Insônia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Insônia

Informação sobre Insônia

Será que precisamos dormir bem por toda a nossa vida?

Passamos uma grande parte de nossa vida dormindo. Crianças dormem praticamente 24 horas por dia. As crianças pequenas dão cochilos freqüentes. Jovens e adolescentes dormem cerca de oito ou nove horas por noite, enquanto a maioria dos adultos pode ter sete ou oito horas, às vezes menos. Muitas pessoas mais velhas precisam de menos horas ainda, talvez cinco ou seis, e também tendem a ter um sono mais leve.

Por que as pessoas mais velhas dormem menos?

Pessoas mais velhas  podem não precisar ou ser capaz de dormir tanto quanto os jovens. Isto poderia ser porque eles têm uma vida relativamente inativa, ou porque eles dormem mais durante o dia.

O que é insônia?

A insônia é o termo que refere-se à incapacidade de adormecer ou continuar dormindo por um período de tempo. Isso pode causar fadiga crônica que afeta negativamente a nossa vida diária.

Dito isto, é importante ressaltar que quase todo mundo tem problemas para dormir em um momento ou outro em suas vidas. Estresse, depressão e preocupação são bem conhecidas como causas da insônia. A doença é outra causa possível, especialmente se houver dor ou desconforto.

Que precauções devo tomar ao utilizar pílulas para dormir?

Existem muitos tipos de comprimidos disponíveis para dormir . No entanto, é importante não utilizar pílulas para dormir com muita freqüência. Com elas, o corpo torna-se dependente de medicação e você pode achar que é muito difícil parar de tomá-la. Você também pode precisar de doses cada vez maiores para conseguir o mesmo efeito desejado porque o seu corpo torna-se tolerante, e está pedindo uma dose mais elevada da substância que provoca o mesmo efeito. Você pode também sentir uma sensação de sonolência e letargia da manhã.

Dicas úteis para pessoas com insônia

  • Exercício muitas vezes ajudam a dormir, mas evite o exercício imediatamente antes de deitar.
  • Anote as preocupações no papel ao invés de se preocupar com eles enquanto tenta dormir.
  • Um banho morno antes de deitar pode ajudar.
  • Tente não comer muito antes de ir para a cama.
  • O álcool pode interromper o sono durante a noite, apesar de que uma pequena bebida pode ajudar a conciliar o primeiro sonho.
  • Cortar em bebidas que contenham cafeína (café, chá, cacau e colas), especialmente no final da tarde.
  • Verifique se você tem uma cama confortável. O quarto deve ser bem ventilado e fresco, scuro e o mais silencioso possível.
  • Não vá para a cama até você se sentir cansado.
  • Sexo antes de dormir pode tanto promover e dificultar o sono. Os homens podem dormir bem depois do sexo, enquanto muitas mulheres ficam acordadas.
  • Ler um livro até sentir sono. Sentar, ler o jornal, ouvir música e ir para a cama meia hora mais tarde, caso não consiga dormir..
  • Levantar todas as manhãs, ao mesmo tempo. Definir o alarme e sair da cama rapidamente, mesmo se for ficar acordado até tarde ou não puder dormir. Assim, no final do dia, provavelmente vai se sentir cansado e com sono apenas na hora certa. Se você fizer isso por um número suficiente de dias, será bem-sucedido em ajustar seu relógio interno e estará cansado quando você precisar do sono.
  • Durante viagens longas de ônibus ou avião, pode valer a pena tomar um comprimido para dormir, se você acha que tem problemas de sono. Esta pílula deve agir rápido e com um efeito de tempo limitado, cerca de cinco ou seis horas. De qualquer maneira deve ser o seu médico que irá prescrever a pílula para dormir que é melhor para você.

A maioria das pessoas pode vencer a insônia se seguir as orientações acima. Se você ainda não vê nenhuma solução para o problema, consulte o seu médico de família.

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Os especialistas falam sobre a Insônia

A insônia é um transtorno psiquiátrico muito comum na nossa população e frequente causa de procura ao psiquiatra. Ela pode ser de 3 tipos: inicial (quando se tem dificuldade em iniciar o sono), intermediária (com despertares noturnos) e final (quando acorda no meio da noite e não se consegue mais dormir). É muito comum a associação desses 3 tipos. Antes de dar um remédio para dormir, procuro sempre investigar a causa dessa insônia, desde uma anamnese completa aliada a solicitação de exames quando necessário. Também oriento sobre hábitos do sono que ajudam bastante a melhora da sua qualidade.
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

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São José dos Campos

Costumo tratar insonia como parte de um problema que esteja acontecendo com o paciente seja ele: depressão, ansiedade, transtornos psicóticos, stress relacionados a traumas. Na consulta há investigação de histórico pessoal e familiar completo, rotinas e condições de trabalho. Evito o uso de benzodiazepinicos que costumam aliviar os sintomas de insonia rapidamente, mas a longo prazo trazem dependencia e tolerancia (aumento da dose para obter o mesmo efeito), alem de prejuizos na memória. O tratamento da CAUSA da insonia é o alvo do tratamento.
Dra. Vivian Machado
Dra. Vivian Machado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

