Insônia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Insônia

Informação sobre Insônia

Será que precisamos dormir bem por toda a nossa vida?

Passamos uma grande parte de nossa vida dormindo. Crianças dormem praticamente 24 horas por dia. As crianças pequenas dão cochilos freqüentes. Jovens e adolescentes dormem cerca de oito ou nove horas por noite, enquanto a maioria dos adultos pode ter sete ou oito horas, às vezes menos. Muitas pessoas mais velhas precisam de menos horas ainda, talvez cinco ou seis, e também tendem a ter um sono mais leve.

Por que as pessoas mais velhas dormem menos?

Pessoas mais velhas  podem não precisar ou ser capaz de dormir tanto quanto os jovens. Isto poderia ser porque eles têm uma vida relativamente inativa, ou porque eles dormem mais durante o dia.

O que é insônia?

A insônia é o termo que refere-se à incapacidade de adormecer ou continuar dormindo por um período de tempo. Isso pode causar fadiga crônica que afeta negativamente a nossa vida diária.

Dito isto, é importante ressaltar que quase todo mundo tem problemas para dormir em um momento ou outro em suas vidas. Estresse, depressão e preocupação são bem conhecidas como causas da insônia. A doença é outra causa possível, especialmente se houver dor ou desconforto.

Que precauções devo tomar ao utilizar pílulas para dormir?

Existem muitos tipos de comprimidos disponíveis para dormir . No entanto, é importante não utilizar pílulas para dormir com muita freqüência. Com elas, o corpo torna-se dependente de medicação e você pode achar que é muito difícil parar de tomá-la. Você também pode precisar de doses cada vez maiores para conseguir o mesmo efeito desejado porque o seu corpo torna-se tolerante, e está pedindo uma dose mais elevada da substância que provoca o mesmo efeito. Você pode também sentir uma sensação de sonolência e letargia da manhã.

Dicas úteis para pessoas com insônia

  • Exercício muitas vezes ajudam a dormir, mas evite o exercício imediatamente antes de deitar.
  • Anote as preocupações no papel ao invés de se preocupar com eles enquanto tenta dormir.
  • Um banho morno antes de deitar pode ajudar.
  • Tente não comer muito antes de ir para a cama.
  • O álcool pode interromper o sono durante a noite, apesar de que uma pequena bebida pode ajudar a conciliar o primeiro sonho.
  • Cortar em bebidas que contenham cafeína (café, chá, cacau e colas), especialmente no final da tarde.
  • Verifique se você tem uma cama confortável. O quarto deve ser bem ventilado e fresco, scuro e o mais silencioso possível.
  • Não vá para a cama até você se sentir cansado.
  • Sexo antes de dormir pode tanto promover e dificultar o sono. Os homens podem dormir bem depois do sexo, enquanto muitas mulheres ficam acordadas.
  • Ler um livro até sentir sono. Sentar, ler o jornal, ouvir música e ir para a cama meia hora mais tarde, caso não consiga dormir..
  • Levantar todas as manhãs, ao mesmo tempo. Definir o alarme e sair da cama rapidamente, mesmo se for ficar acordado até tarde ou não puder dormir. Assim, no final do dia, provavelmente vai se sentir cansado e com sono apenas na hora certa. Se você fizer isso por um número suficiente de dias, será bem-sucedido em ajustar seu relógio interno e estará cansado quando você precisar do sono.
  • Durante viagens longas de ônibus ou avião, pode valer a pena tomar um comprimido para dormir, se você acha que tem problemas de sono. Esta pílula deve agir rápido e com um efeito de tempo limitado, cerca de cinco ou seis horas. De qualquer maneira deve ser o seu médico que irá prescrever a pílula para dormir que é melhor para você.

A maioria das pessoas pode vencer a insônia se seguir as orientações acima. Se você ainda não vê nenhuma solução para o problema, consulte o seu médico de família.

