Erros De Refração - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Erros De Refração

Informação sobre Erros De Refração

O que é?

Quando um feixe de luz proveniente do ambiente externo atravessa o globo ocular para formar a visão na retina (que fica no fundo do olho), ocorre o fenômeno chamado de refração. O erro de refração acontece quando esses feixes sofrem um desvio levando à falta de nitidez na visão. São três os erros principais:

Astigmatismo

Esse erro de refração normalmente é causado pela alteração da curvatura da córnea (o órgão transparente antes da parte colorida dos olhos). Nas pessoas que portam o astigmatismo, a córnea tende a ser mais oval que redonda. Isso leva à falta de nitidez na visão. Pode causar dor de cabeça, cansaço e dificuldade de leitura. O problema é resolvido com o uso de óculos. Pode ser tratado também com cirurgia.

Hipermetropia

Erro de refração gerado por ser a parte antero-posterior do olho menor que nos olhos normais. Dessa forma, as imagens entram em foco atrás da retina (responsável pela captação da visão). Praticamente todas as crianças sofrem de hipermetropia. Ela tende a diminuir durante o processo de crescimento. Quando isso não ocorre, as crianças têm dificuldade em ver de perto, dor de cabeça, cansaço, desinteresse pela leitura e falta de concentração. Pode ser tratada com óculos. Apenas os pacientes com alto grau de hipermetropia ou que tenham desenvolvido estrabismo necessitam de correção cirúrgica.

Miopia

É a incapacidade de enxergar à distância com clareza. Isso acontece por ser o olho do míope mais comprido que o normal. A distância maior entre a frente e o fundo do olho causa dificuldade na hora de focar a luz de objetos distantes. Em alguns casos, pode ser causada por uma modificação no formato da córnea ou do cristalino (lente dos olhos). É detectada através do exame regular do oftalmologista e pode ser curada com o uso de óculos. Ela tende a crescer muito em crianças e se estabilizar após o paciente chegar aos 21 anos. Pode ser feita uma cirurgia para resolver o problema, mas só após os 19 anos.

Possui uma dúvida concreta sobre Erros De Refração? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Erros De Refração

Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e a Presbiopia. Corrigidos com óculos, lentes de contato e cirurgias.
Dr. Ricardo Valente
Dr. Ricardo Valente Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Rio de Janeiro

Os erros de refração são miopia, astigmatismo e hipermetropia. Eles podem ocorrer por alteração no diâmetro ocular (tamanho do olho), na curvatura corneana ou alterações do cristalino. Nestas situações a imagem não é projetada sobre a retina. Na miopia, a imagem se forma antes da retina; na hipermetropia após a retina; e no astigmatismo em dois pontos (sendo 1 deles posterior ou anterior a retina). Normalmente, o uso de óculos ou lentes de contato permite que a imagem seja novamente focada sobre a retina, provendo novamente nitidez. Outras técnicas para correção do erros de refração são cirurgia refrativa e implante de lentes intra-oculares.
Dr. Giovanni Marcos Travi
Dr. Giovanni Marcos Travi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Porto Alegre

Realizo o exame para avaliar necessidade de uso de óculos em paciente de todas as idades.
Dra. Carla Yurika Tarumi
Dra. Carla Yurika Tarumi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São José dos Campos

Erros refracionais são identificados na consulta de rotina com o médico oftalmologista, eles podem ser por miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Dependendo do erro refracional apresentado pelo paciente pode haver comprometimento da visão, inclusive de forma permanente, por isso a importância de usar a correção óptica de forma correta.
Dra. Carolina Magalhães Bianchi
Dra. Carolina Magalhães Bianchi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Fortaleza

Ver mais

Tem perguntas sobre Erros De Refração?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Erros De Refração.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! Primeiramente meus cumprimentos. A criteriosa seleção dos pacientes candidatos à cirurgia refrativa (correção do grau) é uma das etapas mais importantes de todo o tratamento, que irá incluir obviamente a cirurgia e os cuidados no pós operatório. Temos sim a tendência de sermos mais conservadores em córneas delagadas, assim, o PRK torna-se uma opção segura e competente pois neste caso, o LASER atua na porção mais superficial da córnea. A recuperação é um pouco mais lenta se comparada ao LASIK ou SMILE, mas os resultados são muito bons e o índice de satisfação dos pacientes tratados é excelente. No entanto, por se tratar de um procedimento que necessita de um período maior para a cicatrização plena, há realmente um cuidado um pouco diferenciado em pacientes com tendência a formação de quelóides, sendo este fato facilmente contornado com uma prescrição de colírio adequada ao seu caso. Siga as recomendações do seu médico no pós operatório e diga adeus às lentes de contato!

  • Obrigado 4
  • 1 especialista está de acordo
  • 12
  • 6
  • 22
Dr. Mario Jampaulo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Brasília

Ele te encaminhou para fazer o exame de grau, para ver se sua visão melhora com óculos.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 17
  • 13
  • 86
Dra. Raquel Coelho de Souza Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Salvador

Marcar consulta

O nistagmo é uma alteração do movimento ocular. Pode estar ou não a um erro de refração.

  • 130
  • 44
  • 271
Dr. José Eduardo Simarro Rios Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Goiânia

Marcar consulta

Ver as 3 perguntas sobre Erros De Refração