Estresse - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Estresse

Informação sobre Estresse

É a reação de defesa fisiológica ativada para enfrentar uma situação de risco frente à ameaça da secreção de substâncias como a adrenalina. Quando o estresse se torna um problema constante, gera uma série de sintomas como dor de cabeça, insônia, indigestão, batimentos cardíacos rápidos ou nervosismo. Você pode até mesmo desenvolver outras doenças graves, como hipertensão, gastrite, úlceras de estômago, depressão, ansiedade, dermatite, disfunção sexual, entre outras.

Possui uma dúvida concreta sobre Estresse? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Estresse

Estresse é o conjunto de reações físicas e mentais de um indivíduo frente a certos estímulos externos, que seriam necessárias para o enfrentamento das exigências do meio ambiente. Quais são alguns dos sinais de que algo não vai bem e que podem indicar estresse? Sensação de cansaço constante alterações de sono (insônia ou excesso de sono) alterações de apetite (perda ou excesso de apetite), dificuldade de concentração e memória irritabilidade,dores de cabeça e no corpo problemas de pele, aumento de pressão arterial, Esses são alguns dos sintomas. Se vc se identificou procure as causas, faça atividade física, evite situações que sejam estressoras e que possam ser cortadas, respire.
Dr. Douglas Motta Calderoni

Psiquiatra

|

São Paulo

Não há dúvidas de que alguma condição significativamente estressante esteja relacionada a maior parte dos problemas levados ao psiquiatra. A questão dos ritmos de vida muito apressados, o curto intervalo para o devido descanso, a sobrecarga de funções , as pressões do meio e as autocobrancas excessivas, o imediatismo dos dias de hoje, o sono inadequado, a dificuldade em lidar com as frustrações inevitáveis e aquelas dolorosas perdas com as quais nos vemos tendo de enfrentar, as diferenças de temperamentos, a lida com gente de diferentes funcionamentos, as crises do nosso meio, o consumo de álcool e outras substâncias, a violência, tudo e mais um tanto, são muito impactantes à saúde mental.
Dr. Luiz Carlos Fortes Filho
Dr. Luiz Carlos Fortes Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Uberaba

"O STRESS é uma resposta do corpo à pressão. Ele ocorre quando o organismo responde com o corpo, com a mente e com o coração às condições inadequadas de vida de forma contínua ou muito intensa. As consequências nocivas são variadas, mas entre elas, temos os Transtornos de Ansiedade e a Síndrome de Burnout." (LIMONGI-FRANÇA, 2004)
Graziele Zwielewski
Graziele Zwielewski Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Florianópolis

O estresse é uma estado físico ou psicológico exacerbado, provocado por fatores internos ou externos e que, direta ou indiretamente, acaba desestabilizando o individuo quando este não consegue lidar com tal condição. Quanto aos sintomas gerais do estresse, estes podem se apresentar em forma de ansiedade/angústia, sensação de opressão, rigidez muscular, pupilas dilatadas, insônia, a falta de concentração, irritabilidade, a perda do convívio social, entre outros. A longo prazo, o individuo pode se isolar e perder várias oportunidades. A psicoterapia ajudará o mesmo a lidar melhor com tais situações de estresse, em busca de melhor qualidade de vida.
Suellen de Morais Barros Bezerra
Suellen de Morais Barros Bezerra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Recife

O estresse é uma resposta natural do corpo a situações extremas, nas quais o cérebro nos prepara para reagir, liberando cortisol e adrenalina. Dessa maneira, ficamos prontos para apresentarmos o melhor desempenho possível, fisicamente e mentalmente. Quando somos submetidos, continuamente, a situações estressantes (por exemplo, muitas cobranças no trabalho, relacionamentos abusivos etc.) ou experiências traumáticas, podemos entrar em um quadro crônico de estresse e, o que era uma exceção, passa a perdurar e desgastar corpo e mente. Os principais sintomas são: irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração e memorização, cansaço excessivo, dores de cabeça e alterações de apetite.
Dra. Karine Cunha
Dra. Karine Cunha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Estresse?

Nossos especialistas responderam 34 perguntas sobre Estresse.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Suas escolhas são muito boas. A orientação que lhe indico é que procure um profissional que tenha como diretriz estimular o crescimento da saúde em seu organismo. Parece estranho mais muitos profissionais de saúde são focados apenas em tratar a doença. Tratar a doença apenas, pode dar mais força ao crescimento da mesma. BUSQUE A SAÚDE !!! "A doença não resistirá à saúde!!!" Um abraço e paz profunda.

  • 94
  • 32
  • 202
Dr. Paulo Henrique C. Araujo

Fisioterapeuta, Osteopata

Goiânia

Primeiramente é importante diferenciar o que é do sofrimento fisiológico que vivemos nas tensões cotidianas, do que pode ser sintoma de um adoecimento psíquico. Ter a necessidade de descontar essa raiva, de uma forma impulsiva, sem conseguir mediar com palavras e pensamentos, pode ser um sintoma de um transtorno de humor e pode ser tratado com muita tranquilidade, o que pode te evitar muitos prejuízos futuros. Além disso, poder contar sobre suas tensões para um profissional evita que você desconte em situações que causem mais danos que possibilidades.

  • 10
  • 18
  • 48
Dr. Alex Muniz Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Campinas

Altos níveis de estresse podem causar diversas alterações físicas e quimicas em nosso corpo. Ele é bastante prejudicial, principalmente se se estende por longos períodos, e pode favorecer o aparecimento de doenças. Busque um psicólogo para avaliação e tratamento, ele te ajudará a compreender melhor seus mecanismos para lidar com esses estresse e como lidar com os estressores de maneira mais adequada e menos prejudicial. Boa sorte!

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 41
  • 43
  • 21
Mayra Kruse de Morais Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

O estresse pode sim afetar o sistema gastrointestinal como um todo, podendo por exemplo elevar o aumento de produção de suco gástrico, diarreia, azia etc. Todavia é interessante antes de chegar a qualquer conclusão precipitada, procurar um gastroenterologista para excluir qualquer possibilidade de causa orgânica. Caso não seja encontrado algo dessa ordem, pode ser interessante procurar um acompanhamento psicoterápico.

  • 175
  • 227
  • 161
Thiago de Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 34 perguntas sobre Estresse