Inflamação do ouvido médio - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Inflamação do ouvido médio

Informação sobre Inflamação do ouvido médio

O que é o ouvido médio?

O ouvido é o órgão que nos permite perceber os sons. É composto de três partes:

  • O ouvido externo consiste do tubo que começa na abertura da orelha e termina no tímpano.
  • O ouvido interno consiste em o caracol (cóclea), que é o único com a capacidade de ouvir, e o labirinto, que é responsável pelo equilíbrio.
  • Entre o ouvido externo e o ouvido interno é o ouvido médio.

O ouvido médio é uma caixa cheia de ar. Um lado é limitado pelo tímpano e outro para o duto de saída que liga o ouvido médio à parte posterior do nariz, que serve para ventilar o ouvido.

Este tubo de ventilação é chamado de trompa de Eustáquio. Dentro do ouvidomédio há três pequenos ossos que são responsáveis ??pela transmissão de som do tímpano para o ouvido interno.

Os três ossos que são colocados na seguinte ordem e a forma como eles têm seus nomes listados são:

  • O martelo
  • A bigorna
  • O estribo

O que é uma inflamação do ouvido médio?

A inflamação do ouvido médio pode ser causada por duas circunstâncias:

  • Pela ventilação do ouvodo médio prejudicada 
  • Infecção do ouvido médio

O primeiro caso pode ser explicado por um bloqueio da trompa de Eustáquio. O segundo caso é explicado por uma trompa de Eustáquio permanentemente aberta.

A interrupção da ventilação do ouvido médio é conhecido por diferentes nomes:

  • Otite catarral
  • Otite serosa
  • Otite secretora ou otite média com efusão

Infecção do ouvido médio chamada otite média aguda. A inflamação do ouvido médio geralmente ocorre principalmente durante a infância porque na criança o tubo de Eustáquio é mais curto, está aberto e mais horizontal do que os adultos, o que favorece todos os processos na parte de trás do nariz que estão em contato com o ouvido médio. Começa no primeiro ano de vida e continua por dois ou três anos a sete anos, quando começa a diminuir de forma significativa para ocorrer apenas ocasionalmente.

A maioria destas condições ocorre após um contato frio e muitas vezes com outras crianças por perto, especialmente na fase de creche. Também pode ocorrer por outras doenças da infância, como sarampo.

Como a inflamação do ouvido médio?

A alteração da ventilação do ouvido médio é uma obstrução da tuba auditiva devido a doenças respiratórias do nariz e inflamação da garganta que produz uma grande quantidade de muco e inflamação do nariz. Também pode ser causada por pólipos nasais e desvio de septo. Outras doenças que podem causar deficiência de ventilação do ouvido médio são muito menos freqüentes como os processos de tumor e malformações da face e do crânio.

Na infecção do ouvido médio há um mau funcionamento da tuba auditiva que permite que germes e células de defesas do organismo (glóbulos brancos) se insiram no ouvido médio e produzam uma infecção com pus dentro do ouvido.

Quais são os sintomas da inflamação do ouvido médio?

A coisa mais importante é a dor que geralmente é particularmente intensa. Você pode ter febre, mal-estar ,perda auditiva. Outros sintomas que ocorrem com menor freqüência pode ser uma inflamação da parte de trás  nos ouvidos do ouvido causando  ruído e tontura. O comprometimento da linguagem pode ocorrer quando a audição precária for mantida por um longo tempo.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico de inflamação do ouvido médio é um dos mais fáceis de fazer. Tenha conhecimento dos sintomas acima mencionados e procurando através do canal auditivo externo com um dispositivo chamado otoscópio para ver o tímpano. Dependendo de como você pode encontrar o tambor, verá  sobre a evolução da inflamação e da gravidade do caso.

Nós também podemos ver  por um timpanograma, a ser realizada em casos de entupimento do ouvido médio. Audiometria, que é a forma de medir a capacidade da sensação de ouvir, é realizada para saber a quantidade de perda auditiva tenha ocorrido.

Este tipo de otite é curado completamente?

Geralmente, se o tratamento for bem sucedido, os sintomas desaparecem e o ouvido está completamente restaurado. A dor é removida imediatamente, acaba a febre e desconforto, ele recupera a capacidade de ouvir. O ataque agudo é bem controlado, o problema pode existir quando esses episódios agudos são repetidos, então você deve consultar um especialista para corrigir a causa da repetição dessas otites.

Que complicações podem ocorrer?

Complicações geralmente ocorrem em infecções do ouvido médio. Nos países desenvolvidos estas complicações têm sido grandemente reduzidas devido ao uso de antibióticos. O alarme é dado por uma dor de ouvido agravada pelo desconforto, dor de cabeça, vertigem, paralisia facial e surdez.

As principais complicações são mastoidite e meningite.

Mastoidite é a complicação mais comum. Ocorre mais em crianças que em adultos. É uma inflamação da parte que está localizado atrás do ouvido. É um acúmulo de pus na área vem do ouvido médio. O tratamento medicamentoso deve ser intenso e intravenoso. O tratamento cirúrgico é indicado quando há evidências de que a infecção está afetando o cérebro ou tem paralisia facial.

Meningite também ocorre mais em crianças que em adultos. É uma inflamação do revestimento do cérebro devido à inflamação do ouvido do meio. Os sintomas apresentados são febre, pescoço duro, incapacidade de mover o pescoço, dor de cabeça, vômitos. Você tem que fazer uma punção na espinha até a cintura para retirada de  líquido e, portanto, ser capaz de fazer o diagnóstico.

