o que é melasma?

Pergunta sobre Melanose

o que é melasma?

O melasma, muitas vezes confundido com uma simples manchinha, é a presença de manchas marrons ou marrom-acinzentadas, habitualmente nos dois lados da face, especialmente nas bochechas, lábio superior, nariz fronte ou queixo. Ele é causado pela produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Esta doença de pele, considerada comum, principalmente em mulheres, visto que os homens raramente desenvolvem melasmas. Estima-se que até 75% das gestantes e até 35% das mulheres em tratamento com contraceptivos orais são afetadas pela doença. Embora qualquer pessoa possa ter melasma, ela é comum em indivíduos com pele morena. Além disso, ele pode ser leve, moderado ou grave, dependendo de quanto sua face é afetada e quão intensa é a pigmentação. Para o tratamento desta doença é fundamental a consulta a um médico dermatologista. Cuide sempre da saúde de sua pele.

O melasma não tem sua causa completamente esclarecida mas certamente estão envolvidos fatores genéticos, hormonais (o uso de contraceptivos e a gravidez favorecem seu surgimento) e a exposição solar. Causa manchas escuras na pele de difícil tratamento. Para tratá-lo usamos medicações em casa, peelings, laser e microagulhamento. O melhor tratamento para cada caso depende de avaliação por um dermatologista.

Olá! O melasma é uma mancha acastanhada, marrom, que surge principalmente no rosto. Ela tem basicamente 3 fatores que provocam seu surgimento. São eles:
1. Fatores genéticos, os quais justificam sua ocorrência em membros da mesma família;
2. Fatores hormonais. O melasma é muito mais comum em mulheres usuárias de pílulas anticoncepcionais e gestantes, mas também acomete homens;
3. Exposição solar, que é, sem dúvida, o principal fator causador e agravante do melasma. A radiação que provoca as manchas não é apenas a que estamos expostos quando vamos à praia. Por esse motivo, uma fotoproteção ampla, abrangendo os diversos comprimentos de onda das radiações solares, é imprescindível.
Espero ter ajudado!

Ver as 6 perguntas sobre Melanose

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Melanose?

Nossos especialistas responderam 6 perguntas sobre Melanose.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.