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Os especialistas falam sobre a Insônia

A acupuntura minimiza dores da disfunção da articulação temporomandibular com a vantagem de proporcionar um sono melhor e mais qualidade de vida.
Dr. Walter Viterbo da S. Neto
Dr. Walter Viterbo da S. Neto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Anestesiologista, Médico Acupunturista

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Salvador

Os novos métodos de polissonografia domicilar são capazes de informar o médico a exata condição que esta determinando a insônia do paciente no seu ambiente e no seu contexto,fazendo que os tratamento apresentem um ótimo resultado.
Dr. Claudio Oppenheimer
Dr. Claudio Oppenheimer Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurologista

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Brasília

Sono ruim, não restaurador, com dificuldade de se iniciar ou manter ou com despertar precoce é queixa comum no idoso. O uso de medicamentos para dormir é frequente e se associa a graves eventos adversos, como piora da memória e quedas. Devem, portanto, ser evitados. A origem do distúrbio pode estar em medicamentos, hospitalização, ansiedade, depressão, sedentarismo, doenças cardíacas, respiratórias (como apnéia do sono), síndromes dolorosas ou doença prostática. O tratamento da insônia inclui identificação/abordagem desses problemas e intervenções como higiene do sono, relaxamento, restrição do tempo no leito e intervenções farmacológicas individualizadas e seguras de acordo com cada caso.
Dra. Cláudia Caciquinho Vieira de Souza
Dra. Cláudia Caciquinho Vieira de Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

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Belo Horizonte

Trato Quadros de insônia de todos os tipos, seja dificuldade para iniciar, manter e sustentar o sono até o horário desejado. Não dormir bem implica em prejuízo funcional no dia seguinte, com dificuldade de atenção e concentração, fatigabilidade, sonolência diurna, cansaço, irritação e alterações no apetite .
Dra. Christina de Almeida
Dra. Christina de Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

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Curitiba

Estudos recentes demonstraram que a prevalência da insônia tem aumentado a cada ano, chegando a atingir quase 40% da população. É a dificuldade em iniciar ou manter o sono e a sensação de que o sono não foi de boa qualidade, levando a consequências no funcionamento do indivíduo durante o dia. Ela pode ser aguda, relacionada a algum fato recente ou situação de estresse passageira e, nesse caso, melhora espontaneamente. Se for uma insônia persistente, por mais de 1 mês e com interferência na qualidade de vida, vale a pena procurar uma investigação médica especializada. Para o tratamento adequado é preciso identificar a causa e avaliar os hábitos da pessoa.
Dr. Douglas Motta Calderoni

Psiquiatra

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São Paulo

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Estas são as mais populares:

Olá, Você pode estar sofrendo de ansiedade, estresse e preocupações. Neste caso você pode se consultar com um Psicólogo que poderá te dar as orientações a respeito. Quanto aos medicamentos, caso ele seja necessário (ainda que você disse que não queria tomar) saiba que, se seguir bem a prescrição tomando-o com a responsabilidade devida, poderá ter os benefícios desejados, e as doses podem ser reduzidas ou retiradas definitivamente. Bom tratamento!

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Pablo Cordeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Santo André

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Pelo seu relato sua insonia deve advir do seu quadro de ansiedade. Seria interessante entender o que vem lhe deixando ansioso, existem muitas formas de lidar com a ansiedade e insonia sem precisar usar medicação controlada, como por exemplo a psicoterapia, incluindo atividade física e o uso de florais. Aconselho que procure um psicologo que possa lhe ajudar nesse quadro de ansiedade. Espero ter ajudado. att

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Sara Guedes Conceicao Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Salvador

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Olá , o principal tratamento para insônia é encontrar a causa da insônia e tratar lá , os indutores de sono são apenas um quebra galho até tratar a causa , a agomelatina e um agonista do receptor de melatonina , com função antidepressivo , pode tanto ajudar no sono qto não , o principal é consultar um bom psiquiatra para o diagnóstico correto é tratamento da causa , grande abraço.

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Tadeu Felipe Pires Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Ribeirão Preto

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Embora seu relato esteja bem limitado, penso que sua avaliação possa ser feita tanto por um Psiquiatra bem como por um Neurologista. Melhoras!

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Dr. Eduardo Adnet Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutrólogo, Psiquiatra

Rio de Janeiro

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