Gastrite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Gastrite

Informação sobre Gastrite

Inflamação aguda ou crônica, do revestimento interno do estômago. Os sintomas mais comuns são dor abdominal, náuseas, vômitos, azia, perda de apetite. As causas da gastrite podem ser muitas: a perda da camada protetora do revestimento do estômago, infecção do estômago pela bactéria Helicobacter pylori, remédios tais como o ácido acetilsalicílico (aspirina) ou anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs), tabagismo e álcool.

Possui uma dúvida concreta sobre Gastrite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Gastrite

Gastrite é a inflamação do estômago e seus principais sintomas são dor ou queimação na parte superior do abdome e sensação de estômago muito cheio após a refeição. O atendimento de pacientes com gastrite é voltado para descobrir suas causas (principalmente infecção por uma bactéria chamada H. pylori e uso de anti-inflamatórios), avaliar a presença de doenças mais graves como úlceras e câncer de estômago e decidir o melhor tratamento.
Dr. Rafael Oliveira Ximenes
Dr. Rafael Oliveira Ximenes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Gastroenterologista

|

Goiânia

A endoscopia digestiva alta é um exame que faz parte dos métodos diagnostico da criança. Se seu filho tem azia, vomitos e náuseas, dor abdominal que desperta o sono, constante, que melhora com comida ou antiácidos e leva a muitas faltas escolares devido a esta queixa, ele pode estar com uma gastrite. Ela ocorre por erro alimentar, uso abusivo de medicamentos como anti-inflamatorios e por uma bacteria chamada Helicobacter Pylori. Procure um gastropediatra para ajudar neste caso.
Dr. Jessé Rodrigues Galvão

Pediatra

|

São Paulo

Gastrite é a inflamação do revestimento interno do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica). A causa mais comum da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede do estômago, permitindo que o suco gástrico cause danos ao tecido que reveste o órgão. Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras causas de gastrite, são o uso de medicações como antiinflamatórios e aspirina, estresse, dentre outros.
Dra. Raissa Guimarães Eufrásio Trompieri
Dra. Raissa Guimarães Eufrásio Trompieri Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista

|

Fortaleza

Gastrite é a inflamação do revestimento do estômago. A doença pode ser erosiva, não erosiva, aguda ou crônica. O sintoma mais comum é a dor na parte superior do abdômen. Outros sintomas incluem náuseas – vômitos, sensação de plenitude gástrica após alimentar-se, perda de apetite, azia e queimação. Muitas pessoas não manifestam sintomas. Como eu posso saber se tenho Gastrite? Através dos sintomas clínicos, padrão alimentar e estilo de vida seu médico já poderá suspeitar que você tenha gastrite. O exame mais comum no diagnostico da gastrite é a endoscopia, na qual já se realiza a pesquisa da presença ou não do H. pylori.
Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho
Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Curitiba

A gastrite corresponde a uma inflamação que ocorre na parede do estômago. Elas podem ser aguda ou crônica. As causas são: alimentação inadequada, jejum prolongado, refeições muito rápidas e o abuso de alimentos irritantes (café, chocolate, refrigerantes, frutas cítricas - laranja, abacaxi, acerola). Outra causa é a contaminação pela bactéria (H. pylori). O diagnóstico é feito pela endoscopia Digestiva com biópsia, que revela o tipo de gastrite (aguda ou crônica) e a presença do H. pylori. O tratamento é feito com Inibidores de Bomba de Prótons, alimentação balanceada, medidas comportamentais (comer pouco e com qualidade, não ingerir líquidos durante a refeição) e atividade física regular.
Tarick de Oliveira Leite
Tarick de Oliveira Leite Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

|

Manaus

Ver mais

Tem perguntas sobre Gastrite?

Nossos especialistas responderam 352 perguntas sobre Gastrite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A gastrite é um doença que pode ter origem bacteriana ou pode ser causada por desequilíbrio ácido estomacal < de diversas causas incluindo estresse, uso de múltiplos fármacos concomitantes, entre outras causas>. Para indicar uma alimentação específica para sua condição é ideal fazer um registro da sua alimentação habitual, saber se está em crise ( gastrite aguda ) e avaliar seu estado nutricional. É importante no período agudo ( crise) evitar consumo excessivo de alimentos ácidos, principalmente após jejum prolongado ( mais de 6 horas sem se alimentar). Exemplos de alimentos ácidos: sucos de frutas cítricas - laranja, limão, abacaxi. Para maiores informações procure um nutricionista que poderá avaliar sua confição e te dirá quais alimentos devem fazer parte da dua rotina alimentar.

  • 51
  • 54
  • 127
Juliana Vidal Vieira Guerra

Nutricionista

Niterói

Não vejo problema de realizar o tratamento H. pylori com esquema tríplice e fazer uso do Herbalife. Lembrando q a medicação anti-bacteriana deve ser usada em jejum e antes do jantar obedecendo o horário de 12/12 horas ( digo: primeira etapa c antibióticos)

  • 197
  • 62
  • 229
Dr. Carlos Sérgio Menezes Mendes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

Rio de Janeiro

O ácido valproico (Depakene) é um estabilizador de humor muito usado para distúrbios neurológicos. Tem uma gama de efeitos colaterais para o lado digestivo, sendo a gastrite um desses efeitos.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 140
  • 2
  • 46
Geraldo Siffert Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Depende do achado da endoscopia e dos seus sintomas. O H. pylori só deve ser tratado quando existem alterações na endoscopia, como úlceras gástricas e/ou duodenais, ou gastrites/bulbo duodenites erosivas. Em geral o paciente apresenta sintomas de dores epigástricas associadas. O simples achado da bactéria H. pylori isolado em um exame de endoscopia digestiva alta não tem muito significado clínico e não indica gravidade. Sugiro que você procure um especialista para esclarecimento de suas dúvidas. Espero ter ajudado.

  • 35
  • 10
  • 24
Rodrigo Ambar Pinto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 352 perguntas sobre Gastrite