Gastrite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Gastrite

Informação sobre Gastrite

Inflamação aguda ou crônica, do revestimento interno do estômago. Os sintomas mais comuns são dor abdominal, náuseas, vômitos, azia, perda de apetite. As causas da gastrite podem ser muitas: a perda da camada protetora do revestimento do estômago, infecção do estômago pela bactéria Helicobacter pylori, remédios tais como o ácido acetilsalicílico (aspirina) ou anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs), tabagismo e álcool.

Possui uma dúvida concreta sobre Gastrite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Gastrite

A Gastrite é uma enfermidade muito frequente e pode ter sua origem desde no erro alimentar, no uso de medicamentos até na infecção pelo Helicobacter Pylori, nesse último caso com potêncial para evoluir para úlcera e mesmo câncer gástrico.
Dr. Rodrigo Oliveira Ximenes
Dr. Rodrigo Oliveira Ximenes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

|

Goiânia

Gastrite é a inflamação do revestimento do estômago. A doença pode ser erosiva, não erosiva, aguda ou crônica. O sintoma mais comum é a dor na parte superior do abdômen. Outros sintomas incluem náuseas – vômitos, sensação de plenitude gástrica após alimentar-se, perda de apetite, azia e queimação. Muitas pessoas não manifestam sintomas. Como eu posso saber se tenho Gastrite? Através dos sintomas clínicos, padrão alimentar e estilo de vida seu médico já poderá suspeitar que você tenha gastrite. O exame mais comum no diagnostico da gastrite é a endoscopia, na qual já se realiza a pesquisa da presença ou não do H. pylori.
Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho
Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Curitiba

A Gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste o estomago. O sintoma mais comum é a dor localizada na região epigástrica ("boca do estomago"). Pode causar também náuseas, vômitos,azia e sensação de estomago dilatado. Entre as causas comuns de gastrite estão a infeção pela bactéria Helicobacter pylori e o consumo de anti-inflamatórios Entre as causas menos comuns estão o consumo excessivo de álcool, de tabaco e de cocaína. O diagnóstico é feito pela historia clinica e complementado por exame de endoscopia.
Flavio Soares Costa
Flavio Soares Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral

|

Vila Velha

A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para a avaliação do esôfago, estômago e duodeno. Sintomas como dor abdominal, queimação, refluxo, náuseas e vômitos, sangramentos, etc podem ser indicações de realizar esse exame para elucidação diagnóstica. A endoscopia é fundamental para diagnosticar lesões malignas nesses órgãos, assim como para detecção da bactéria H. pylori, relacionada a várias patologias gástricas.
João Paulo Aguiar Ribeiro
João Paulo Aguiar Ribeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista

|

Fortaleza

A endoscopia digestiva alta é um exame que faz parte dos métodos diagnostico da criança. Se seu filho tem azia, vomitos e náuseas, dor abdominal que desperta o sono, constante, que melhora com comida ou antiácidos e leva a muitas faltas escolares devido a esta queixa, ele pode estar com uma gastrite. Ela ocorre por erro alimentar, uso abusivo de medicamentos como anti-inflamatorios e por uma bacteria chamada Helicobacter Pylori. Procure um gastropediatra para ajudar neste caso.
Dr. Jessé Rodrigues Galvão
Dr. Jessé Rodrigues Galvão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Pediatra

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Gastrite?

Nossos especialistas responderam 144 perguntas sobre Gastrite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Nem sempre é necessário eliminar esta bactéria . A erradicação é obrigatória em certas situações, como no caso de úlceras por exemplo, mas quando há somente uma gastrite crônica na endoscopia , na maioria das vezes não é necessário erradicar, ela pode conviver com vc em seu estômago sem nenhum problema. Também é necessário verificar se você fez o tratamento correto, se fez corretamente e não eliminou na primeira vez, a partir da segunda tentativa é necessário usar outro esquema de tratamento . Procure um gastroenterologista para orientações mais completas. Atenciosamente

  • 129
  • 49
  • 129
Dr. Wilson Catapani

Gastroenterologista

Santo André

A presença do H Pylori é detectada através da biópsia feita no exame de endoscopia ou menos frequente através de exame sorológico. Caso você já possua um exame prévio confirmando o H pylori o tratamento pode ser o mesmo, caso não tem alergia aos componente do medicamento. Porém recomendo realizar uma consulta com gastroenterologista para melhor avaliação.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 119
  • 30
  • 84
Dr. Dionisio Avanza de Azevedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

Vila Velha

Marcar consulta

Olá. O diagnóstico de gastrite leve, por si só, nem sempre justifica episódios de dores abdominais e diarreia. A dor, quando atribuída a gastrite, geralmente é mais contínua na parte alta do abdómen. Importante uma avaliação adequada para investigar outras possíveis causas para os sintomas apresentados. Quanto a medicação, usa apenas o que foi orientado pelo médico e, caso não melhore, recomendo que entre em contato com o mesmo.

  • 32
  • 9
  • 18
Dr. Romulo Gustavo Pereira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Gastroenterologista, Nutrólogo

Goiânia

Olá, gastrite crônica quer dizer que é uma uma gastrite de longa data, não é recente, e está associada a hipotrofia glandular, que quer dizer que há diminuição de glândulas gástricas secretoras de ácido. Não há presença de H pylori que é uma causa frequente de gastrite crônica. Atentar para hipotrofua/atrofia da mucosa gástrica que pode evoluir para metaplasia intestinal e o câncer gástrico. Sugiro acompanhamento com especialista.

  • 7
  • 2
  • 4
Dr. Marcos Vaz de Oliveira Moraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

Belo Horizonte

Ver as 144 perguntas sobre Gastrite