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Rio de Janeiro

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade para adormecer ou para permanecer dormindo que pode ocorrer de forma esporádica ou com frequência. As causas da insônia podem estar relacionadas ao estresse, ansiedade e até mesmo ao consumo excessivo de alimentos estimulantes, como o café. Outras causas comuns da insônia incluem alterações hormonais; depressão; uso de drogas ilícitas; uso prolongado de remédios para dormir; não ter bons hábitos de sono, como não respeitar o horário de dormir e acordar; mudanças contínuas de horários, como ocorre com profissionais que trabalham por turnos;doenças, como, por exemplo, a fibromialgia.
Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior
Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

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Campo Grande

Uma das maiores causas de procura ao consultório do Psiquiatra é a insônia. Para caracterizar insônia não importa apenas a redução da quantidade (horas dormidas), mas também da qualidade (a sensação de um sono reparador). Alguns medicamentos podem ser prescritos para casos em que, mesmo com uma higiene do sono relativamente adequada, perpetuam-se as queixas de insônia. São os indutores do sono e os ansiolíticos: medicamentos que devem ter um uso criterioso e assistido pelo Psiquiatra, já que possuem potencial de dependência quando mal utilizados.
Dr. Pedro Henrique Costa Meneses
Dr. Pedro Henrique Costa Meneses Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

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Vitoria

Trato Quadros de insônia de todos os tipos, seja dificuldade para iniciar, manter e sustentar o sono até o horário desejado. Não dormir bem implica em prejuízo funcional no dia seguinte, com dificuldade de atenção e concentração, fatigabilidade, sonolência diurna, cansaço, irritação e alterações no apetite .
Dra. Christina de Almeida
Dra. Christina de Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

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Curitiba

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Estas são as mais populares:

Todo medicamento neurologico ou psiquiatrico pode causar dependencia. Usa-lo de forma esporádica em caso de extremo cansaço e necessidade de dormir; Não é grave. No entanto, é necessário descobrir o que está deixando você inquieto? Que barulhos internos estão impedindo você de encontrar o silencio e a tranquilidade, fundamental para dormir sossegado. De onde vem a ansiedade, e como elaborar este sentimento que atrapalha o seu sono. Para encontrar estas respostas, sugiro que busque um profissional, psicanalista, ou psicólogo, Um abraço, Léa

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Dra. Léa Michaan Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

São Paulo

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Entre as medidas de higiene do sono podemos citar: avaliar as condições do quarto de dormir em relação a, por exemplo, ruídos, conforto, temperatura e organização; ter um horário regular para deitar e levantar; não permanecer na cama durante o dia; realização de exercícios físicos, evitando até 4 horas antes de deitar; não ingerir álcool; não ingerir estimulantes até 4 horas de antes de deitar como chá preto, café, bebidas a base de cola, cigarro; evitar ingerir líquidos em excesso antes de dormir.

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Dr. Leonardo Gazzi Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Porto Alegre

A menopausa é um momento na vida da mulher em que há importantes alterações hormonais que trazem consequências sociais e por sua vez emocionais. Esta mudança biológica faz com que a mulher tenha que repensar em si e muitas vezes criar um novo significado de si. São muitas as fantasias e medos que vem junto com a menopausa. Para além de pensar se a insônia é um sintoma da menopausa, seria importante que sua mãe passasse por acompanhamento psicológico para que passe pela menopausa emocionalmente mais tranquila, o que pode também, melhorar a qualidade do seu sono.

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Mariana Grassi do Nascimento Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

São Paulo

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Olá, querida! Sua dúvida é muito pertinente, pois muitas mulheres tem questionamentos como o seu. Não só o período menstrual mas todo o ciclo feminino é marcado por mudança hormonais, físicas, emocionais e psicológicas. Estudos mostram inclusive que essas mudança estão atreladas a aspectos evolutivos de sobrevivência e adaptação. Hoje parece absurdo pensarmos que essas mudanças, por vezes tão bruscas, podem trazer algo de útil, mas entender isso nos ajuda a encontrar um caminho de acolhimento e não de luta contra aquilo que é tão próprio do corpo feminino. Sem dúvidas sua questão com o sono pode estar sofrendo interferência do início de seu período menstrual, mas seria importante também você poder olhar para além disso, pois muitas vezes as preocupações excessivas ou a própria aceleração do dia a dia interferem no nosso ciclo de sono e, neste caso, a questão menstrual/hormonal pode ser apenas um intensificador. Mais importante com a causa é como isso impacta você. Cuide-se bem!

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Rafaelle Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

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