco Dionisio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Rio de Janeiro

A próstata é uma glândula e faz parte do aparelho reprodutor humano. Ela fica abaixo da bexiga e acima do reto, englobando toda a volta da primeira porção da uretra. A próstata colabora com a produção do fluido seminal que ajuda a carregar os espermatozoides durante a ejaculação. Um dos problemas mais comuns da próstata é o seu crescimento benigno, que, com o passar do tempo, pode comprimir a uretra e causar dificuldade para urinar. Outras patologias que também podem acometer a próstata são o câncer de próstata e as prostatites (infecções e inflamações da próstata).
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Aracaju

Ver mais

Tem perguntas sobre Doenças Prostáticas?

Nossos especialistas responderam 43 perguntas sobre Doenças Prostáticas.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Importante retornar o urologista pois ele irá fazer uma série de perguntas para saber se o seu aumento prostático requer ou não algum tipo de tratamento. Ultrasom não faz nem exclui diagnóstico de neoplasia (câncer) de Próstata. Fique bem e um excelente 2018, Atenciosamente.

  • 95
  • 28
  • 65
Dr. Flávio Vasconcelos Ordones Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

São Paulo

Marcar consulta

Prezado amigo, é extremamente importante que você seja avaliado por um Urologista através de uma história clínica e exame físico completos. Uma vez identificado um nódulo na próstata, alguns exames complementares são necessários para esclarecer se trata-se de doença benigna ou câncer de próstata. Dentre estes exames, destacam-se o PSA, a Ressonância Multiparamétrica da Próstata e a Biópsia de Próstata, que são solicitados a depender da particularidade de cada paciente.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 4
  • 1
  • 10
Dr. Francisco Hidelbrando Alves Mota Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Fortaleza

Marcar consulta

Nos casos em que é também indicado realizar a Biopsia de prostata por suspeita de câncer

  • 47
  • 9
  • 40
Dr. Rafael Sakata Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

São Paulo

Marcar consulta

Ola. Este peso prostatico sugere uma próstata aumentada, mas nem todo aumento prostatico possui origem por uma lesão tumoral. A maior causa de aumento prostatico chama hiperplasia prostática benigna, que não é câncer de próstata. A diversas questões que devem observadas como os achados do toque, valor de PSA e, algumas vezes, é necessária a realização de outros exames para se ter certeza diagnostica. Sugiro que procure seu urologista para uma avaliação mais detalhada. Melhoras!

  • 278
  • 158
  • 354
Marcos Vinicius da Silva Franca Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista

Taguatinga

Ver as 43 perguntas sobre Doenças Prostáticas