Incontinência Urinária - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Incontinência Urinária

Os especialistas falam sobre a Incontinência Urinária

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina, mesmo que em pequenas quantidades. Apesar de muito comum, a perda de urina não faz parte do processo de "envelhecimento". A fisioterapia pélvica é considerada a primeira tentativa de tratamento para incontinência urinária. O objetivo do tratamento é reconhecer e fortalecer a musculatura do assoalho pélvico que é responsável por ajudar na contenção de urina. Na clínica Fisiopelvica, utilizamos vários recursos para o tratamento, entre eles o Biofeedback, eletroestimulação e educadores.
Dr. Juliano Silveira
Dr. Juliano Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Rio de Janeiro

Muito comum nos idosos, principalmente nas mulheres multíparas e homens com doenças prostáticas. O tratamento existe, mas deve ser utilizado com cautela nos idosos por conta dos possíveis efeitos colaterais graves.
Dra. Marcelle Xavier Bastos
Dra. Marcelle Xavier Bastos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra, Médica clínica geral

|

Niterói

As causas mais frequentes são: Genética, hormonais, envelhecimento, tabagismo, bexiga hiperativa, lesões medulares ou doenças do sistema nervoso, etc. Sabe-se que 35% das mulheres após a menopausa sofrem de incontinência urinária ao fazer algum esforço e 40% das mulheres gestantes vão apresentar um ou mais episódios de incontinência urinária durante a gestação ou logo após o parto. Entre os homens, cerca de 5% dos submetidos à cirurgia para retirada da próstata também podem apresentar o problema.
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Aracaju

Apesar de ser um problema muito frequente a incontinência urinária não é normal. Ela é definida como a perda involuntária de urina. Pode ser antecedida de algum esforço fisico como tossir ou espirrar, ou de sintomas de urgência quando se têm a necessidade de sair correndo para ir ao banheiro, por exemplo, ou ainda quando se acorda diversas vezes à noite para urinar. Muitas vezes somente na conversa do consultório conseguimos saber o que esta ocorrendo para gerar esse quadro, mas quando isso não é possível existe um exame chamado urodinâmica que nos ajuda a definir o diagnóstico e propor a melhor forma de tratamento. O tratamento varia de uso de medicação, fisioterapia e/ou cirurgia.
Dra. Juliana Cabral
Dra. Juliana Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Rio de Janeiro

Atualmente, a Sociedade Internacional de Continência (ICS) define o termo Incontinência urinária (IU) como sendo toda perda involuntária de urina, sendo um problema social e de higiene. A IU é uma condição que afeta a população mundial, principalmente a feminina. As mulheres são mais afetadas que os homens por problemas urinários. Alguns homens apresentam a incontinência urinária quando realizam a cirurgia de prostatectomia radical. A incontinência é ainda sub-diagnosticada, e tratada como uma condição, tem um forte impacto negativo na qualidade de vida, podendo até limitar as possibilidades de tomar parte nas atividades diárias da sociedade.
Patrícia Zaidan
Patrícia Zaidan Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Incontinência Urinária?

Nossos especialistas responderam 31 perguntas sobre Incontinência Urinária.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Após cirurgia prostática, pode ocorrer certo grau de incontinência precoce. O controle esfincteriano retorna após certo tempo, a variar dependendo de qual tipo de cirurgia o paciente foi submetido, e segundo como transcorreu a cirurgia. A fisioterapia pélvica miccional é grande aliado no controle da perda urinária após cirurgia. Existem fármacos e outros tratamentos inclusive cirúrgicos para o restabelecimento do controle urinário. Entretanto, o profissional que realizou a cirurgia é o mais habilitado para fornecer dados de como transcorreu a cirurgia e qual o procedimento foi realizado. Por isso, a boa relação medico paciente e o acompanhamento pós operatório são tão importantes no sucesso do tratamento. Boa sorte.

  • 2709
  • 611
  • 5883
Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira

Urologista

Rio de Janeiro

São inúmeras as causas, como múltiplas gestações, frouxidão ligamentar das estruturas pélvicas, infecção urinária, tabagismo, obesidade, entre outras. Até

  • 2709
  • 611
  • 5883
Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira

Urologista

Rio de Janeiro

Olá. A incontinência urinária não está relacionada com alterações ou problemas no funcionamento do rim. A incontinência é provocada por problemas que envolvem a bexiga e uretra ("canal do xixi"). Existem diversas causas de perda urinária. Cada causa tem um tratamento, que pode ser medicamentoso, fisioterápico ou cirúrgico. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. O estudo urodinâmico pode trazer informações adicionais. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento. Agende a sua consulta.

  • 6875
  • 2692
  • 6374
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Qual a cirurgia você fez? Perineoplastia? Sling? Burch? É bom lembrar que a cirurgia de perineoplastia não serve para tratar a incontinência urinária, mas sim para tratar o prolapso genital ou "bexiga caída".Nem todas as mulheres que tratam o prolapso genital apresentam uma melhora da incontinência urinária. A sua avaliação através do exame físico, suas queixas e seu exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamentos corretos. O estudo urodinâmico pode ser necessário; Existem diversas causas de incontinência urinária e cada causa tem um tratamento. O tratamento pode ser fisioterapia, medicamentos e até uma nova cirurgia. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento. Procure um UROGINECOLOGISTA.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 6875
  • 2692
  • 6374
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Ver as 31 perguntas sobre Incontinência Urinária