existe algum tipo de alimento que pode ajudar no tratamento do glaucoma?

Embora seja controverso, existem estudos relativamente recentes apontando o beneficio de certos alimentos em doenças neurodegenerativas.
Parte desses estudos mostrou que o resveratrol, polifenol encontrado nos vinhos e uvas, e a curcumina, antioxidante encontrado no açafrão, poderiam ter algum benefício em casos de glaucoma.
O resveratrol comprovadamente diminui a morte das células do trabeculado, região que drena o liquido da parte interna dos olhos. Com o menor comprometimento da drenagem, a pressão ocular seria menos afetada e seria mais fácil controlar o glaucoma.

Seguem referências sobre o que foi comentado:
1. Luna C, et al. Resveratrol prevents the expression of glaucoma markers induced by chronic oxidative stress
in trabecular meshwork cells. Food Chem Toxicol. 2009 Jan;47(1):198-204.

2. Mozaffarieh M, Get al. The potential value of natural antioxidative treatment in glaucoma. Surv Ophth 2008
Sep-Oct;53(5):479-505.

O Glaucoma é uma doença em que se sabe muito pouco sobre a sua forma de aparecimento. Alimentos ricos em antioxidantes podem auxiliar na saúde das células nervosas do olho, assim como manter hábitos de vida saudável, ou seja, exercícios físicos, não fumar ou ingerir álcool em excesso.

A única forma de tratamento realmente comprovada é a utilização dos colírios para baixar a pressão do olho, o que deve ser prescrito e acompanhado por um oftalmologista.

Não.O tratamento do glaucoma é realizado através do uso correto de colírios prescrito pelo médico .Em alguns casos é necessario realizar laserapia ou até mesmo um procedimento cirúrgico quando não há resultado com colírios e laserterapia .
Mas o estilo de vida influencia o glaucoma. O hábito de fumar pode aumentar a pressão intraocular. Exercicios fisicos como natação , correr ou andar rápido por 30 minutos 3 x por semana podem reduzir a pressão intraocular em até 20 %. .Mas deve-se evitar exercicios que posicionam a cabeça para baixo como ocorre na Yoga e musculação .

Ver as 289 perguntas sobre Glaucoma

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Glaucoma?

Nossos especialistas responderam 289 perguntas sobre Glaucoma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.