O que causa aumento da pressao ocular?

Pergunta sobre Hipertensão Ocular

O que causa aumento da pressao ocular?

Como definição a "Hipertensão ocular é a pressão intraocular maior que normal sem lesão no nervo óptico e sem alteração do campo visual."
Como hipertensão ocular é maior fator de risco para o Glaucoma, todo paciente hipertenso deve fazer o controle periódico com seu oftalmologista, com medida da pressão intraocular, exames do nervo óptico e campo visual. Porque com passar do tempo pode ocorre o Glaucoma nesses pacientes.

O aumento da pressão intraocular (PIO) pode ser explicado de uma maneira simples como um desbalanço entre a produção e a drenagem do humor aquoso ("líquido intraocular). Gosto de dar o exemplo de uma pia com a torneira aberta, porém com o ralo entupido. O que acontece? A água se acumula! É o mesmo dentro dos nossos olhos, se por algum motivo ou doença o mecanismo de drenagem ocular fica prejudicado, a pressão aumenta pois a produção é maior do que a drenagem deste líquido. Nestes casos o aumento da PIO pode provocar lesão no nervo óptico e causar o glaucoma.

Ver as 101 perguntas sobre Hipertensão Ocular

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Hipertensão Ocular?

Nossos especialistas responderam 101 perguntas sobre Hipertensão Ocular.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.