Infecções Urinárias - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Infecções Urinárias

Os especialistas falam sobre a Infecções Urinárias

As infecções urinárias são mais comuns nas mulheres. A uretra mais curta e localizada na região genital favorece o acesso de bactérias ao interior da bexiga. O hábito de segurar a urina por muito tempo e ingerir pouco líquidos também contribui. Outro fator muito importante é a constipação intestinal. As bactérias que causam a infecção vêm da flora intestinal. Ficar mais que dois dias sem evacuar, aumenta a presença das bactérias próximo à bexiga favorecendo as infecções. A higiene correta e esvaziar a bexiga após as relações sexuais também são importantes. Mais de 2 episódios de infecção por ano não é normal e o urologista deve ser consultado para realizar o tratamento adequado.
Leonardo Gomes Lopes
Leonardo Gomes Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Belo Horizonte

As infecções do trato urinário afetam uma em cada quatro mulheres ao longo da vida. São muito mais comuns nas mulheres em relação aos homens devido a menor distância entre a uretra e o ânus nas mesmas. Os principais sintomas são: dor ao urinar, sensação de esvaziamento incompleto e vontade de ir ao banheiro repetidas vezes. O diagnóstico e tratamento são simples porém se a pessoa não for tratada de forma correta pode evoluir para quadros graves como sepse e insuficiência renal. Mulheres que tem infecção urinária de repetição (mais que três episódios no ano) devem fazer acompanhamento especializado.
Luis Gustavo Trindade
Luis Gustavo Trindade Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral, Nefrologista

|

Belo Horizonte

A infecção urinária é a presença de bactérias, fungos, vírus ou microorganismos em qualquer parte do trato urinário (uretra, bexiga, ureter e rins). Se não tratada da forma adequada, pode provocar complicações. Na criança maior, que já tenha tirado as fraldas, a infecção urinária causa dor e ardência ao urinar, aumento de frequência e indisposição. Nos recém-nascidos ou lactentes, provoca irritação, gemedeira, inapetência ou falta de ganho de peso. A febre é uma manifestação frequente. Toda criança com febre inexplicável deve realizar um exame de urina.
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith
Dr. Diogo Carlo Cruz Smith Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Aracaju

A infecção urinária é comum em mulheres de todas as idades, entretanto, acima de 2 episódios por ano deixa ser considerado "normal" e o paciente deve então ser avaliado por um especialista nefrologista. Existem várias causas para as infecções na urina voltarem na mulher e é preciso investigar o que de fato está acontecendo para tratar a causa e não somente a infecção. No meu tratamento me atento à prevenção para evitar novas infecções através de uma abordagem do indivíduo como um todo.
Dra. Patricia Taschner Goldenstein
Dra. Patricia Taschner Goldenstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médica clínica geral , Nefrologista

|

São Paulo

As infecções do trato urinário (ITU) podem se localizar em qualquer altura do trato urinário.São mais frequentes em mulheres por sua uretra pequena, mas existem vários outros fatores que podem aumentar sua frequência, como diabetes, Resto da urina na bexiga após urinar, uso de sonda vesical, mudanças da flora bacteriana genital natural, migração de bactérias do intestino, muita limpeza, relação sexual frequente, mudança hormonal. quando frequentes, o infectologista deve ser consultado, pois, dar um antibiótico atrás do outro não diminui resolve o problema e causa outros maiores como aumento das reações adversas, toxicidade e resistência bacteriana.
Dra. Keilla Mara Freitas
Dra. Keilla Mara Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Infectologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Infecções Urinárias?

Nossos especialistas responderam 121 perguntas sobre Infecções Urinárias.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Infecções urinarias de repetição são um problema comum no consultorio de urologia e com um tratamento adequado tem bons resultados. Agende uma consulta com um urologista. Atenciosamente,

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 344
  • 109
  • 251
Dr. Raphael Barroso Kato Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

São Paulo

Marcar consulta

A Urina 1, ou sumário de urina, pode nos mostrar leucócitos, hemáceas e nitrito como indicativo de uma infecção urinária. Esse exame tem um alto valor preditivo negativo, ou seja, se urina 1 for normal cerca de 90% das pacientes não tem infecção urinária. Mas observe....sobram 10% de pacientes... É importante ressaltar que diante de sintomas de cistite na popula´ção em geral, a clínica é soberana, e não há necessidade de exame para diagnosticar.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 560
  • 408
  • 967
Mariana de Sousa Ribeiro de Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Belém

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta. A infecção urinária pode estar associada a sintomas como dor pélvica, ardor para urinar, idas frequentes ao banheiro, alteração do odor e coloração urinária, febre, dor na relação, etc. A coceira e o ardor não são sintomas de infecção urinária. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.

  • 7143
  • 2755
  • 6729
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas nas consultas de pré-natal. Com certeza o seu médico está fazendo o melhor por você e seu bebê. Faça o pré-natal corretamente. A gravidez não combina com a infecção urinária. A infecção pode fazer mal para o seu bebê. Se estiver com infecção urinária no momento do parto, a infecção pode passar para o seu bebê. Para descartar que o seu bebê tenha infecção no pós-parto e precisa realizar o tratamento, o seu pediatra poderá solicitar exames e até inciar antibióticos. Já a candidíase vaginal não terá implicações graves sobre o seu filho se você estiver com essa infecção no momento do parto. Converse com o seu médico.

  • 7143
  • 2755
  • 6729
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Ver as 121 perguntas sobre Infecções Urinárias