Hérnia Hiatal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Hérnia Hiatal

Os especialistas falam sobre a Hérnia Hiatal

Entre o esôfago e o estômago, existe um anel de fibras musculares chamadas de esfíncter esofágico inferior (EEI). Esse esfíncter se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha após para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago. Quando esse esfíncter se relaxa demais ocorre a DRGE. Certos alimentos e hábitos como o tabagismo, agem no EEI causando seu relaxamento e o refluxo. Para chegar até o estômago, o esôfago passa pelo hiato (orifício do músculo diafragma que separa o tórax do abdômen). Se este orifício está mais largo e frouxo do que deveria estar, a parte superior do estômago acaba deslizando para dentro do tórax, formando a chamada hérnia de hiato, predispondo ao refluxo.
Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho
Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Curitiba

A hérnia de hiato está diretamente relacionada com o refluxo gastroesofágico. Trata-se de um defeito na musculatura que demarca a transição entre o esôfago e o estômago, causando retorno de líquido ácido do estômago para o esôfago, levando as manifestações mais comuns como azia, queimação, dor no peito e refluxo ácido. O tratamento pode ou não necessitar de cirurgia.
Dr. Diogo Stinguel Thomazini
Dr. Diogo Stinguel Thomazini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Vila Velha

Tem perguntas sobre Hérnia Hiatal?

Nossos especialistas responderam 27 perguntas sobre Hérnia Hiatal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Bom dia. As hérnias, quaisquer que sejam, são pequenos defeitos na integridade do nosso corpo. Talvez nem merecessem o nome de doença, para então poder se falar em cura. Mas, respondendo sua pergunta, sim, a hérnia de hiato tem uma cura. Quer dizer, ela pode ser corrigida e a partir de então não mais existir. Infelizmente a única maneira para se corrigir a hérnia de hiato é por meio de cirurgia. Felizmente não se trata de problema serio, e a cirurgia para sua correção também não é habitualmente complicada. Na verdade o que se tem que esclarecer é se de fato é necessário operar uma hérnia de hiato. Muitas vezes uma pessoa pode permanecer com a hérnia sem maiores riscos. Quando se recomenda a cirurgia da hérnia de hiato, geralmente, isso se deve a presença concomitante de doença do Refluxo Gastroesofágico. As hérnias de hiato facilitam o refluxo e com frequência são a causa de alguém não conseguir alivio apenas com as medicações. Espero ter ajudado.

  • 22
  • 12
  • 22
Dr. João Odilo Gonçalves Pinto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo

Fortaleza

Marcar consulta

Hernia de hiato aumenta a possibilidade de refluxo , porem a indicacao cirurgica nao esta limitada ao tamanho da hernia...mais sim pela refratariedade dos sintomas ao tratamento clinico adequado , precisa avaliar primeiro isso e se os sintomas que esta sentindo sao devido ao refluxo mesmo. Se sim e se estive refratario ao tratamento clinico ....passaria ao proximo passo.. Precisa confirmar refluxo com phmetria 24 hs e avaliar motilidade esofagica com manometria ...ai decidiremos qual tipo cirurgico. Atenciosamente

  • 15
  • 4
  • 10
Dr. Patrick Salomao scomparin Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Marcar consulta

A hérnia hiatal pode favorecer a doença do refluxo gastroesofágico, e sua correção está ligada à necessidade de tratamento da DRGE. Podem ocorrer sintomas respiratórios, pois o estômago herniado para o tórax pode comprimir os pulmões. Em uma hérnia de hiato muito grande, o estômago pode torcer, gerando uma condição muito rara chamada volvo gástrico, em que pode haver sofrimento do estômago, com sangramento ou perfuração e infecção gravíssima. Existem alguns riscos. A indicação de correção cirúrgica deve ser discutida individualmente pesando sempre os riscos do procedimento em si.

  • 52
  • 2
  • 17
Dr. Marcelo Martins Souto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Marcar consulta

Consulte um gastroenterologista para aumentar a dose do omeprazol e ver o ganho após esse aumento . Casos refratários podem ser encaminhados Para cirurgia de correção de hérnia hiatal

  • 412
  • 101
  • 244
Eduardo Rodrigues Zarco da Câmara Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Oncologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 27 perguntas sobre Hérnia Hiatal