Endometriose - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Endometriose

Informação sobre Endometriose

O que é?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.

Qual é a causa?

No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.

Quais os sintomas?

A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.

Qual o tratamento?

O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.

Possui uma dúvida concreta sobre Endometriose? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Endometriose

Endometriose é a doença diagnosticada quando o endométrio, que é tecido que reveste o útero por dentro é encontrado fora da cavidade uterina. Os implantes de endometrioses podem se alojar e crescer na parte externa do útero, nos ovários, nas trompas, e até na bexiga e no intestino. As lesões podem causar inflamação no local e nas estruturas vizinhas causando dor e aderências (tecido cicatricial) entres os órgãos. Nos ovários podem formar grandes cistos com conteúdo marrom no seu interior (cisto chocolate) que são os endometriomas. Ao se implantar no miométrio, que a camada muscular do útero, se infiltrando no órgão difusamente ou em nódulos, que parecem miomas chamamos de adenomiose.
Dra. Carla Iaconelli
Dra. Carla Iaconelli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Trata-se de uma doença ginecológica benigna, caracterizada por focos de endométrio na pelve. Os principais sintomas são infertilidade, dor pélvica crônica e cólicas menstruais intensas. O diagnóstico da doença é feito pela ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal para pesquisa de endometriose ou ressonância magnética de pelve. O tratamento da endometriose é multidisciplinar e envolve tratamento clínico, cirurgia por videolaparoscopia, nos casos mais avançados, e reprodução assistida/fertilização in vitro quando necessário.
Dra. Marina De Paula Andres
Dra. Marina De Paula Andres Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

A Endometriose é uma doença inflamatória pélvica da mulher que caracteriza-se pela presença do tecido endometrial ( tecido que reveste o utero internamente) fora do seu lugar habitual. O diagnostico, estadiamento (quantificação da doença) e o tratamento são cirúrgicos na grande maioria dos casos através de videolaparoscopia. Realizamos o tratamento da endometriose em todos os seus estadiamentos nos melhores hospitais de São Paulo, a cirurgia promove uma excelente recuperação à paciente.
Dr. Gustavo Comodo
Dr. Gustavo Comodo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Endometriose é uma doença complexa, que pode comprometer a saúde e a vida da mulher de diversas formas e intensidades, seja causando dores, ou atrapalhando o sonho da maternidade. Ao longo da sua carreira, o Dr Tomyo se especializou no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com esta doença, seja para controle da dor ou fertilidade. Sua especialização em cirurgias minimamente invasivas avançadas, como a Laparoscopia, Histeroscopia e Cirurgia Robótica, permite a realização de cirurgias complexas, o que é pode ser fundamental para esta doença.
Dr. Sidney Tomyo Nishida Arazawa

Ginecologista

|

São Paulo

A endometriose intestinal é doença grave, de forte impacto na qualidade de vida das pacientes, e que acarreta dificuldades para engravidar. Em boa parte dos casos, a endometriose não intestinal é de tratamento cirúrgico. Utilizamos a vídeo cirurgia para oferecer a paciente, sucesso no tratamento com o melhor resultado estético, mínima dor e retorno precoce as atividades habituais.
Dr. Demétrius Germini
Dr. Demétrius Germini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Endometriose?

Nossos especialistas responderam 320 perguntas sobre Endometriose.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O método cirúrgico´mais indicado para pacientes com endometriose é a videolaparoscopia, e é possível também retirar o útero, miomas e ovários quando necessário. Existem limitações e contraindicações ao método que tem que ser avaliadas pelo médico que vai opera-la. Converse bastante com ele para que a decisão seja a melhor possível para o seu caso. Boa sorte.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 101
  • 20
  • 62
Dr. Silvio Halpern Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Oi, É necessário uma avaliação clínica adequada para definir melhor conduta para o seu caso. Temos opções terapêuticas clínicas que apresentam bom resultado. A histerectomia talvez não resolva o quadro doloroso, principalmente pela localização da endometriose. Converse com o seu Ginecologista!

  • Obrigado 4
  • 1 especialista está de acordo
  • 375
  • 43
  • 136
Dr. Jozildo Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Recife

Marcar consulta

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. O tratamento da endometriose visa a melhora das dores pélvicas, cólicas menstruais, dores na relação, permitindo um adequado funcionamento dos órgãos pélvicos como bexiga e intestino e permitindo uma gravidez espontânea. A cirurgia não necessariamente deverá ser o primeiro tratamento. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle dos sintomas. Ao decidir por fazer o uso de um método anticoncepcional como o DIU hormonal, o seu médico deverá avaliar as suas indicações, contra-indicações e expectativas com relação ao método escolhido. O método de anticoncepção sempre deverá ser individualizada. Se você tiver endometrioma nos ovários, o DIU hormonal pode não ser o melhor método. O DIU de cobre pode aumentar o volume menstrual e as cólicas menstruais e pode não ser o melhor método para você. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

  • 8132
  • 3029
  • 8082
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Olá. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Os exames laboratoriais, de ultrassom e ressonância podem ajudar no diagnóstico. Existem diversas causas de dor nas costas/dor lombar. A endometriose não é a principal. Você tem algum outro sintomas como dor pélvica, dores na relação sexual, cólicas menstruais, infertilidade, alteração do funcionamento da bexiga e intestino? Você já teve endometriose? Tem algum exame evidenciando a endometriose? Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento corretos.

  • 8132
  • 3029
  • 8082
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Ver as 320 perguntas sobre Endometriose