Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade ?

Boa tarde! Embora pareçam sinônimos, não são.
Estéril é alguém que jamais pode ou conseguirá engravidar.
Infértil é alguém que tem alguma dificuldade para engravidar, mas que pode conseguir com tratamento ou até mesmo naturalmente.

Hoje em dia praticamente não temos mais pessoas estéreis, pois dispomos de muitos métodos para resolver a questão, como doação de óvulos, útero de substituição, injeção de espermatozoides...

Boa sorte!

A infertilidade conjugal é a não ocorrência de uma gestação após um ano de tentativas com relações sexuais frequentes (a cada dois a três dias) sem uso de métodos contraceptivos. Muitas vezes a infertilidade pode ser corrigida com tratamentos de baixa ou alta complexidade, e a gestação então, obtida. Já esterilidade é a incapacidade de gerar filhos biológicos, ou seja, a mulher estéril não tem óvulos e o homem estéril não produz espermatozóides, necessitando então para terem seu filho material genético de outra pessoa!

infertilidade é definida como o casal que não consegue engravidar após 1 ano de tentativa com a vida íntima sem métodos contraceptivos. A esterilidade é a impossibilidade de gerar filhos. Esta última é uma condição mais rara. Tanto o homem como mulher são responsáveis em 50% pela causas de infertilidade.

Procure um especialista para avaliar a sua sal saúde reprodutiva,

boa sorte

Ver as 71 perguntas sobre Infertilidade

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Infertilidade?

Nossos especialistas responderam 71 perguntas sobre Infertilidade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.