Dor no calcanhar e esporão de calcanhar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Qual é o calcanhar?

Um esporão do calcâneo é uma formação no pequeno osso que se forma no calcâneo (osso do calcanhar). Parece estar sob a sola do pé a uma considerável pressão por um período prolongado de tempo.

Qual é a causa de dor no calcanhar e esporão de calcanhar?

A cada passo, um de seus dois saltos tem que suportar todo o peso do corpo. Com a caminhada, a carga sobre o calcanhar é de 20 vezes o peso do corpo. Esse ônus é mitigado por uma almofada de gordura (fat) sob o calcanhar e fáscia (bainha fibrosa que protege os tendões e músculos) abaixo do pé.

Se o atleta não realiza um aquecimento adequado, ou um sedentário pratica esporte ocasionalmente nos fins de semana, por exemplo, pode produzir uma sobrecarga dos músculos da panturrilha e do tendão de Aquiles. Estas estruturas são inseridos no osso do calcanhar (calcâneo) na parte traseira. É por isso que quando há uma sobrecarga dos músculos do tendão de Aquiles ou uma maior tensão sobre a fáscia, tendões e músculos da sola, são inseridos no calcâneo anterior. Esta tensão de tração pode causar inflamação e até mesmo pequenas fissuras na fáscia na sua inserção no calcâneo.

Cada vez que você se sentar, dormir ou descansar as pernas, os músculos do pé vão contrair com a intenção de proteger a área lesionada da fáscia. . E uma vez que você começar a se mover, a rachadura na inserção da fáscia vai piorar.

Para compensar a inserção e danos repetidos da fáscia na frente do calcâneo (calcanhar), o corpo tenta reparar da mesma forma que um osso quebrado, que é cercar e proteger a área lesada por um processo inflamatório,  que posteriormente calcifica. Isso resulta no aparecimento de uma formação chamada esporão.

Mas não é o estímulo em si que dói. O esporão é o resultado de estresse prolongado sobre a fáscia e sua inserção na sola.

Quais são os sintomas de um esporão no calcanhar?

  • Dor severa, como pinos no interior do calcanhar.
  • A dor geralmente desaparece em repouso, mas se agrava quando se levantam.
  • Em geral, a dor é mais intensa no período da manhã.
  • A dor piora ao caminhar sobre uma superfície dura ou carregar objetos pesados, como uma mala.
  • A dor pode ser tão grave que impede as atividades diárias normais.

Grupos de risco

Maioria das pessoas de meia-idade que estão acima do peso . Isso ocorre porque a gordura abdominal sob o calcanhar, responsável pela absorção de choque, atrofia com a idade e perde a sua eficácia.

  • Atletas de fim de semana.
  • Pessoas cujos pés são pronados e não foram corrigidos. Um pé pronado é aquele que é ligeiramente inclinados para fora, a borda externa do pé é elevada ao caminhar ou correr.

Dicas sobre cuidados com os pés

  • Realizar um bom aquecimento, junto com o alongamento antes do treino. Não permita que seu pé arrefeça rapidamente no final do esporte.
  • Se você "caminha" melhor é executar várias vezes por semana a uma curta distância, do que uma vez uma longa distância.
  • Não superestime sua capacidade. Se necessário procure aconselhamento para estabelecer um conjunto de exercícios e treinamentos para dar ao seu corpo tempo para se adaptar adequadamente ao esporte.
  • Se você sentir dor no calcanhar, pode ser a sobrecarga seus tendões.
  • Após um episódio de dor, você deve permitir que o seu calcanhar se curar corretamente. Descansar e não praticar esportes até que você esteja totalmente recuperado.
  • Durante a recuperação vai: descansar, fazer a aplicação fria local, aplicar a compressão, mantendo o pé elevado. Coloque uma bolsa de gelo ou um saco de ervilhas congeladas envolto em um pano, sobre o calcanhar. Uma bandagem elástica é ideal para compressão e prestar um apoio adequado ao pé. Esta deve ser firme, mas não tão apertada para não afetar a circulação sanguínea. O pé deve estar em uma cadeira ou em um travesseiro.

Como o médico faz um diagnóstico?

Esporão de calcanhar éo diagnosticado por sinais e sintomas presentes durante o exame do paciente.

Para confirmar o diagnóstico e descartar outras patologias responsáveis ??pela dor no calcanhar como a artrite, o médico poderá solicitar outros exames, como raios-X (X raios).

Tendo desenvolvido um esporão no calcanhar pode ser uma imagem difícil de tratar. No entanto, em muitos casos, houve apenas uma lesão de ligamentos menores que podem ser curados em várias semanas ou meses.

Prevenção, prevenir ou corrigir fatores predisponentes no início do quadro pode melhorar o prognóstico e evolução a longo prazo.

Como fazer para não se ter um calcanhar doloroso?

