É verdade que a masturbação pode causar ejaculação precoce?

Não é verdade!

A masturbação é uma expressão da sexualidade normal do ser humano, iniciando na infância e se mantendo presente ao longo da vida. Constitui-se não apenas em fonte de prazer, mas também de autoconhecimento e apesar de vários tabus sociais, não acarreta quaisquer prejuízos à saúde de homens ou mulheres.
A masturbação pode estar associada, em alguns
casos, à Ejaculação Precoce quando na história de vida do paciente ocorre um padrão regular de realizar a masturbação com pressa por medo de ser "flagrado" no ato, o que condiciona uma resposta de incontinência ejaculatória. Neste caso, o tratamento deve ser psicoterápico, não só analisando as questões afetivas e cognitivas pertinentes, como orientando exercícios para o re-condicionamento da resposta ejaculatória.
A masturbação, como qualquer outra atividade sexual, deve ser realizada idealmente em ambiente privativo, onde a pessoa sinta-se segura e tranquila com tempo suficiente para explorar ao máximo a experiência.

Penso que é o contrário. Se a pessoa tem o conhecimento de seu corpo, provavelmente, terá maior controle de itens relacionados ao mesmo e que tenham participação parcialmente voluntária, como a ejaculação.

Não é a masturbação em si que causa a ejaculação precoce e sim a forma de como se aprende a controlar o impulso do prazer. É na masturbação que se adquire o conhecimento do seus desejos. Pode fazer o uso do toque pelo corpo todo e não só nos órgão sexuais. Vá em busca de novas sensações que terá uma boa aprendizagem, com certeza estará pronto para receber o outro.

A masturbação feita de maneira rápida, por medo de ser pego se masturbando, por querer ter o prazer logo no inicio ou por outro motivo que tenha objetivo de ejacular mais rápido, sim pode levar no futuro a ser um ejaculador precoce, pois torna-se um comportamento aprendido. Caso isso esteja acontecendo, procure um psicólogo (a) especializado em sexologia clínica (terapia sexual) para tratamento.

Mentira! Ao contrario, quanto mais uma pessoa se masturba, melhor ela se conhece. Os pensamentos armazenados em sua estrutura cognitiva relacionados as fantasias causadoras prazer, proporciona um conteúdo de experiências que colabora para manter um equilíbrio no momento da relação propriamente dita.
O causador da ejaculação precoce são os pensamentos disfuncionais estabelecidos, que se tornaram crenças centrais disfuncionais. Neste caso um psicólogo pode ajudar.

Ver as 33 perguntas sobre Ejaculação precoce

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Ejaculação precoce?

Nossos especialistas responderam 33 perguntas sobre Ejaculação precoce.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.