Hidrocefalia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Hidrocefalia

Os especialistas falam sobre a Hidrocefalia

A hidrocefalia consiste no acúmulo de LCR nas cavidades ventriculares do cérebro. O tratamento das Hidrocefalias pode ser realizado através de Derivação Ventriculo Peritoneal ou Ventriculostomia Endoscópica (neuroendoscopia). Procure um especialista para avaliar a melhor técnica a ser usada em cada caso.
Dr. Isaias Fiuza Cabral
Dr. Isaias Fiuza Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião, Neurologista

|

Macapá

É o acúmulo do liquor no cérebro. Pode ser de origem congênita ou devido a hemorragias intracranianas, tumores, obstruções das vias de drenagem, meningite, cistos ou infecções. Os sintomas variam de dor de cabeça, vômitos, sonolência, déficits neurológicos, fraqueza, dificuldade para andar, aumento da cabeça nas crianças, alterações na motricidade ocular e queixas visuais. O diagnóstico é confirmado com TC ou RM. Podem causar hipertensão intracraniana, risco de vida e muitas vezes demanda tratamento imediato pelo Neurocirurgião.
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São Paulo

A hidrocefalia é o acúmulo exagerado de líquor nas cavidades ventriculares do cérebro. Pode ser causada pelo aumento da produção do lçiquor ou dificuldade em absorção, sendo seu tratamento variável dependendo da causa. Principais modos de Tratamento Terceiroventriculostomia Endoscópica Derivação ventriculo-peritoneal - DVP Derivação Ventricular Externa - DVE
Dr. Marcos Tweedie Spadoni

Neurocirurgião

|

Goiânia

Hidrocefalia é mais facilmente explicada como o acúmulo de liquor no crânio. Popularmente, identificamos muitas crianças com aumento do perímetro cefálico devido hidrocefalia. No entanto, uma grande parte dos casos de hidrocefalia se apresenta na fase de adulto jovem e o primeiro sintoma é a cefaléia. A hidrocefalia precisa ser muito bem investigada, pois podemos confundi-la com dilatação ventricular, quadro de tratamento conservador. Para o tratamento cirúrgico, podemos optar pelo tratamento por endoscopia ou pelas derivações. E importantíssimo que o paciente passe em consulta com neurocirurgião e permaneça em acompanhamento, mesmo quando o tratamento for o conservador.
Egmond Alves
Egmond Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Sorocaba

A Hidrocefalia caracteriza-se por um aumento desprorpocional da quantidade de líquido intracerebral (líquor). Existem diversas causas/doenças que podem acarretar em Hidrocefalia, sendo imprescindível a avaliação do Neurocirurgião para indicar a melhor modalidade de tratamento. Existem hoje novas modalidades de tratamento como a neuroendoscopia que podem ser benéficas em casos selecionados.
Dra. Doralice Batista
Dra. Doralice Batista Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgiã

|

Campos Dos Goytacazes

Ver mais

Tem perguntas sobre Hidrocefalia?

Nossos especialistas responderam 332 perguntas sobre Hidrocefalia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá. Você deve procurar assistência médica com urgência!

  • 23
  • 19
  • 38
Dr. Carlos Eduardo Romeu Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Salvador

Marcar consulta

O sistema de válvula, mecanicamente falando, em teoria não necessita ser trocado. Entretanto, diversas situações (como infecções, por exemplo) podem fazer com que haja um mau funcionamento do sistema, e haver necessidade de troca, seja de parte dele, seja do sistema inteiro. Algumas vezes, quando o sistema é colocado em um bebê muito pequeno, pode haver necessidade de revisão para estender o cateter abdominal, mas é dependente de cada caso. Converse com seu médico a respeito.

  • 37
  • 34
  • 91
Dr. George Patrick Boggiss Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Concordo com o Oftalmologista. Se o fundo de olho está normal, não vejo motivo para preocupação com os olhos vermelhos. À disposição, Dr. Fábio Simoes Fernandes

  • 2
  • 0
  • 0
Dr. Fabio Simões Fernandes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Brasília

Marcar consulta

Quando nascemos , e principalmente no portador de hidrocefalia, temos 6 áreas do crânio sem osso. Estes espaços são chamados fontanelas("moleiras"), existem em todo bebe e possibilitam o crescimento da cabeça e a passagem do crânio pelo canal pélvico no parto. Quando ocorre hidrocefalia ( acúmulo de liquor em excesso) , a existência e a expansão da área destes espaços evita o aumento da pressão intracraniana salvando a vida da criança, mas determina macrocrania ou aumento exagerado do tamanho da cabeça. O que pode estar ocorrendo com seu bebe, é que ao deitá-lo do lado oposto da válvula, esta colocada geralmente sobre a fontanela lateral posterior direita quando existe macrocrania leva transitoriamente a uma pequena deformação nas fontanelas posterior e laterais do lado oposto Isso é completamente normal, experimente elevar um pouco a cabeceira do berço que além de diminuir este fenômeno, auxiliará na drenagem do líquor e na normalização da forma craniana.

  • 38
  • 17
  • 94
Dr. Eric Grossi Morato Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião, Neurologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 332 perguntas sobre Hidrocefalia