Faço regime desde adolescente, tenho 49 anos e só consigo emagrecer co...

Já procurou fazer um trabalho multidisciplinar (Nutricionista, Psicólogo, Médico)? Pode ser que tenha algum fator que te impede manter ou perder peso.

Para alguém emagrecer e permanecer magro tem que mudar a sua relação com a comida. Você relata que emagrece apenas quando está tomando alguma medicação e quando para de tomar volta a ganhar peso. Isso é um exemplo do que falei. A psicoterapia poderá lhe ajudar nessa mudança, ao lhe auxiliar a entender melhor porque você lida com a comida dessa maneira.
É importante também apontar que um processo de emagrecimento seguro se dá com o auxilio de uma equipe multidisciplinar. Já que além dos seus médicos, é recomendado também um psicólogo para tratar do que apontei acima e um profissional de educação física para ajuda-la com relação aos exercícios físicos, os quais são muito importantes para quem quer emagrecer.

Pacientes que se submetem a terapia com abordagem Cognitiva Comportamental tem alcançado ótimos resultados na perda e manutenção do peso.
O processo terapêutico fundamenta-se na reestruturação cognitiva, identificando e corrigindo crenças e pensamentos distorcidos com relação ao peso e ao comportamento alimentar.
Procurar um psicólogo é uma alternativa a ser considerada!

Deve-se investigar a dieta que está fazendo, pois pode ser uma das causas.
Além disso, uma avaliação dos seus níveis hormonais, de micronutrientes e vitaminas é muito importante para que você evite este efeito sanfona.
Portanto, procure um médico para lhe acompanhar junto com uma nutricionista e, caso seja necessário, uma psicóloga também deverá estar contigo.
Espero que te ajude

Concordo com os meus colegas acima, mas outro ponto importante é que uma mudança como esta deve ser muito pensada e é importante que você realmente deseje uma mudança em sua vida, pois quando se escolhe por algo, abre-se mão de outras coisas. Talvez uma das dificuldades seja querer o corpo magro e continuar mantendo os hábitos anteriores, aqueles que lhe fazem engordar novamente. Uma ajuda psicológica pode ajudar na identificação desse processo e ajudar no caminho da mudança.

É muito recorrente pacientes com esta queixa nos tratamentos de psicoterapia. Nestes casos é muito recorrente a uma relação que o paciente faz com a comida, por este motivo fica muito difícil desvencilhar dos antigos hábitos alimentares. Em muitos casos a psicoterapia, um acompanhamento com um nutricionista e medico é a melhor opção para o seu caso.

A Terapia cognitivo-comportamental tem um programa específico para pessoas com esta demanda. Converse com um psicólogo desta abordagem.

Att.

Perder peso não é uma tarefa tão simples quanto, muitas vezes, a mídia, ou pessoas que não precisam passar por isso fazem parecer. Requer um esforço prolongado, mudanças de hábitos, planejamento. A maior dificuldade para as pessoas que começam essa jornada é começar de qualquer jeito, sem apoio, sem entender o que realmente precisa ser mudado.
Um acompanhamento psicológico apropriado te ajudaria a entender o que te atrapalha, criar estratégias para superar essas dificuldades e para passar pelas situações desafiadoras que surgem no processo de emagrecimento e a estruturar um plano de ação para que sua dieta, dessa vez, seja definitiva.

Ver as 14 perguntas sobre Ganho De Peso

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Ganho De Peso?

Nossos especialistas responderam 14 perguntas sobre Ganho De Peso.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.