Fimose - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Fimose

Informação sobre Fimose

O prepúcio é a parte que cobre a glande e o resto do pênis. Quando você tem fimose, a abertura do prepúcio não é grande o suficiente para que a glande possa ser vista naturalmente, quando o pênis está ereto. Portanto, o prepúcio fica aderido (como se estivesse travado) e não pode facilmente descer causando dor, inflamação ou inclusive sangramento, causado por um pequeno rasgo.

Possui uma dúvida concreta sobre Fimose? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Fimose

A fimose é um estreitamento na pele que recobre o pênis impedindo a exposição da glande. Alguns pacientes até conseguem expor a glande, mas há uma compressão após a tração do prepúcio que provoca muito desconforto com a ereção. A postectomia é o procedimento padrão para a resolução dos casos. Realizado com anestesia local na própria clínica e alta logo após sua realização.
Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio
Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Jaraguá Do Sul

Fimose é quando o prepúcio ( pele que cobre a ponta do pênis) não pode ser puxado para trás, fazendo com que a glande ( cabeça do pênis) não consiga ser exposta. Isso pode causar dor, desconforto, má higiene e também esconder alguma doença sexualmente transmissível. O tratamento é cirúrgico, denominado postectomia. É uma cirurgia simples, e que deve ser realizada pelo urologista.
Dr. Thiago Tambelli
Dr. Thiago Tambelli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Urologista

|

São Paulo

A fimose ocorre quando a glande do pênis não consegue ser exposta. Geralmente, até os cinco anos de idade a exposição ocorre por si. Alguns casos necessitarão de operação, seja por motivo religioso, infecções de repetição do prepúcio (pele que recobre o pênis), mal formações renais, ou não exposição. O importante sempre é manter a limpeza do pênis, fazendo-a de maneira delicada. Na operação, retira-se o excesso de pele, ficando, na maioria das vezes, a glande exposta.
Rafael Miranda Lima
Rafael Miranda Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião pediátrico

|

Florianópolis

A não visualização da glande peniana após a retração da pele ( prepúcio) constitui a fimose. Pode ser tratada com corticoide em alguns casos ou só com cirurgia. Em crianças utilizo anel de plástico (plastibell) resultando um efeito estético melhorado em relação à técnica convencional (pontinhos).
Dra. Luziane Lais Sabino Silva Luna
Dra. Luziane Lais Sabino Silva Luna Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã pediátrica

|

Recife

É um anel estenótico na porção distal do prepúcio, que impede a livre exposição da glande (cabeça do pênis), prejudicando a higiene local e podendo causar infeção e dor à ereção. A idade ideal para a correção cirúrgica ( Postectomia) é após o desfralde, mas outros fatores podem influenciar na indicação de correção em idade mais nova, como fatores culturais; história prévia de infecção urinaria ou de balanopostite ( infecção do pênis); grau acentuado da fimose que dificulte a micção ( saída da urina); dor no pênis na ereção.. Nos casos leves, a fimose pode ser tratada com o uso tópico de corticoides. Se o mesmo falhar a cirurgia será necessária.
Dra. Andrea Melchiades Palladino
Dra. Andrea Melchiades Palladino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã pediátrica

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Fimose?

Nossos especialistas responderam 141 perguntas sobre Fimose.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A fimose apresenta como uma das complicações gerar ambiente propício ao desenvolvimento do câncer de pênis. Isso acontece quando se posterga ao longo dos anos a cirurgia corretiva (postectomia).

  • 281
  • 95
  • 1229
Dr. André Milanezi Lorenzini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Belo Horizonte

Olá! Depende da indicação da cirurgia, mas quando bem indicada costuma ser bem resolutivo. Em geral, as principais complicações seriam a recorrência da doença, sangramento, infecção ou alguma reação aos anestésicos. Espero ter ajudado. Att.

  • 20
  • 1
  • 13
Dr. Eduardo Yukio Tanaka Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

São Paulo

Marcar consulta

A fimose não é uma doença genética. A maioria das crianças nasce com prepúcio aderido à glande, mas esta aderência não costuma ser muito intensa no nascimento, podendo ser desfeita, na maioria dos casos, pelos pais, com algumas manobras, em alguns casos com a utilização de cremes. A quantidade de prepúcio que a criança nasce varia de uma criança para a outra. Não sei onde voce leu que esta é uma condição infrequente no Brasil, pois é extremamente comum. Em países onde a população judaica é maior, por questões religiosas (circuncisão), há menos crianças com fimose na fase adulta pois é realizado um procedimento quando são pequenas mas a incidência é semelhante.

  • 380
  • 44
  • 155
Dr. Victor Hugo Senra Victor Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Rio de Janeiro

A dificuldade de expor a glande pode trazer problemas para higienização ou durante o ato sexual. A falta de higiene peniana é uma das causas do câncer de pênis. No seu caso, como você tem exposição da glande com flacidez não haverá problemas de higienização. Entretanto, durante o ato sexual, você pode ter dor ou podem ocorrer fissuras (rachaduras) no prepúcio. Uso de lubrificantes, sempre a base de água, pode ajudá-lo. Procure um Urologista para uma avaliação mais completa, discuta suas dúvidas e opções de tratamento para ajudá-lo. À disposição.

  • 44
  • 7
  • 13
Dr. Alexandre Oliveira Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Santo André

Marcar consulta

Ver as 141 perguntas sobre Fimose