Lesões do joelho: meniscos - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Lesões do joelho: meniscos

Informação sobre Lesões do joelho: meniscos

O que é uma lesão de menisco?

Os meniscos são duas almofadas de borracha, formados por uma substância chamada fibrocartilagem, que estão localizados entre a cartilagem do osso fêmur e tíbia. O menisco localizado fora é chamado de menisco lateral e medial do menisco medial ou da mão.

Sua função é amortecer o choque  e aumentar a consistência da cartilagem, uma vez que a forma da cartilagem tibial não corresponder exatamente à do fêmur. Isto irá distribuir o ônus e de forma mais eficaz e estabiliza o joelho.

Os meniscos são arrancados quando o joelho sofre uma guinada violenta, geralmente porque o corpo se move em relação à perna fixa: os fechamentos de esqui, a entrada de um adversário no futebol, um grande salto a partir de uma posição de cócoras, e assim por diante.

De todos os esportes, o futebol é o esporte que mais causa o rasgo meniscal.

Quais são os sintomas de um rompimento do menisco?

  • No momento da ruptura o paciente sente uma dor aguda.
  • Nas horas seguintes o joelho pode produzir mais líquido articular (derrame), mas é muito importante.
  • O sintoma clássico e típico é o bloqueio do joelho: O paciente não pode esticar completamente. Esta situação sugere que a parte rasgada do menisco moveu em direção ao centro do joelho e dificulta seu movimento. A obstrução geralmente desaparece quando o paciente move o joelho, observando (e muitas vezes) ouve  um clique.
  • É na maioria das vezes uma dor no lado do joelho para o rompimento do menisco, quando o paciente se revezam no joelho.

  Quando o médico suspeita de um rompimento do menisco?

Você deve executar uma varredura completa de ambos os joelhos para comparar os resultados e descartar outras lesões associadas.

Para detectar lesão meniscal específica, o médico sente a área do joelho correspondente ao menisco (a chamada linha comum) e em seguida, executa o teste meniscal: flexiona o joelho, aplicar pressão e girar a perna:

  • A perna se volta para dentro e se machucar a parte externa do joelho, o menisco pode ser quebrado.
  • A perna é girada para fora e se ferir o interior do joelho: o menisco medial pode ser quebrado.

Que outras lesões devem ser descartadas?

  • Dor na linha articular pode produzir uma lesão no ligamento colateral ou  cartilagem vizinha.
  • O vazamento também aparece em lesões de ligamentos e cartilagens.
  • Bloqueio de lesão no joelho podem aparecer corpos livres de cartilagem que são incorporados no conjunto, ou lesões movendo que cruzam uma extremidade quebrada dele.
  • Quando a cartilagem da patela é alterada, o joelho pode experimentar espasmos musculares que trava: o pseudobloqueo.

Todas estas lesões podem também estar associados a lesões meniscais.

Que testes são frequentemente pedidos?

Radiografias do joelho

Para descartar uma fratura associada. Os meniscos não são vistos nas radiografias, nem ligamentos ou cartilagem.

Ressonância magnética nuclear

Detecta ruptura meniscal, enquanto mostra a lesão do menisco medial do externo.

Como você recebe o diagnóstico?

Normalmente, o médico explica o mecanismo de lesão (ou seja, como eles fizeram) e a varredura é feita do joelho. Em caso de dúvida, solicitar uma ressonância magnética. Se a dúvida persistir artroscopia do joelho recomendado.

Como é tratada?

O tratamento inicial baseia-se em quatro medidas:

  • Compressas Locais Fria, observado o prazo de 72 horas. Ele usa o saco típico de cubos de gelo ou bloco frio (saco selado com um gel dentro que é resfriado na geladeira), e na ausência destes meios pode servir a um saco de ervilhas congeladas ou outros vegetal. Nunca em contato direto com a pele para evitar queimaduras. É usual manter cerca de 20 minutos a cada hora de tomar cuidado para não exceder três horas no total por dia.
  • Descanse pelo menos 24 a 48 horas, para evitar o agravamento da lesão.
  • Bandagem de compressão elástica, não rígida, para não cortar a circulação do sangue
  • Elevação do membro durante vários dias. Se o paciente está deitado, coloque um travesseiro sob a perna de modo que o pé esteja mais alto que o coração. Se o paciente sente, apoio das pernas em uma cadeira.

Um bloqueio no joelho deve ser tratado por artroscopia, o que permite que você retorne o fragmento ao seu lugar e avalie se deve ser removida.

O resto de lesões meniscais são geralmente tratados com um programa de exercícios que fortalece os músculos.

Se a dor persistir ou bloqueios são artroscopia comum deve ser feito.

Artroscopia

  • As rupturas mais periféricas curam melhor porque vai mais sangue para a área. Portanto, é geralmente reparados por sutura do menisco, especialmente em pacientes mais jovens.
  • As quebras mais importantes que afectam a área do menisco que não recebe sangue, não cicatrizam: Você deve remover o fragmento.

Se o menisco é retirado, o paciente pode apoiar o mesmo dia do membro e andar sem muletas, fazendo exercícios, força muscular e mobilidade do joelho. Entre 5 e 6 semanas mais tarde você pode voltar ao trabalho ou esporte.

