Febre Amarela - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Febre Amarela

Informação sobre Febre Amarela

O que é febre amarela?

É uma doença infecciosa, descrita pela primeira vez em 1684, causada por um vírus da família dos flavivirus, uma grande família, que também inclui, entre outros, o vírus da hepatite C

O nome "febre amarela" é que a doença é caracterizada por febre alta e amarelamento da pele e as mucosas.

Como a doença é?

A transmissão do vírus ocorre através da picada de um mosquito chamado Aedes (espécies diferentes foram distinguidos, um dos mais estudados é o Aedes aegypti). Controle do mosquito e da melhoria dos sistemas de saneamento e água, bem como o uso de vacinas (a primeira começou a ser usado em 1934) diminuiu significativamente a importância médica de febre amarela.

Que áreas do globo está disponível para a febre amarela?

Estima-se que a cada ano, há entre 1.000 e 3.000 novos casos de febre amarela em todo o mundo, a incidência tem aumentado dramaticamente nos últimos 5-6 anos.

Casos de febre amarela são encontrados na América tropical e África. Atualmente, na América do Sul o vírus é mantido exclusivamente em florestas tropicais, principalmente na bacia hidrográfica da Amazônia, do Orinoco e Magdalena, onde é transmitida entre macacos. Por exemplo, na região amazônica são detectados entre 100 e 300 novos casos por ano, que tendem a ocorrer principalmente em homens adultos jovens que trabalham em atividades agrícolas (geralmente na clareira da floresta).

Na África, as epidemias ocorrem no final do período chuvoso nas regiões úmidas do cerrado, onde se provou a existência de vários focos na década de 70, todos na parte ocidental do continente. Entre os países afetados incluem a Nigéria, Angola, Gâmbia, Senegal, Burkina Faso, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Gana, Guiné e Togo.

  Um mosquito infectado com o vírus pica um macaco sadio, o vírus entra no fígado, onde ela gera vírus novo macaco que são liberadas para o sangue do macaco. Quando um mosquito pica um macaco doente saudável adquire o vírus e o mosquito está pronto para infectar macacos novo. Quando os seres humanos entram na selva ou na floresta podem ser mordidos por mosquitos que adquiriram a infecção de macacos. Então, na perpetuação da doença desempenham um papel importante macacos e mosquitos nas áreas florestadas delineadas.

O que acontece quando o vírus entra em nosso corpo?

Através do mosquito o vírus entra na corrente sanguínea, através da qual entra no fígado, a principal fonte de infecção. Aqui, o vírus se multiplica, provocando uma alteração da função hepática. Da mesma forma, o vírus pode atingir os rins, coração ou do cérebro, prejudicando o bom funcionamento destes órgãos.

Quais são os principais sintomas da doença?

Nem todas as infecções causadas pelo vírus da febre amarela levar a doença e apenas cerca de 1 em 15 infecções produzem sintomas óbvios.

O período de incubação da doença é de cerca de 3-6 dias, durante o qual o paciente está livre de sintomas, o vírus entra em seu sangue causando:

  • Febre
  • Calafrios
  • Doença
  • Mal-estar
  • Dores musculares generalizadas
  • Dor de cabeça
  • É muito característico da existência de hiperemia conjuntival ("olho vermelho") e vermelhidão marcadas da língua.

Em seguida, o paciente se recupera temporariamente, a febre desaparece, para reaparecer alguns dias acompanhado por um amarelamento da pele e do branco dos olhos, que em termos médicos é chamada icterícia. Reduz a emissão de urina e o paciente pode vomitar sangue.

Qual é o prognóstico?

Um dos melhores parâmetros para estabelecer o prognóstico de febre amarela é o aparecimento de coloração amarelada da pele e do branco dos olhos (icterícia). Quando você vê um sinal de mau prognóstico, uma vez que aproximadamente 20% e 50% destes pacientes morrem na próxima semana.

Você pode prevenir a febre amarela?

Felizmente a febre amarela é uma doença evitável, porque temos uma vacina produzida a partir de embriões de galinha.

A vacinação é recomendada para todas as pessoas que viajam para áreas endêmicas. Embora acredita-se que a vacina produza imunidade vitalícia (a vacina dispara o sistema imunológico que produz anticorpos específicos que são capazes de neutralizar o vírus) precisa de um reforço a cada 10 anos para obter uma autorização médica para viajar.

Além de vacinação é recomendada a usar roupas longas para se proteger de picadas de mosquito.

  A vacina é eficaz?

O uso da primeira vacina contra o vírus da febre amarela remonta a 1934 e é atualmente estima-se que foram vacinadas mais de 100 milhões de pessoas, sem efeitos secundários graves após a administração. Aproximadamente 10% dos vacinados têm dor de cabeça e febre ligeira, transitória, desaparecendo dentro de 24-48 horas.

Até à data, a vacinação é o método mais eficaz para prevenir a doença. Não devem ser vacinadas contra febre amarela as pessoas com alergia a ovos, porque a vacina é gerada a partir de embriões de galinha.

Qual é o tratamento de pessoas infectadas?

Ainda não tem nenhum agente farmacológico específico contra o vírus da febre amarela. Pacientes infectados recebem tratamento sintomático intensivo que visa reduzir e controlar as funções vitais do paciente.

Possui uma dúvida concreta sobre Febre Amarela? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Febre Amarela

Febre Amarela constitui hoje uma ameaça em nossa socieade devido ao risco de epidemia urbana. Com a vacinação ampliada a grande parte do território nacional, esse risco está sendo aos poucos dissipado. É uma doença viral aguda, uma arbovirose, parecida com a dengue. No meio urbano, é transmitida pelo A. aegypti, no ambiente silvestre, é transmitida por outros mosquitos. Devemos nos prevenir usando repelentes durante os meses de verão e tomando a vacina para febre amarela, desde que não haja contra-indicação. Lembrando que gravidez é uma contra-indicação.
Dra. Diana Galvão Ventura
Dra. Diana Galvão Ventura Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Infectologista

|

Niterói

Tem perguntas sobre Febre Amarela?

Nossos especialistas responderam 126 perguntas sobre Febre Amarela.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Pode e deve vacinar contra a febre amarela. O uso de medicações inalatórias (mesmo corticóide inalatório por tempo prolongado) não contra-indica a vacinação contra a febre amarela.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 168
  • 91
  • 199
Flávia Macedo de Vasconcelos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista, Pediatra

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Inicialmente quero dizer que quem toma remédios para o pulmão o atenolol está, totalmente, contra indicado pois pode provocar broncoespasmo. Quanto à vacina consulte um imunologista ou infectologista.

  • 74
  • 12
  • 41
Dra. Helena Hertha Weibel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médica clínica geral

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ter tido uma doença grave, como meningite bacteriana, não cotra-indica a vacinação para febre amarela. Caso ele ainda use algum medicamento em decorrência dessa infecção o melhor é fazer uma consulta ao seu médico para a avaliação individual.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 12
  • 4
  • 34
Dra. Otilia Lupi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Infectologista

Rio de Janeiro

Olá! Você já pode fazer uso do corticóide, sem riscos relacionados à vacina. Na verdade, o maior risco está em receber a vacinação estando em uso ou tendo feito uso recente (últimas 4 semanas) de corticóide. Atenciosamente.

  • 230
  • 43
  • 410
Dra. Diana Galvão Ventura Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Infectologista

Niterói

Marcar consulta

Ver as 126 perguntas sobre Febre Amarela