  • Em todos os estágios da doença é importante usar sapatos adequados, almofada boa e prestar os cuidados adequados para o pé. Você também pode usar uma almofada do calcanhar de silicone ou espuma.
  • Reduzir a atividade e descansar o calcanhar.
  • O seu médico pode prescrever anti-inflamatórios.
  • Injeções de corticosteróides localizadas às vezes podem reduzir significativamente a dor, mas os efeitos são apenas temporários, e essas injeções são muito dolorosas.
  • Um podólogo ou calista, com experiência adequada pode proporcionar conselhos adequados sobre a postura correta do pé, e o uso de modelos ou calçado adequado.
  • O tratamento cirúrgico não é indicado rotineiramente.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dor no calcanhar e esporão de calcanhar

Vania Rodinick

Vania Rodinick

Fisioterapeuta

São Paulo

Luísa Leite

Luísa Leite

Fisioterapeuta

São Paulo

Shayeny Walter

Shayeny Walter

Fisioterapeuta

São Carlos

Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira

Fisioterapeuta

Campinas

Victor hugo Souto

Victor hugo Souto

Fisioterapeuta

João Pessoa

Matheus Fernandes

Matheus Fernandes

Fisioterapeuta

São Carlos

Perguntas sobre Dor no calcanhar e esporão de calcanhar

Nossos especialistas responderam a 121 perguntas sobre Dor no calcanhar e esporão de calcanhar

Olá! O paracetamol é usado para diminuir a inflamação, mas como o esporão é uma calcificação óssea não some com o tempo, a fisioterapia vai ajudar com a redução da inflamação, gelo é indicado…

Bom dia. Antes de seguir com algo mais invasivo, sugiro medidas mais conservadoras como medidas anti-inflamatórias realizada no tratamento fisioterapêutico como o laser e ultrassom, além da prescrição…

Especialistas falam sobre Dor no calcanhar e esporão de calcanhar

A principal causa da dor no calcanhar é a Fasciite Plantar (que alguns chamam de esporão). A inflamação da fáscia plantar deixa a estrutura mais sensível à pressão e à tensão. É uma dor característica na sola do pé em agulhada, queimação, pressão. Aparece dor ao levantar de manhã da cama, ao levantar após um período sentado, e/ou ao ficar muito tempo de pé. Para tratar, com a melhor chance de sucesso deve-se associar: melhora inflamatória local (fisioterapia, infiltração corticoesteroides, medicação oral ou tópico etc), proteção da sobrecarga (palmilha, bota ortopédica etc) e principalmente alongamento e fortalecimento da panturrilha.

Rodrigo Vicente

Ortopedista - traumatologista

Campinas


A fasceíte plantar, comumente denominada esporão calcaneano, é a causa de dor plantar mais comum, tanto em atletas como em idosos e sedentários. Causa de dor principalmente nos primeiros passos do dia, e ao usar calçados de salto baixo. Deve ser tratada prontamente após o início dos sintomas para que não se torne condição crônica. Existem diversas modalidades terapêuticas, a depender da fase me que a doença se encontra.

Juliana Doering Xavier Da Silveira

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte

Campinas

Agendar uma visita

O Esporão do calcâneo é um termo amplo, usamos esse termo geralmente para indicar que existe a formação de uma proeminência por calcificação na região plantar ou/e posterior do calcâneo. O tratamento varia e somente uma boa avaliação irá favorecer a melhora. Como opções para o tratamento: medicações, palmilhas, exercícios, Reabilitação Fisioterápica, e em alguns casos, necessidade de tratamento cirúrgico.

Bruno De Carvalho Marques

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

As dores nos calcanhares apresentam grande impacto na vida cotidiana do paciente pela dor e dificuldade de andar normalmente. É necessário acompanhamento especializado com ortopedista para avaliação da sua origem e tratamento específico de maneira a prevenir seu agravamento.

Silvia Iovine Kobata

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte


A dor no calcanhar é bastante frequente e pode estar associada ou não a presença de um esporão (saliencia óssea) no calcâneo (osso do calcanhar). O tratamento é individualizado para cada caso a ser indicado pelo ortopedista.

Luciano Suruagy

Ortopedista - traumatologista

Recife


Dor no calcanhar pode ser por esporão ou por fascite plantar , a radiografia e a ultrassonografia esclarecem , o tratamento exige repouso , calcanheira ou palmilha de silicone, fisioterapia associada a bolsa de gelo, antiinflamatórios, evitar sapatos sem nenhum salto. o ideal é o plataforma baixo ou tênis acolchoado

Romulo Scelza

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro


A Doença de Sever, também conhecida como Osteocondrose do calcâneo ou Apofisite do calcâneo, é a dor no calcanhar comum nas crianças e adolescentes, ocorre devido a uma lesão da cartilagem do osso calcâneo. O osso do calcanhar (calcâneo) desenvolve-se em duas partes. Até que o osso endureça completamente, entre os 8 e 16 anos, ambas as partes estão unidas por uma cartilagem também chamada de placa de crescimento. Esta patologia é decorrente do uso exacerbado do osso e do tendão do calcanhar, o que causa copiosos microtraumas nas placas de crescimento do calcanhar ocorridos durante a prática de exercícios físicos. Procure sempre um especialista para maiores esclarecimentos.

James Augusto Soares Ferro

Ortopedista - traumatologista

Marília


Esporão de calcâneo é um fragmento ósseo que cresce a partir do calcâneo, o osso do calcanhar. Seu desenvolvimento se deve a uma sobrecarga significante no calcanhar, causada por atividades de alto impacto e uso de sapatos inadequados. Os tipos de pés também são fatores que podem causar essa patologia. O pé cavo e o pé chato não têm eficiência para amortecer o impacto adequadamente, pois são muito rígidos ou desabados. A melhor forma de prevenção e tratamento é diminuir a carga de exercícios, fortalecer, alongar-se e usar palmilhas ortopédicas.

Cassius Caique Leal

Fisioterapeuta

São Paulo

Quais profissionais tratam Dor no calcanhar e esporão de calcanhar?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.