Se o menisco é suturado (por costura ou por meio de clips especiais) um dos padrões de tratamento após a operação é a seguinte:

  • Muitas vezes,  imobiliza-se o joelho em ligeira flexão durante cerca de três semanas.
  • Em seguida, ele começa a se mover e começa com muletas de apoio progressiva da quarta para a oitava semana.
  • Pelo quinto mês, funcionamento contínuo e no nono mês pode retornar ao esporte.

Como viver com uma lesão de menisco?

Isso depende de se é ou não foi removido fragmento do menisco rasgado:

  • Um rompimento do menisco não  operado, se não causar dor ou falhas freqüentes, é muito improvável a progredir até  a osteodistrofia.
  • Se as fragmento foi removido, o risco é que a cartilagem fique fina e trata-se de osteoartrite.

Possui uma dúvida concreta sobre Lesões do joelho: meniscos? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Lesões do joelho: meniscos

Os meniscos são estruturas cartilaginosas, de consistência emborrachada, que estão presentes dentro da junta do joelho e que ficam entre as extremidades dos dois ossos que formam o joelho (o fêmur e a tíbia). Os meniscos funcionam como "amortecedores", ajudando na absorção dos impactos gerados quando sustentamos o nosso peso, quando andamos e corremos. Ajuda também na lubrificação da junta. Existem dois tipos comuns de lesão: a traumática, muito comum nas torções do joelho de esportistas, e a degenerativa, comum em pessoas de mais idade (acima de 60 anos). Nem toda lesão de menisco é de tratamento cirúrgico. Através do exame clínico e de exames de imagem, conseguimos definir o melhor tratamento.
Dr. Marco Tulio Lopes Caldas
Dr. Marco Tulio Lopes Caldas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Belo Horizonte

Existe para cada situação de lesão meniscal uma indicação precisa que vai desde um tratamento conservador com fisioterapia a cirúrgico onde preconizamos sempre tentar salvar o menisco, buscando assim manter a função do joelho da melhor forma possível. Com a suspeita de lesão é imprescindível a solicitação de uma ressonância do joelho para avaliar qual tratamento mais apropriado.
Dr. Leonardo Monteiro
Dr. Leonardo Monteiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Recife

A cirurgia de meniscectomia videoartroscópica é de longe o procedimento cirúrgico mais comum ao nível do joelho. Ela apresenta baixo índice de complicações e rápida recuperação.Atualmente quando se indica tratamento cirúrgico para uma lesão meniscal primeiramente se observa se é passível de sutura, caso não seja possível se preserva o máximo possível. O tratamento depende do tipo da lesão, sua extensão e a correlação com os sintomas. As lesões pequenas (<1,5cm) e agudas tendem a cicatrizar sem cirurgia. Aquelas que não causem travamento, dor importante ou derrame articular de repetição e as que ocorrem no menisco lateral são preferidas ser tratadas de forma conservadora.
Dr. Ulbiramar Correia Da Silva Filho
Dr. Ulbiramar Correia Da Silva Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Goiânia

O menisco é uma lâmina fibrocartilaginosa localizada no joelho, que contribui para a biomecânica normal de sua articulação ao lubrificar, estabilizar e absorver choques, entre outras funções. Na verdade, existem dois meniscos: um interno (medial) e um externo (lateral), que podem romper de diversos modos em lesões esportivas ou relacionadas a outras causas. Essas estruturas protegem os joelhos em caso de impacto direto. Por isso, lesões que a atingem são mais relacionadas a atletas, principalmente de esportes de contato, mas podem surgir também em virtude de vários outros fatores. Os sintomas de lesões nessas estruturas se caracterizam principalmente pela dor aguda e inchaço no joelho.
Dr. Ronald Bispo Barreto
Dr. Ronald Bispo Barreto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Aracaju

Os meniscos são fibrocartilagens, com o formato de meia-lua, que estão localizados entre o fêmur e a tíbia. Nós temos dois meniscos no joelho. Eles funcionam como amortecedores da articulação. Os meniscos podem sofrer os mais diversos tipos de lesão. Lesões pequenas, que não comprometem a estrutura meniscal, podem ser tratadas de forma conservadora, com medicamentos, repouso e fisioterapia. Mas as lesões grandes, que comprometem a estrutura meniscal, precisam de reparo cirúrgico. As cirurgias de menisco são feitas por artroscopia ( cirurgia por vídeo ). O exame de ressonância magnética é fundamental para se analisar as características de uma lesão meniscal e indicar o tratamento.
Dr. Adriano Karpstein
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Curitiba

Ver mais

Tem perguntas sobre Lesões do joelho: meniscos?

Nossos especialistas responderam 157 perguntas sobre Lesões do joelho: meniscos.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O Sr. (a) uma lesão de uma estrutura importante do joelho. Seu caso deve ser analisado por um cirurgião de joelho competente e as opções de tratamento e reabilitação. O retorno ao esporte é uma possibilidade bem provável.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 92
  • 29
  • 184
Victor Magalhães Callado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Se o tratamento conservador não funcionou, pode ser necessário o tratamento por artroscopia. O ácido hialurônico é indicado para lesões da cartilagem ( artrose ) e não serve para tratamento de lesões meniscais.

  • Obrigado 4
  • 1 especialista está de acordo
  • 1731
  • 444
  • 4383
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Significa que seu menisco estes rompido e tem um fragmento deslocado.

  • 1731
  • 444
  • 4383
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Consulte um ortopedista especialista em joelho. Você precisará fazer o exame de ressonância magnética dos joelhos.

  • 1731
  • 444
  • 4383
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Ver as 157 perguntas sobre Lesões do joelho: meniscos