Como diferenciar apneia do sono de insônia ?

A Apneia do Sono é uma condição clínica na qual o indivíduo pode sofrer breves e repetidas interrupções da respiração durante o sono (apneias). Insônia é a dificuldade de iniciar o sono (chamada Insônia Inicial), a dificuldade de manter o sono (Insônia Intermediária) e acordar antes da hora e não conseguir mais pegar no sono (Insônia Terminal). Na realidade, há bem mais do que isso, mas acredito que você já pode ter uma ideia da diferença entre estas condições clínicas. Se estiver suspeitando que sofre de algumas destas manifestações acima citadas, converse com um Especialista!

Olá, um pode estar ligado a problemas físicos como obesidade e outros e o outra pode está ligado a questões emocionais, relacionais, vivenciais.

Apneia do sono tem a ver com respiração e interrupções dela durante o sono, o que pode ser bastante perigoso e também prejudicar a qualidade do sono. A insônia é a dificuldade em dormir ou pegar no sono, podendo ser em pegar no sono, manter o sono ou dormir um número de horas mínimas.

Sendo bem direto insônia é não ter sono e apnéia é ficar sem respirar durante um tempo. No caso da apnéia do sono, você dorme, porém devido ao ronco, fica alguns instantes, geralmente, repetidas vezes sem respirar, mas está dormindo.

Ver as 108 perguntas sobre Insônia

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Insônia?

Nossos especialistas responderam 108 perguntas sobre Insônia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.