O glaucoma mesmo descoberto no início e tratado corretamente com colír...

Cada vez é mais raro a evolução ruim de pacientes com glaucoma, a tecnologia (diagnóstico, colírios, laser, cirurgia) tem melhorado muito o prognóstico dos pacientes. O controle do glaucoma depende muito do tipo do glaucoma, dos cuidados do paciente e da rotina de visita ao oftalmologista.

É um pouco incerto o comportamento, mas ter glaucoma não é garantia de cegueira no futuro.
Com diagnostico precoce, tratamento e acompanhamento adequados, é possível sim conviver com a doença e preservar uma boa visão.
Por isso é fundamental que se façam consultas oftalmológicas adequadas, como rotina de prevenção, não só do glaucoma, mas de outras doenças oculares também.

Por definição o Glaucoma é uma doença multifatorial, por isso é muito importante o DIAGNOSTICO PRECOCE, avaliando os fatores de risco que podem classificar a doença e diferenciar seu prognostico.
O ideal é que o paciente portador de Glaucoma seja acompanhado por um oftalmologista GLAUCOMATOLOGO.,pois os avanços no diagnostico e tratamento da doença estão em evolução contante.

No GLAUCOMA a PREVENÇÃO é o fator mais importante. Apesar das estatísticas não confirmarem casos nesta faixa etária, desde a adolescência já devemos fazer prevenção do GLAUCOMA. Visitas periódicas ao OFTALMOLOGISTA salvam os nossos olhos do glaucoma, uma das doenças mais silenciosasdo corpo humano. Perde a visão que não descobre a doença precocemente.

Ver as 270 perguntas sobre Glaucoma

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Glaucoma?

Nossos especialistas responderam 270 perguntas sobre Glaucoma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.