Hernia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Hernia

Os especialistas falam sobre a Hernia

As hérnias são doenças muito comuns na infância, e podem ocorrer em diversas regiões do corpo: inguinal (virilha e bolsa escrotal), umbilical e epigástrica (acima do umbigo). Consistem em um abaulamento dessas regiões, principalmente após os esforços físicos ou esforço do choro, geralmente percebido no final do dia, após a criança correr e brincar bastante. Hérnias inguinais devem ser operadas assim que forem diagnosticadas, devido ao risco de encarceramento. Bebês pequenos podem ser operados com segurança, e não se deve postergar o tratamento cirúrgico. As hérnias umbilicais, ao contrário das inguinais, podem fechar espontaneamente, e a critério médico, pode-se aguardar até certa idade.
Dr. André Luís Fortes Alves
Dr. André Luís Fortes Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião pediátrico

|

Curitiba

As Hérnias Abdominais, principalmente as recidivadas / incisionais, consequentes de cirurgias anteriores, muitas vezes são de difícil resolução. Hoje dispomos da correção por videolaparoscopia através de telas e grampeadores especiais, permitindo uma recuperação mais rápida e com menos cortes.
Dr. Ricardo da Silva Lourenço
Dr. Ricardo da Silva Lourenço Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Coloproctologista

|

São Paulo

Hérnias são defeitos na parede muscular do abdome, por onde estruturas internas fazem abaulamentos ("caroços") através das camadas do abdome. São muito frequentes nas regiões inguinais(virilhas), e no umbigo. Geralmente se manifestam por aumento do volume local quando um esforço físico é realizado, ou simplesmente pelo fato de ficar de pé. O tratamento é a cirurgia para reforço da parede do abdome, em geral, com utilização de uma tela de material sintético.
Diogo Stinguel Thomazini
Diogo Stinguel Thomazini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Vila Velha

Hérnias na virilha, em cicatrizes de outras cirurgias, na barriga e no umbigo aparecem devido à fraqueza do músculo nestes locais. O tratamento é sempre cirurgia: usar cintas e faixas não faz com que a hérnia desapareça. O risco de não se operar é o encarceramento/estrangulamento da hérnia; isto é, um órgão de dentro da barriga, geralmente o intestino, passa através deste ponto de fraqueza e fica preso, isso pode cortar o suprimento de sangue para esta parte do intestino e uma cirurgia de emergência tem de ser feita. O diagnóstico das hérnias geralmente é feito ao se examinar a pessoa e, em caso de duvida, pode-se fazer um ultrassom.
Dra. Maria Carolina Storte
Dra. Maria Carolina Storte Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã do aparelho digestivo, Cirurgiã geral

|

Santos

É a protrusão/deslocamento de um orgão da sua posição de origem devido a fraqueza na musculatura abdominal. É mais comum em pacientes do sexo masculino. Podem estar presentes na época do nascimento ou serem adquiridas. As regiões mais afetadas são, região inguinal / virilha e umbigo. Em alguns casos se manifestam em cicatrizes de cirurgias anteriores. Os principais fatores de riscos estão relacionados a situações que aumentem a pressão intra-abdominal: tosse crônica (fumo), obesidade, gestação, constipação, esforço excessivo, etc. Geralmente causa abaulamento da região afetada e desconforto. O único tratamento eficaz é cirurgia.
Dr. Victor Hugo Ribeiro Vieira
Dr. Victor Hugo Ribeiro Vieira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Oncologista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Hernia?

Nossos especialistas responderam 23 perguntas sobre Hernia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Pensando numa melhor cicatriz, a hérnia inguinal pode ser feita por videolaparoscopia, evitando o corte na região inguinal. A hérnia umbilical seria corrigida através de uma incisão no meio do umbigo, utilizada para correção da hérnia inguinal. Em relação a diastase, somente através do exame físico é que o procedimento pode ser avaliado, juntamente com a necessidade de extensão da incisão umbilical. Em relação ao retorno ao trabalho, em uma cirurgia sem intercorrências e com pós-operatório dentro do esperado, o retorno se daria entre 7-10 dias para trabalhos que não exijam esforço físico.

  • 309
  • 81
  • 181
Dr. Marcelo D'Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Hérnia grande não é fácil mas é uma cirurgia legal de se fazer. Espero que o cirurgião para ter dito isso tenha feito uma espirometria e avaliação adequada da capacidade pulmonar, se não é chute. Geralmente, em hérnias grandes não vale a pena anestesia local mas, dependendo da localização, uma raquianestesia (aquela na coluna) pode ser alternativa se o cirurgião for rápido. Só que realmente, nas verdadeiramente grandes a anestesia geral faria a diferença. Sugiro consultar com cirurgião do aparelho digestivo experiente.

  • 537
  • 117
  • 1048
Dra. Clarissa Alster Vicente Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã do aparelho digestivo, Cirurgiã geral

São Paulo

Marcar consulta

Uma avaliação médica adequada com bom exame clínico, além de exames complementares como ultrassonografia podem ser necessários para uma avaliação mais fidedigna.

  • 599
  • 115
  • 301
Dr. João Bergamasco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Manaus

Marcar consulta

Esforço físico, infecções na ferida operatória, má nutrição e vários outros fatores. Inclusive sem causa alguma aparente

  • 14
  • 1
  • 11
Dr. Ramatis Castro Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Governador Valadares

Ver as 23 perguntas sobre Hernia