O uso de corticoide de forma nasal pode afetar quem tem glaucoma? F...

A resposta varia muito de pessoa para pessoa, e o spray nasal tem muito menos efeito colateral que o uso sistêmico, porém a absorção pelos capilares da mucosa existe. Nunca é demais fazer o controle com o otorrinolaringologista e o oftalmologista

Ha dois aspectos relevantes:
-Tempo de exposição / dosagem
-Suscetibilidade do paciente ao uso de corticoides.
Tratamentos de uso prolongado, levam á risco por qualquer via , porem, a tópica (colírios) tem maior incidência.
Nesses casos o acompanhamento medico é fundamental..

Sim. Qualquer via utilizada pode causar glaucoma e/ou catarata, principalmente se feito por tempo prolongado. Entretanto, a chance é menor do que por via tópica ocular (colírios) ou oral (comprimidos).

Temos que levar em conta o tempo de utilização e durante este período ser acompanhado pelo oftalmologista para controle da pressão intra ocular. A resposta de cada paciente é diferente mas requer sempre cuidado.

Ver as 288 perguntas sobre Glaucoma

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Glaucoma?

Nossos especialistas responderam 288 perguntas sobre Glaucoma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.