Hidrocefalia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Hidrocefalia

Os especialistas falam sobre a Hidrocefalia

A hidrocefalia consiste no acúmulo de LCR nas cavidades ventriculares do cérebro. O tratamento das Hidrocefalias pode ser realizado através de Derivação Ventriculo Peritoneal ou Ventriculostomia Endoscópica (neuroendoscopia). Procure um especialista para avaliar a melhor técnica a ser usada em cada caso.
Dr. Isaias Fiuza Cabral
Dr. Isaias Fiuza Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião, Neurologista

|

Macapá

Hidrocefalia é mais facilmente explicada como o acúmulo de liquor no crânio. Popularmente, identificamos muitas crianças com aumento do perímetro cefálico devido hidrocefalia. No entanto, uma grande parte dos casos de hidrocefalia se apresenta na fase de adulto jovem e o primeiro sintoma é a cefaléia. A hidrocefalia precisa ser muito bem investigada, pois podemos confundi-la com dilatação ventricular, quadro de tratamento conservador. Para o tratamento cirúrgico, podemos optar pelo tratamento por endoscopia ou pelas derivações. E importantíssimo que o paciente passe em consulta com neurocirurgião e permaneça em acompanhamento, mesmo quando o tratamento for o conservador.
Dr. Egmond Alves
Dr. Egmond Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Sorocaba

A Hidrocefalia caracteriza-se por um aumento desprorpocional da quantidade de líquido intracerebral (líquor). Existem diversas causas/doenças que podem acarretar em Hidrocefalia, sendo imprescindível a avaliação do Neurocirurgião para indicar a melhor modalidade de tratamento. Existem hoje novas modalidades de tratamento como a neuroendoscopia que podem ser benéficas em casos selecionados.
Dra. Doralice Batista
Dra. Doralice Batista Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgiã

|

Campos Dos Goytacazes

A hidrocefalia é o acúmulo exagerado de líquor nas cavidades ventriculares do cérebro. Pode ser causada pelo aumento da produção do lçiquor ou dificuldade em absorção, sendo seu tratamento variável dependendo da causa. Principais modos de Tratamento Terceiroventriculostomia Endoscópica Derivação ventriculo-peritoneal - DVP Derivação Ventricular Externa - DVE
Dr. Marcos Tweedie Spadoni
Dr. Marcos Tweedie Spadoni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Hidrocefalia?

Nossos especialistas responderam 188 perguntas sobre Hidrocefalia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Meu caro, não é normal o que o tens apresentado. Existe um risco de ser uma complicação do procedimento. Entre em contato com o máximo de brevidade com o colega neurocirurgião que implantou a válvula para que ele possa avaliá-lo e tomar a conduta que seja mais adequada, além, é claro, sanar as suas dúvidas.

  • 35
  • 32
  • 40
Dr. Márcio Ferreira Marcelino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Brasilia

Não há prazo determinado, como se fosse um "prazo de validade". Enquanto a válvula estiver funcionando ou não estiver apresentando disfunção ou infecção, ela poderá ser mantida por tempo indeterminado.

  • 15
  • 30
  • 59
Dr. George Patrick Boggiss

Especialista em Dor, Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Dor de cabeça e vômitos podem ser sinais de mal funcionamento da válvula, mas também podem surgir em varias outras ocasiões, especialmente em crianças. Até mesmo uma infecção de ouvido ou de barriga podem dar esses sintomas em crianças. Por esse motivo, o ideal é procurar um neurocirurgião que irá avaliar o histórico do seu filho, examinar o funcionamento da válvula e talvez solicitar exames de imagem, caso seja necessário. Assim será possível saber se há ou não necessidade de uma nova cirurgia. Um especialista conseguirá ajudar e dar fim à essa angústia. Melhoras para ele!

  • 12
  • 10
  • 27
Dra. Danielle de Lara Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgiã

Blumenau

Olá, não pretendo substituir uma consulta médica, mas orientar sobre a hidrocefalia, tentando esclarecer sua dúvida. São inúmeras as causas de vômitos, até mesmo a hidrocefalia, ou o contrário, a hiperdrenagem podem causar tais sintomas, pois o cérebro é sensível a mudanças bruscas de pressão intracraniana. Existem vários tipos de válvula capazes de manter uma drenagem mais próxima da necessidade de cada indivíduo, até mesmo de pressão regulável através de mecanismo magnético que não necessita de nova cirurgia, desde que a válvula esteja bem locada e funcionante. Importante ter em mente que meningite é uma complicação possível, sendo diagnóstico diferencial, devendo estar atenta quanto aos sinais e sintomas e sempre conversar com o teu médico.

  • 13
  • 1
  • 2
Dr. Matheus Felipe Borges Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 188 perguntas sobre Hidrocefalia