Estenose Espinal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Estenose Espinal

Os especialistas falam sobre a Estenose Espinal

A estenose do canal lombar é o estreitamento do espaço anatômico do canal espinhal por onde passa a medula e raízes neurais, pode ser primária quando é causada pelo estreitamento congênito, desde a formação embriológica da coluna vertebral, em que os pedículos se tornam mais curtos, ou secundária em que na maioria das vezes se relaciona a desgaste progressivo ( degeneração crônica), o que resulta em instabilidade e compressão das raízes neurais, mas também pode ser devido a reumatismos, osteomielite (infecção), traumatismos ou tumores.
Dr. Robson Prudêncio Silva Lima
Dr. Robson Prudêncio Silva Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São José dos Campos

Com o passar do tempo nosso corpo sofre transformações e degenerações e na coluna essas degenerações fazem com que ocorra uma hipertrofia de ligamentos e articulações entre as vértebras levando a uma compressão de nervos e isto faz o paciente ter dores intensas perda de forca nas pernas dificuldade para caminhar e ate no controle da urina , esses sintomas decorrentes de estenose de canal vertebral podem ser revertidos quando se faz a descompressão das estruturas nervosas através de cirurgia , cirurgias que podem ter variadas formas ,porem o resultado é bom quando a descompressão é bem feita , nem sempre é preciso implantar parafusos ou algum outro tipo de elementos de fixação.
Dr. Gilmar Silva Saad
Dr. Gilmar Silva Saad Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Brasília

Estreitamento que ocorre no canal vertebral, por onde passam os nervos que vão para os braços e pernas. Pode ser causada por processos degenerativos (bicos de papagaio), traumáticos e tumorais. Cursa com dor na região associada a diminuição da função dos nervos acometidos, sendo comum a queixa de dificuldade de andar, fraqueza, dormência e sensação de choques nos membros afetados. O tratamento inicialmente é conservador, com medicação e reabilitação, mas casos graves (refratários ao tratamento ou lesão neurológica) podem precisar de uma abordagem cirúrgica. Procurar um médico especialista para a avaliação dos sintomas e início do tratamento individualizado caso a caso é fundamental.
Dr. Daniel Bedran de Castro
Dr. Daniel Bedran de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

São José do Rio Preto

Ver mais

Tem perguntas sobre Estenose Espinal?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Estenose Espinal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Existem algumas formas de realizar esse procedimento, sendo o mais tradicional a laminectomia da região da coluna onde encontra-se a estenose. A utilização de parafusos dependerá se ocorre instabilidade associada a estenose de canal. Somente em consulta uma resposta mais completa pode ser dada.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 194
  • 92
  • 391
Dr. Rodrigo Teixeira Marcelos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Lages

Os casos de estenose de canal sem instabilidade podem ser tratados apenas com laminectomia descompressiva. Quando existe instabilidade associada, é necessário fixação para estabilizar o segmento operado. Tal fixação é feita, geralmente, com parafusos pediculares. Converse com seu médico sobre a melhor forma de tratamento para o seu caso.

  • 20
  • 14
  • 19
Dr. Egmond Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Sorocaba

Marcar consulta

Ver as 2 perguntas sobre Estenose Espinal