O tratamento é com medicamentos intravenosos fortes e cirurgia é realizada para remover o foco de pus que causou a meningite.

Pode haver seqüelas de inflamação do ouvido médio?

No caso de ventilação dou ouvido médio ser prejudicada, se isso ocorre repetidamente, a fibrose pode ocorrer dentro da orelha média e causar uma retração do tímpano para dentro do ouvido. Há um aperto do tímpano sobre as estruturas do ouvido médio (os três ossos que estão dentro). Isso faz com que a capacidade de ouvir piore e às vezes é dolorido. Esta sequela é chamado de fita otite.

Tanto no caso de ventilação da orelha média e prejudicada na infecção do ouvido médio pode ocorrer devido à repetição do processo, um acúmulo de fibras, depósitos de cálcio e um erosões ósseas no ouvido médio. Estes são a tornar-se uma estrutura rígida, onde os ossos estão no ouvido médio não pode se mover, produzindo um maior grau de surdez.

Podem produzir uma inflamação crônica do ouvido médio (otite média crônica), onde há uma perfuração do tímpano, com supuração e surdez. Quando se chega a este estado, a tratamentos com medicamentos só resolve a infecção, enquanto eles estão agindo, quando você parar de tomar o remédio novamente voltam os sintomas. Tratamento cirúrgico serviria para a limpeza do ouvido médio e eliminar a infecção.

Como é infecção do ouvido médio?

Quando a causa foi a alteração da ventilação, passamos a restaurar a ventilação do ouvido médio através da trompa de Eustáquio por medicamentos. Os medicamentos incluem antibióticos, descongestionantes, anti-histamínicos, corticóides nasais e, se necessário, tratamento específico de alergia. Se os problemas de ventilação do ouvido médio persistirem mais de três meses em tratamento por medicamentos,  é aconselhado a passar por cirurgia.

Tratamento cirúrgico de ventilação da orelha média é para remover o acúmulo de muco no ouvido médio pelo tímpano com um pequeno corte através dele para sugar todo o muco que contém. Às vezes, eles terão de deixar um pequeno tubo de plástico no tímpano para a ventilação do ouvido médio através dele, porque  faltou ventilação natural através da trompa de Eustáquio. Os tubos são colocados no tímpano e  geralmente deixam vários meses e em alguns casos, são deixados funcionando por um par de anos.

Outro tratamento cirúrgico  realizado é a remoção das adenóides (adenoidectomia). As adenóides estão localizadas na parte posterior do nariz, e na maioria dos casos fazem a obstrução da trompa de Eustáquio, diretamente ou através da produção de grandes quantidades de muco. Muitos casos, obtém-se melhor resultado ao executar esta operação. Geralmente é feito em conjunto com a operação acima.

Quando ambas as modalidades de tratamento falham, é recomendado que a cirurgia de ouvido que está aberto, limpo e, se possível, eliminar a doença, reconstruir e restaurar a capacidade de ouvir.

Em caso de inflamação do ouvido médio ser devido à infecção, deve ser tratada com antibióticos administrados por via oral. Se não melhorar, você tem que fazer uma punção do tímpano para evacuar o pus, a dor vai embora e obter uma amostra de pus para a cultura e aprender os antibióticos devem ser usados.

Se a inflamação permanece é repetir o tratamento com antibióticos, descongestionantes, anti-histamínicos e corticóides nasais. As crianças com infecção do ouvido médio e outra vez pode ser dado antibióticos preventivos durante o inverno ou primavera.

Você pode fazer algo para prevenir a inflamação do ouvido médio?

Evite fumar em casa, a fumaça do fumo aumenta o risco, em crianças.

Mães devem evitar amamentar bebês em uma posição horizontal, uma vez que a comida pode entrar mais facilmente no ouvido médio para o canal da tuba auditiva em recém-nascidos.

Se a criança tem dor de ouvido toda vez que tem um resfriado, você deve consultar um especialista.

Possui uma dúvida concreta sobre Inflamação do ouvido médio? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Inflamação do ouvido médio?

Nossos especialistas responderam 56 perguntas sobre Inflamação do ouvido médio.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Enquanto o tubo de ventilação estiver preso à membrana timpânica não se deve molhar o ouvido. Orienta-se proteção adequada durante o banho e atividades aquáticas estão proscritas. Caso deixe entrar água ou saia pus é necessário procurar atendimento médico.

  • 14
  • 12
  • 422
Dra. Milene Massucci Bissoli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

São Paulo

Em caso de pus em ouvido deve-se sempre procurar um otorrino., é uma infecção e precisa ser avaliada e tratada corretamente

  • Obrigado 5
  • 1 especialista está de acordo
  • 46
  • 32
  • 204
Dra. Tassiana Lago

Otorrino

Ribeirão Preto

Boa tarde, não é normal. Primeiramente não deve ser utilizado cotonete , muito menos uma criança de 3 anos que não tem noção de profundidade do conduto. É fundamental agendar uma consulta com um otorrinolaringologista para visualizar o local do sangramento, se ocorreu apenas uma lesão no conduto auditivo externo ou se houve lesão na membrana do tímpano. Fico a disposição

  • 28
  • 14
  • 49
Dr. Matheus Chioro Correa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Curitiba

Marcar consulta

Não é normal sentir dor após uma lavagem de ouvido - quando ocorre, isso pode indicar uma infecção ou inflamação do conduto auditivo externo. Leve sua mãe a um otorrino para que ela seja reavaliada.

  • 18
  • 4
  • 9
Dr. Joao Paulo Mangussi Costa Gomes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

São Paulo

Ver as 56 perguntas sobre Inflamação do ouvido médio