Fobia social - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Fobia social

Os especialistas falam sobre a Fobia social

A característica essencial do transtorno de ansiedade social é um medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros. Quando exposto a essas situações sociais, o indivíduo tem medo de ser avaliado negativamente. Ele tem a preocupação de que será julgado como ansioso, débil, maluco, estúpido, enfadonho, amedrontado, sujo ou desagradável. O indivíduo teme agir ou aparecer de certa forma ou demonstrar sintomas de ansiedade, tais como ruborizar, tremer, transpirar, tropeçar nas palavras, que serão avaliados negativamente pelos demais.
Dra. Fernanda Reinheimer
Dra. Fernanda Reinheimer Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Novo Hamburgo

De modo geral a fobia social é caracterizada por um medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, nos quais a pessoa é exposta a pessoas estranhas ou a possível avaliação de terceiros. O indivíduo teme agir de um modo (ou mostrar sintomas de ansiedade) que lhe seja humilhante e vergonhoso. O tratamento da fobia social através da TCC tem como objetivos gerais: Reduzir a ansiedade antecipatória as situações sociais, eliminar comportamentos contraproducentes para encobrir a ansiedade, fortalecer a tolerância à ansiedade, reduzir a inibição, melhorar as habilidades sociais, modificar crenças sobre sua vulnerabilidade da interação social, dentre outros.
Fabrícia Vieira Santos Naves
Fabrícia Vieira Santos Naves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Uberlândia

Imaginar estar sendo constantemente avaliado, criticado e vigiado são sensações nada agradáveis. Sentir-se dessa maneira pode levar pessoas a perderem oportunidades de emprego, momentos de lazer entre amigos e família, experimentar emoções negativas fortes associado a sentimentos de menos valia. A Fobia social têm afetado mais pessoas a cada ano. No entanto, a maioria delas acaba aceitando o desconforto em conviver com os sintomas imaginando fazer parte de sua personalidade e expressão de vergonha. É possível aumentar qualidade de vida entendendo o que há por traz desses pensamentos, que os fazem perpetuar este ciclo de fuga em se expor, resultando na sensação inadequada nos ambientes.
Ivile Reis de Mendonça Uchôa
Ivile Reis de Mendonça Uchôa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Terapeuta alternativa

|

Rio de Janeiro

A fobia social é um transtorno que pode trazer grandes problemas na qualidade de vida do indivíduo, fazendo com que o mesmo passe a evitar qualquer contato de interação social, por medo e desconforto desencadeados pela exposição à avaliação social. Tal receio pode se tornar ainda pior se o paciente em questão for tímido ou possuir poucos relacionamentos interpessoais. Sem um tratamento adequado, a fobia social pode resultar em danos sérios à vida da pessoa, no que se refere as atividades sociais tais como: escola, trabalho, relacionamentos amorosos, amizades, entre outros.
Dalma de Almeida Machado Borges
Dalma de Almeida Machado Borges Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Goiânia

Transtorno de ansiedade social (Fobia Social) se caracteriza como medo excessivo de uma ou mais situações sociais. Situações que comumente evocam ansiedade incluem discursar, encontrar pessoas novas, discordar de outros, falar com autoridades, entre outras.⠀ Diante dessas situações, pessoas que sofrem de ansiedade social antecipam que os outros vão fazer julgamentos negativos a respeito delas. Eles temem que serão julgados por falhar em desempenhar de maneira adequada, ou simplesmente porque parecerão ansiosos. ⠀ Fonte: Leahy e outros (2012), Treatment Plans and Interventions for Depression and Anxiety Disorders.
Alexandre Romeiro
Alexandre Romeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Fobia social?

Nossos especialistas responderam 7 perguntas sobre Fobia social.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Oi! A resposta sobre as medicações mais indicadas você pode ter com o psiquiatra que provavelmente já realiza o acompanhamento. No entanto, normalmente a eficácia do tratamento medicamentoso aumenta se aliado a psicoterapia e é bom lembrar que em caso de fobia social o atendimento psicológico pode ser feito em domicílio. Estimo melhoras.

  • 36
  • 71
  • 21
Alânia Diógenes Holanda Saldanha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Fortaleza

Marcar consulta

Sempre é bom avaliar todo o contexto. Nesse caso a consulta e avaliação feita por um psicólogo poderá definir uma linha de tratamento. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é bastante indicada nos casos de fobia social, onde as habilidades sociais poderá ser ensinada e treinada melhorando a comunicação, relacionamentos e a qualidade de vida.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 52
  • 40
  • 29
Claudia Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Salvador

Marcar consulta

Neste caso é aconselhável conversar com seu médico e discutir com ele o que é melhor para o seu caso. Psicoterapia também pode te ajudar bastante.

  • 3
  • 5
  • 0
Elvira Eugenia Silva Aranha Barbosa Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Luis

Marcar consulta

Olá, boa tarde! O tratamento para fobia social pode ser feito tanto por psicoterapia ou farmacoterapia, quando acompanhado por um psiquiatra, sendo que quando associados produzem resultados muito melhores. Ademais, o tratamento psicoterapêutico para fobia social envolve uma combinação de métodos cognitivos e comportamentais, por isso recomendo um psicólogo que trabalhe pelo viés cognitivo-comportamental. Contudo, cada caso é um caso, com especificidades e graus diferentes e podendo ser acompanhado de comorbidades, como depressão. Minha sugestão seria para procurar primeiro um psicólogo e, dependendo do caso, ele indicaria um psiquiatra, caso necessário.

  • 2
  • 4
  • 2
Marina da S. Lino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Nova Iguaçu

Ver as 7 perguntas sobre Fobia social