Para uma dieta anti colesterol devo procurar um nutricionista?

Pergunta sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)

Para uma dieta anti colesterol devo procurar um nutricionista?

O colesterol é um hormônio essencial para o funcionamento adequado do organismo. A questão é o controle para manter os níveis de colesterol adequados e saudáveis, com a ingestão de alimentos corretos para o bom funcionamento fisiológico.

Assim, o acompanhamento nutricional se faz necessário.

O acompanhamento com um profissional nutricionista é extremamente necessário. As fontes de fibras como por exemplo a aveia é uma alternativa para se trabalhar em sucos e frutas in natura.

Não existe dieta anti-colesterol, como colegas citaram, ele também é necessário para o organismo, na formação de enzimas digestivas, como precursor de alguns hormônios, auxilia na absorção de vitaminas. Mas em excesso, total acima de 200 + avaliação das lipoproteínas (proteínas que carregam o colesterol pela corrente sanguínea para suas devidas funções (HDL = colesterol bom + LDL - colesterol ruim e o não HDL - que indica o poder aterogênico = de formar placas de gordura nas artérias), pode caracterizar maior risco cardiovascular (desenvolver doenças do coração).Da parte nutricional, o nutricionista pode elaborar cardápios com combinações de nutrientes específicos que ajudam a equilibrar estes parâmetros em níveis de normalidade e também na modulação positiva (aumentar o bom e reduzir o ruim).Estes benefícios se otimizam com prática de exercício regular, predominantemente, no formato aeróbico. Procure um nutricionista e Educador Físico, que atue com doenças crônicas.

O Colesterol é um Nutriente do Reino Animal e Vegetal, tb é Sintetizado pelo Organismo - Função Endócrina do Fígado - daí ser considerado tb um Hormônio muito importante para a nossa Saúde Orgânica, obrigado apenas acrescentando!!!

Praticamente todos os nossos órgãos produzem colesterol. Pelo seu volume o fígado e um dos principais produtores de colesterol. Setenta e cinco por cento do colesterol circulante é produzido pelo nosso próprio organismo. Uma dieta bem conduzida com a pratica regular de exercícios físicos pode auxiliar o tratamento, porém, pacientes com alto risco para doença cardiovascular se beneficiarão com o uso das estáticas isoladas ou associadas à ezetimiba. Recentemente foram introduzidas na pratica clinica inibidores da PCSK9, novo mecanismo potente para a reducao do colesterol tanto isoladamente ou associado às estáticas.

Ver as 80 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)?

Nossos especialistas responderam 80 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.