Olá, tenho 17 anos e tenho escoliose leve, tende a piorar ?

Depende do diagnóstico etiológico da escoliose. Existem as escolioses associadas a síndromes e existem as escolioses chamadas idiopáticas (sem causa definida, que acredito ser a sua). A escoliose idiopática de baixo valor angular tende a ficar estável após a fase de estirão do crescimento (que ocorre em meninas geralmente entre 10 e 13 anos e em meninos entre 12 e 15 anos). O acompanhamento poderá ser anual ou até mais espaçado a depender de alguns fatores como idade, valor angular da curva, maturidade óssea, etc. Não deixe de fazer uma avaliação no consultório para que seja maiores orientações diante de informações adicionais que poderão ser fornecidas na avaliação.

A tendencia é haver estabilização do ângulo da escoliose entre 18-21 anos, mas precisa fazer acompanhamento médico com verificação semestral e tratamento fisioterápico pra correção postural e alívio de dor.
att

A maioria das escolioses é idiopática, ou seja, não possui causa conhecida, sendo muito comum nos adolescentes. Nenhum estudo até hoje descobriu como, e porque a escoliose se desenvolve. faltam estudos para ligá-la a má postura, mas, a postura sem sombra de dúvidas, pode agravá-la. A atenção dos pais com os filhos com a escoliose, é com a fase de crescimento mais rápido, na adolescência, entre o 10, 11 e/ou 12 anos de idade para as meninas, ou 11 e 16 para os meninos. É importante avaliar o paciente para descobrir a origem desse desalinhamento, e se ele vem acompanhado ou não de dores nos músculos e articulações. As dores musculoesqueléticas podem agravar a escoliose, piorando assim, consideravelmente a postura (alinhamento). Se a escoliose não for tratada e acompanhada adequadamente por um profissional adequado, ela pode evoluir com o aumento de outras cuvas do corpo (da coluna), como, por exemplo, a cifose (corcunda) e a hiperlordose (coluna baixa). Abraço.

A escoliose pode aumentar até o final da fase de crescimento. Independente de aumentar ou não, cuide da sua postura sempre! Se te causa dor ou se te incomoda esteticamente procure fisioterapia e principalmente RPG, que tem resultados ótimos.

Ver as 293 perguntas sobre Escoliose

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Escoliose?

Nossos especialistas responderam 293 perguntas sobre Escoliose.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.